Home / Animais / Tudo Sobre a Mosca: Características, Nome Científico e Fotos 

Tudo Sobre a Mosca: Características, Nome Científico e Fotos 

As moscas domésticas (Musca domestica), tipo mais comum de encontramos, pertencem à ordem Diptera, na qual também estão reunidos outros insetos, como: borrachudos, moscas-da-fruta, pernilongos, varejeiras, mutucas, e muito mais… Existem em torno de 120.000 espécies diferentes nessa ordem, que se dividem em mais de cem famílias ao todo.

No post de hoje, vamos aprender tudo sobre a mosca, características, nome científico e fotos. Continue lendo.

Características das Moscas

Esses insetos possuem somente um par de asas membranosas, que correspondem às suas asas anteriores. É fácil reconhecer uma mosca pela sua cabeça, que se encontra móvel e se destaque diante do seu corpo. Possui dois olhos grandes e facetados. Em algumas moscas, o aparelho bucal é do tipo de um picador. Enquanto que em outras, ele tem a capacidade de absorver líquidos, ou seja, o seu aparelho bucal é em forma de sugador.

As moscas são mais ativas durante o dia. Enquanto que, durante a noite, elas repousam. São alguns dos insetos mais comuns que existem. E estão presentes na maior parte dos climas do planeta. Ao pousar nos alimentos, elas podem contaminá-los, propagando uma série de doenças.

As moscas podem medir entre 5 e 8 mm de comprimento. Esses insetos possuem a cor cinzenta na região do tórax, e 4 linhas longitudinais em seu dorso. E apresenta um tom amarelado na parte inferior do abdômen. O seu corpo possui pelos longos.

Os seus olhos compostos possuem um tom avermelhado. As moscas fêmeas apresentam um comprimento um pouco maior do que os machos. E entre os seus olhos, elas também possuem um espaçamento maior. Esses insetos contam com duas asas funcionais, com um outro par que ajuda a estabilizar o voo.

Ciclo de Vida das Moscas

Durante o ciclo de vida, as moscas passam por metamorfose. O que significa que o seu corpo passa por várias mudanças, tanto na forma quanto na estrutura, até chegar à fase adulta. E essas mudanças incluem desde o crescimento em si das moscas, às transformações que acontecem desde o estado juvenil, até a fase adulta do inseto.

A metamorfose desses insetos é completa. Ou seja, eles passam, basicamente, por 4 fases. São elas: ovo, larva, pupa e a fase adulta. Na fase de larvas, são totalmente diferentes das moscas em fase adulta. O ciclo de vida delas dura em torno de 30 dias. A reprodução das moscas é assexuada.

Cada mosca fêmea tem a capacidade de colocar 8.000 ovos na cor branca, medindo em torno de 1,2 mm de comprimento cada. As larvas eclodem cerca de 24 horas após ter acontecido a postura. O alimento, nessa fase, são os restos orgânicos com bastante nutrientes. As larvas apresentam um tom pálido, e medem entre 3 e 9 mm de comprimento. Não têm patas, são fusiformes e apresentam boca terminal.

Se a alimentação que as larvas receberem for suficiente, elas se transformarão em pupas, passando a apresentar uma coloração variando entre o castanho e o vermelho, e medindo em torno de 8 mm. Assim que a metamorfose termina, o inseto adulto consegue romper a pupa em um dos seus extremos, por meio de um corte circular. A mosca então emerge e sai voando à procura de outra mosca, no intuito de acasalar e finalizar o ciclo vital. As moscas adultas podem ter uma vida mais longa em laboratório.

Convivência Entre Humanos e Moscas

As moscas conseguem conviver com os humanos facilmente. Porém, as moscas-domésticas podem transmitir diversas doenças para as pessoas, ao contaminarem os seus alimentos. A contaminação pode acontecer de duas formas diferentes: pelo contato das patas do inseto, e por meio do seu aparelho bucal, em especial por meio dos fluidos gástricos e também dos restos alimentares que elas haviam ingerido e que, antes de comerem, elas regurgitam sobre os alimentos.

As moscas são consideradas como algumas das piores pragas domésticas que existem. E o pior é que algumas espécies são imunes aos inseticidas.

A melhor forma de eliminar ou manter esses insetos afastados de casa por algum tempo, é contratando uma empresa especializada. Há também alguns métodos caseiros que podem ajudar, mas não são tão eficientes.

A larva da mosca contribui muito com a medicina legal, e também é útil na pesca. Através do estado de desenvolvimento de uma larva, é possível determinar o tempo que se passou desde que uma pessoa morreu, pois ela se alimenta somente de alimentos podres e de carne morta.

Tipos de Moscas

Abaixo, listamos quatro dos principais tipos de moscas que existem, e as suas principais características. Confira!

  • Mosca Varejeira (Dermatobia hominis)

Também conhecida como mosca berneira, pois ela deposita os seus ovos em ferimentos dos seus hospedeiros. Uma curiosidade sobre essas moscas é que aquelas que se encontram na fase adulta, não se alimentam. Somente as larvas se alimentam, para se desenvolverem.

  • Mosca Doméstica (Musca domestica)

Uma das moscas mais comuns de se encontrar. Pode transmitir várias doenças, como cólera, tuberculose, febre tifoide, e várias doenças parasitárias. É atraída por muitos odores. E tem a capacidade de voar entre 1000 e 3000 metros dentro de um período de 24 horas.

  • Mosca dos Estábulos (Stomoxys calcitrans)

Essa espécie de mosca provoca muitos danos a fazendas de gado ao redor do país. Por causa do estresse causado por essa mosca, é comum a produção de leite sofrer uma queda de 50%, causando prejuízos anuais muito elevados. Essa mosca se alimenta de sangue de animais, provocando feridas e doenças que podem até matar o animal. Essas moscas gostam muito de cultura de cana-de-açúcar para se proliferar.

  • Mosca da Banana (Drosophila melanogaster)

Esses insetos, também conhecidos como moscas-do-vinagre, podem ser encontrados em zonas temperadas e tropicais. O seu alimento são os levedos, que se formam devido à decomposição de frutas. Durante a sua vida, podem gerar em torno de 200 ovos. Vivem, em média, 12 dias.

A principal fonte de nutrientes para essas moscas são fungos e bactérias, de onde elas retiram os açúcares que necessitam para sobreviver. Para se desenvolverem por completo, as moscas fêmeas dessa espécie precisam de um nível elevado de levedo e de açúcar.

Conhecer o tipo de mosca é fundamental para encontrar a melhor forma de combatê-la.

Veja também

Mico Leão Dourado

Quais São os Animais Brasileiros?

Que a nossa fauna é rica e diversa todos nós já sabemos né? Mas muita …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.