Home / Animais / Por que os Gambás e os Cangurus são chamados de Marsupiais?

Por que os Gambás e os Cangurus são chamados de Marsupiais?

Já ouviu falar no termo Marsupiais?

Mesmo que não tenha ouvido especificamente esse termo, talvez você se familiarize com algum animal marsupial, ou até já tenha visto um! Vamos descobrir!

O Marsúpio

Para conhecer os animais marsupiais, vamos primeiro entender o que é marsúpio.
O que é: Se trata de uma “bolsa”na região abdominal das fêmeas.
Para que serve: Responsável por finalizar o desenvolvimento dos filhotes depois de suas curtas gestações.
O marsúpio também carrega, alimenta e protege o embrião até tornar-se um filhote.

Como funciona: Após o término da gestação não nasce um filhote, mas sim um embrião. Assim que o parto acontece, ele já se posiciona dentro do marsúpio, por instinto. Em algumas espécies, a boca se fixa ao mamilo durante o período correto, fornecendo amamentação sem interrupções até que o desenvolvimento esteja completo.

Os embriões sabem que devem procurar pela proteção e mamilos de sua mãe. Ficam no marsúpio até estarem prontos para se protegerem e se alimentarem sozinhos. Isso pode levar meses. Em alguns casos, o filhote continua dentro do marsúpio, ou saindo e voltando, até a total independência.

Essas características os tornam diferentes dos mamíferos comuns, que são amamentados e alimentados fora de qualquer bolsa, e desde cedo já são impulsionados a viverem livres e independentes. Portanto, os animais nessas condições diferenciadas, são chamados de marsupiais.

O sistema reprodutor de alguns desses animais, também pode ser muito diferente dos outros mamíferos. As fêmeas cangurus, por exemplo, têm duas vaginas e dois úteros! Por conta disso os machos têm o pênis bifurcado (como uma ramificação).

Portanto todo o processo de desenvolvimento é feito fora do útero, com muito cuidado e proteção. Como se fosse uma extensão. O gambá e o canguru são exemplos conhecidos desse tipo de animal. Por isso são chamados marsupiais. Vamos conhecer melhor?

Por Que O Gambá É Chamado De Marsupial

O gambá é um dos marsupiais mais populares aqui no Brasil. É muito confundido com ratos, tatus ou ratazanas, pois seu corpo é alongado como o desses animais. Possui cauda, garras e é onívoro, ou seja, ele come de tudo!

Ele pode ser encontrado em fazendas, chácaras, centros urbanos e pode até entrar na casa de alguém! Mas raramente interagem com o homem. Muitas vezes eles são atropelados e atacados. Se achar algum por aí, sempre procure as autoridades.

Seu turno é de noite, assim que começa a escurecer ele sai para caçar. Uma caça muito simples considerando que come raízes, sementes, ovos, insetos, etc.

A característica mais conhecida do gambá é o mal cheiro. Sempre que se sente ameaçado seu corpo libera odores para afugentar quem o ataca. Além dessa técnica, ele pode se fingir de morto para que o predador se distancie.

Por ser um marsupial, ao nascerem, são ainda embriões, que se deslocam até o marsúpio, onde receberão nutrientes para se desenvolver.

Ainda assim, quando já estão bem desenvolvidos são transportados pela mãe por alguns anos, até a total independência.

Por Que O Canguru É Chamado De Marsupial

Canguru Com o Filhote na Bolsa
Canguru Com o Filhote na Bolsa

O canguru também é um animal muito popular, porém, no Brasil, só é encontrado em zoológicos. Não há espécies nativas daqui. A maioria das espécies de cangurus é nativa da Austrália, além de ser símbolo do país. Poucas espécies são ocidentais. Mesmo assim o canguru é muito popular. Há muito objetos que levam seu nome por ter características semelhantes ao marsúpio. (blusa canguru / bolsa canguru)

Patas traseiras grandes e dianteiras pequenas. O Canguru se locomove em saltos e utiliza sua calda para se equilibrar ou como suporte para pequenos movimentos. Seu corpo é extremamente característico. É possível reconhecer de longe.

Eles são herbívoros, ou seja, comem muitos tipos de plantas e até fungos. Seu sistema digestivo é um pouco complicado, assim como a vaca, regurgitam e engolem a alimentação algumas vezes para facilitar a digestão.

A principal ameaça do canguru é o homem. Todas as espécies, principalmente o canguru-vermelho, são caçadas por sua carne e sua pele. Além disso, são ameaçados em períodos de secas. É quando precisam migrar para lugares de chuvas recorrentes.

As fêmeas cangurus obtém uma bolsa na região frontal. O marsúpio. Essa bolsa é responsável pelo desenvolvimento do embrião após o parto. Ele se locomove escalando até o marsúpio, onde encontra mamilos com os nutrientes adequados.

Características e Curiosidades

O marsúpio é a principal característica. A famosa “bolsa de canguru” é muito popular.  Porém, ser um animal marsupial, traz outras singularidades nesses mamíferos, olha só:

  • A gestação é rápida comparada a de outros mamíferos. Leva de 15 a 35 dias. O filhote nasce não muito desenvolvido. Assim que nasce se desloca ao marsúpio para completar seu desenvolvimento.
  • Podem ser encontrados em muitas partes do mundo. O canguru é um animal típico da Austrália. Gambás podem ser encontrados em várias partes do Brasil.
  • Gambás são imunes a venenos poderosos. Para atingi-lo é necessária uma dose 4 mil vezes maior do que o necessário para atingir um animal de 500kg. Isso possibilita que eles comam animais venenosos.
  • Enquanto um filhote se desenvolve no marsúpio de um canguru fêmea, outro pode estar no útero, adormecido e esperando seu momento de desenvolver.
  • Enquanto o marsúpio não é utilizado é liberada uma secreção cinza. Antes da chegada dos embriões, durante a gestação, a fêmea canguru prepara e limpa a bolsa.
  • O gambá pode controlar pragas. Ele pode comer até 4000 carrapatos em um dia.
  • Qualquer das espécies, mesmo carregando o filhote no marsúpio, a mãe se movimenta tranquilamente, sem muita dificuldade.
  • Animais marsupiais são muito utilizados em pesquisas científicas. A formação fora do útero possibilita a análise e estudo minucioso do desenvolvimento sem precisar de cesarianas ou cirurgias.
  • O gambá pode exalar um odor para afastar predadores e possíveis ameaças.
  • Canguru; Gambá; Coala; Diabo da Tasmânia; Catita. Todos são exemplos de marsupiais. Não vivem em um só lugar, estão espalhados pelo mundo.
    Coala Com o Filho nas Costas
    Coala Com o Filho nas Costas
  • O canguru pode migrar para locais com chuvas recorrentes. A seca pode por em risco sua alimentação.
  • O canguru mais famoso do mundo chamava-se Roger. Viralizado em 2015 por um vídeo onde amassava um balde de metal com golpes. O animal era extremamente musculoso.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Um comentário

  1. Que bom texto, uma das imagens é de uma gambá nossa, a Paçoquinha, foi com ela que começamos o projeto com os gambás, @projetogamba_pacoquinha, parabéns a equipe, abraço Érica Paiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *