Home / Animais / Quanto Tempo de Vida Pode Ter um Cachorro Com Cinomose?

Quanto Tempo de Vida Pode Ter um Cachorro Com Cinomose?

Para começarmos a falar desse assunto, precisamos entender primeiro que é essa doença tão temida por nós.

A cinomose é causada por um vírus que acomete os cães e possui caráter extremamente contagioso. É uma doença com transmissão muito fácil e muito rápida, mas não contamina os gatos. O alvo costuma ser cães não vacinados, especialmente filhotes por ainda não estarem com a vacinação completa.  Também os cães que não recebem anualmente a dose de reforço  V8,V10,V11, V12.

Diarreia é um dos primeiros sintomas bem comuns no início da infecção, já que o sistema digestivo do animal é o primeiro a ser atacado pelo vírus. Com o passar do tempo o vírus começa a atacar o sistema respiratório do cachorro, nessa fase é possível notar na face do animal alguma secreção amarela nos olhos e escorrendo pelo nariz.

Com o avanço da doença o vírus vai atacar o sistema nervoso central do animal, alguns sintomas mais graves podem ser notados como tremedeiras, andar de forma desorientada, crises convulsivas.

Sintomas da Cinomose

Cachorro Doente
Cachorro Doente

Podemos citar como alguns sintomas a perda de apetite do animal, febre, paralisia, perda de coordenação, vômito, diarreia, secreções purulentas na face, entre outras. 

Cuidados

Um animal com cinomose vai expelir o vírus através das fezes, da urina, do pus que sai do nariz e do olho durante o período de até noventas dias depois do contato. Fique de olho e não permita que um animal contaminado tenha contato com outros animais saudáveis.

Como Um Animal Se Contamina Com Cinomose

Um cão pode se contaminar com cinomose de diversas formas, basta apenas estar em contato com o vírus.

É muito comum que a contaminação ocorra através do contato com fezes e urina de um animal infectado. Outro fator importante é que os objetos pertencentes a animais doentes também são fonte de infecção, como comedouros, alimentos, cobertas, cama. Os animais que mais têm risco de infecção são os com o sistema imunológico mais frágil, como é o caso de filhotes e cães idosos.

Para ter ideia de como é um vírus altamente contagioso não é necessário que esse contato com secreções seja direto. Um simples passeio por lugares onde passou um animal contaminado é suficiente. O vírus pode ter sido eliminado no caminho, seja na rua, praças e parques.

Remédio Para Cinomose

Cachorro no Veterinário
Cachorro no Veterinário

Infelizmente até hoje não existe um medicamento capaz de acabar com a cinomose de uma vez por todas. Nesse caso, a conduta adotada pelo médico veterinário é de tratar os sintomas do animal.

Alguns medicamentos como antibióticos e anti térmicos são utilizados para tratar as infecções que possam acometer o sistema respiratório e digestivo. Para tratar os brônquios podem ser utilizados expectorantes. Remédios para enjoos também podem ser uma opção.

A aplicação de soro ajuda a resolver a desidratação que acontece devido a diarreia.

Quando o sistema nervoso é afetado podem ser ministrados remédios que ajudam a tratar convulsões.

Suplementos alimentares podem ajudar a repor as vitaminas perdidas, algumas terapias como acupuntura podem ser eficientes a fim de melhorar o sistema imunológico para ajudar a combater o vírus.

Quando o cachorro chega no estágio em que seus sistema nervoso sofre comprometimento a resposta do corpo será tremedeira muscular, crises convulsivas e isso pode se arrastar por toda a vida do animal mesmo que o vírus não exista mais no corpo.

Esse animal carregará pelo resto da vida as sequelas de doenças, e deverá recorrer a alguns tratamentos para tentar se reabilitar como fisioterapia e também acupuntura, além de remédios para controlar crises convulsivas.

Como Diagnosticar a Cinomose

Cachorro com Termômetro na Boca
Cachorro com Termômetro na Boca

Somente um médico veterinário conseguirá atender e identificar os sintomas que possam levantar suspeita da doença, dessa forma solicitando exames que confirmem ou não a doença.

Como citamos acima alguns sintomas clínicos podem ser encontrados em uma consulta rotineira, assim ele vai solicitar um exame laboratorial como o PCR ou uma radiografia que vai encontrar a presença do vírus.

Assim que a doença for confirmada, o veterinário identifica o estágio e indicará a melhor conduta a ser seguida, oferecendo medicamentos e tratamentos que melhorem a qualidade de vida do cão.

Qual a Prevenção da Cinomose nos Cães

Como já dizia o antigo ditado de que é melhor prevenir do que remediar vamos conferir algumas dicas importantes de prevenção da cinomose.

A prevenção top 1 ainda continua sendo a vacina, por esse motivo mantenha a vacina do seu pet sempre em dia. As vacinas V8,V10  V11 contemplam a prevenção da cinomose. Falando nos filhotes, eles precisam de 3 a 4 doses dessa vacina a começar assim que completar 45 dias, o intervalo que deve ser respeitado é o de 21 a 30 dias entre elas. Somente depois de se vacinar com todas as doses recomendadas seu pet estará protegido, com o sistema imunológico fortalecido os passeios são liberados.

De Quanto Tempo é Necessário Para o Cachorro Se Recuperar da Cinomose?

Estudos apontam que depois de 14 dias de acometido pelo vírus os animais devidamente protegidos pela vacina serão capazes de se livrar totalmente do vírus e qualquer sintomas que ele tenha sentido desaparecerá.

Quanto Tempo de Vida Pode Ter um Cachorro com Cinomose

Quando o cachorro não está vacinado ou está com baixa imunidade é possível que a infecção dure por mais tempo que o previsto, isso pode se arrastar por 2 ou 3 meses.

Como já afirmamos acima, infelizmente ainda não existe um tratamento ou remédio eficaz contra essa doença. O que acontece é um tratamento dos sintomas para evitar o sofrimento do animal, uma outra função do tratamento dos sintomas é que ele ajuda o corpo do cão a ter mais chances de tentar combater o vírus, visto que a doença debilita muito o organismo. Infelizmente ainda com todo esforço despendido a chance do animal sobreviver é bem baixa, cerca de apenas 15%.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.