Home / Animais / Pelicano Come Pombo? Come Gato? Come Peixe?

Pelicano Come Pombo? Come Gato? Come Peixe?

Os pelicanos são aves marinhas bastante caracterizadas por possuírem um longo bico que é acompanhado por uma bolsa, essa bolsa é usada para armazenar presas que podem servir mais tarde de alimento para eles mesmos ou para os seus filhotes e ela também serve para drenar a água que contém nas presas antes que as mesmas sejam engolidas.

Nesse texto nós vamos falar um pouco mais sobre o pelicano, vamos citar suas principais características, a variedade de cor que suas penas podem possuir, sua distribuição geográfica, iremos falar também sobre a alimentação desse animal e sobre a reprodução, como ocorre e quando tempo demora até nascer um filhotinho de pelicano.

Características Gerais do Pelicano: Cores das Penas, Tamanho e Peso

A grande maioria das espécies existentes de pelicanos possui uma pelagem de cor branca, porém há algumas espécies que possuem uma variedade de cor, sendo essa uma variedade de tonalidades formada por penas que podem possuir um tom mais acinzentado, mais castanho ou mais para o preto também.

Os pelicanos filhotes possuem penas mais escuras que as dos pelicanos adultos, quando eles são recém-nascidos ele não possuem penas, apenas são cobertos pela pele de tonalidade rosa, conforme vão crescendo a pele adquire um tom mais acinzentado e começa a crescer as penas. Os pelicanos são aves que possuem línguas muito pequenas, porém esse fato não os atrapalha em nada na hora de engolirem seus alimentos.

Pelicano Características

Eles também possuem um pescoço bem longo e uma perna bem curta, pés relativamente grandes e seus dedos são todos interligados através de uma membrana. Possui também uma cauda curta e com formado mais quadricular e as suas assas são realmente formadas para que seja realizados voos altos, pois elas são longas e bastante largas. Os machos são geralmente maiores que as fêmeas.

O pelicano pardo é considerado a menor espécie desse animal, possuindo como peso máximo apenas 2,75 quilos e como tamanho máximo 1,06 metros de comprimento. E provavelmente a maior espécie desse animal é o pelicano crespo, uma espécie que pode possuir um peso que ultrapassa 15 quilos e um tamanho maior que 1,83 metros de comprimento. Já a espécie de pelicano que possui o maior bico é o pelicano australiano que possui um bico que pode passar de 5 metros de comprimento.

Alimentação dos Pelicanos: O Que Eles Mais Gostam de Comer?

A alimentação dos pelicanos pode ser bastante variada dependendo da espécie, mas em geral, a dieta alimentar deles possui como base várias espécies de peixes, mas além de vários tipos de peixes, os pelicanos também se alimentam bastante de tartarugas, outros tipos de aves, de crustáceos, alguns insetos e de anfíbios. O tamanho da presa que os pelicanos vão caçar e depois vão ingerir varia bastante de acordo com a espécie ao qual ele pertence e também da localização onde ele se encontra.

A técnica que a maioria das espécies desse animal usa para se alimentar é a de encher as bolsas com vários peixes pequenos, depois eles sobem até a superfície para conseguirem drenar a água que se encontra no alimento e ai eles comem. Porém essa operação demora cerca de um minuto, o que já é considerado tempo suficiente para que outras aves cheguem e roubem o alimento que o pelicano acabou de caçar.

Do mesmo modo que outras aves conseguem roubar o alimento dos pelicanos, eles também roubam o alimento de outras aves. Quando esse animal vai caçar um peixe grande, ele pega a presa com a ponta de seu bico, a joga para cima e abre sua boca para que o peixe vá direto para a garganta.

Em Londres, ocorreu um caso em que um pelicano foi visto comendo pombos, esse que pertencia à espécie de pelicanos comuns, depois desse ocorrido, alguns pesquisadores chegaram a uma prevê conclusão de que isto poderia ocorrer com os pelicanos que vivem em um ambiente de cativeiro, semiurbano ou que possui contato com os seres humanos.

Habitat dos Pelicanos, Comportamento e Estado de Preservação

Os pelicanos são animais que possuem uma distribuição geográfica considerada irregular, eles podem ser encontrados em todos os continentes exceto no da Antártida. Eles habitam especialmente regiões de clima temperado, mas durante o ano podem acabar migrando para outros lugares. Eles possuem o costume de viverem mais nas águas costeiras e interiores, onde a oferta alimentar costuma ser maior, eles migram sempre em grupos e na hora da alimentação eles podem tanto ir caçar sozinhos quanto ir em grupos, depende muito da espécie e do modo de vida que eles levam.

A relação que ocorre entre este animal e os seres humanos tem se tornado cada vez pior e isso está ocorrendo por conta da pesca atrás de pelicanos ter aumentado, eles estavam sendo pescados e caçados para a pesca comercial e recreativa também. Outros fatores que contribuíram para a população dos pelicanos diminuírem foi a destruição de seus habitats naturais e a poluição ambiental.

Reprodução dos Pelicanos

Durante o período de reprodução, os casais de pelicanos vão construir ninhos bem próximos aos rios e mares. Os ovos serão encubados depois de uns 29 a 36 dias, a cada gestação a fêmea bota de 1 a 3 ovos, ou seja, uma média de 2 ovos por gestação. Os pais dos filhotes vão alimentar eles até eles completarem cerca de quatro meses de vida. Os filhotes vão começar a voar depois de uma média de 65 a 75 dias de vida, dentro dessa média também está quando eles vão começar a possuir uma pelagem, geralmente da cor marrom. Os pelicanos são animais que atingem a maturidade sexual entre os seus 3 ou 4 anos de idade.

Algumas espécies de pelicanos durante a época da reprodução adquiriram uma nova cor para suas bolsas, por exemplo, o pelicano pardo fica com a sua bolsa na tonalidade vermelha enquanto os ovos ainda não foram botados, depois que os ovos são botados a sua bolsa volta a possuir a tonalidade amarela de antes. Já o pelicano peruano fica com a sua bolsa no tom de azul durante a época de reprodução. Essas tonalidades diferentes encontradas nas bolsas dos pelicanos variam de espécie para espécie.

Quer saber mais sobre os pelicanos e sobre as suas espécies? Através desse link você vai ler mais um de nossos textos, esse que vai falar sobre a espécie de pelicano crespo, considerado o maior de todos, acesse e confira: http://Pelicano-Crespo: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Veja também

Cachorro Terra Nova

Tudo Sobre a Raça Terra Nova: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça de cachorro bem bacana e incrível, é a raça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.