Home / Animais / Pelicano Significado Simbólico e Religioso na Bíblia ou Igreja

Pelicano Significado Simbólico e Religioso na Bíblia ou Igreja

O Pelicano é uma ave aquática, uma ave grande e que possuem um bico enorme e laranja, abaixo do bico uma bolsa  grande que é utilizada para filtrar seus alimentos antes de consumir. Existem pelicanos por aí de diversas cores, na sua grande maioria eles possuem penas pálidas, mas também podemos encontrar plumagens acinzentadas, negras, acastanhadas e até rosas. Quando estão para se reproduzir as suas cores ficam ainda mais vivas. Eles são encontrados por quase todos os continentes, com exceção da da Antártida. 

Essa bolsa abaixo do bico é sua característica mais importante, e ele chega a ser de duas a três vezes o tamanho do seu estômago e consegue guardar alimentos por um tempo considerável. Outra característica que é uma característica comum de aves que vivem na água são seus dedos juntos, podem alcançar até três de comprimento se medido de uma asa até a outro. Seu peso pode chegar até treze quilos. A diferença visual do macho e da fêmea está no tamanho, os machos são maiores e têm bicos maiores, mas os dois tem a alimentação baseada em peixes. Agora que você já identificou de qual animal estamos falando, vamos entender seu significado religioso.

O Significado do Pelicano Como Símbolo na Igreja 

A igreja cristã é muito rica em simbolismos, que servem para transcrever realidades espirituais e traduzir melhor a fé das pessoas. Esses símbolos traduzem de forma real e terrena coisas difíceis de explicar.

Podemos citar especialmente a eucaristia, ponto alto da Igreja cristã e com certeza o momento mais importante e mais esperado. Onde se eleva a vida. E é nesse momento tão importante que podemos ver uma ilustração de um pelicano que rasga o seu próprio peito para ser capaz de alimentar sua prole. Sem dúvida alguma chama muito a atenção.

Significado Religioso do Pelicano na Bíblia

Mas de onde surgiu essa simbologia? Esse significado veio de uma lenda bem antiga que era contada e espalhada pelos famosos bestiários da era medieval. Eles contavam que em tempo de falta de comida, para que seus filhotes não passassem fome os pelicanos tiravam sangue do próprio corpo para alimentá-los.

Essa atitude tão bonita inspirou para que as pessoas pudessem ligar seu comportamento ao de Jesus Cristo, que na história se deu por inteiro a nós. E até hoje nas celebrações seu corpo nos é dado na hora da eucarística. Na bíblia, no século V, São Jerônimo encantando com essa simbologia disse no versículo 7 do salmo 101 que Jesus se parece com o pelicano encontrado no deserto, ou como uma coruja em local de ruínas.

Significado Religioso do Pelicano na Bíblia

Muito tempo depois isso, essa história toda levou a composição de um hino chamado adoro-te devote que possui uma estrofe que faz menção a isso, onde São Tomás de Aquino diz em português: Meu senhor Jesus, um terno pelicano, diz lava-me a mim que estou imundo, com seus sangue que apenas uma gota seria suficiente para livrar o mundo inteiro de todos os pecados. 

Em resumo esse símbolo está ligado a refeição, que na igreja católica é representada na Eucaristia, pois entendemos que Jesus ofereceu seu corpo e seus sangue para alimento de seus fiéis em cada celebração. Então de acordo com a lenda que contamos logo acima podemos observar a relação entre o sacrifício do pelicano e o sacrifício de Jesus.

Significado Simbólico do Pelicano

O Pelicano significa então doação e sacrifício para a Igreja católica. Uma curiosidade interessante é que algumas faculdades de Cambridge por exemplo ou Oxford foram iniciadas por segmentos católicos e religiosos para a educação dos participantes. Dessa forma você também encontra o símbolo dos pelicanos em outros lugares como por exemplo no Brasão do Corpus Christi College de Oxford e também de Cambridge. São faculdades tradicionais e que até hoje carregam sua origem católica. Podemos citar em Oxford dentro de Corpus Christi College ainda existe uma coluna enorme onde se vê uma estátua do pelicano.

No Brasão de Corpus Christi College de Cambridge, o pelicano é representado de duas formas: Utilizando cores vivas e realistas para representar com clareza a cena e Jesus e sua paixão.

Já no Brasão Corpus Christi College em Oxford ele está representado pelo animal ferindo o corpo e sangrando.

O Significado do Pelicano na Maçonaria

No caso da maçonaria o significado ainda tem uma origem bem parecida, no qual eles interpretam como Deus ou Deuses que alimentam o cosmos com seus sangue.

Inclusive elas possuem algo parecido com dicionário ou enciclopédia da maçonaria onde existe uma trecho falando a respeito do animal. Lá está escrito que o pelicano é um símbolo maçom que é simbolizado pelo desenho da ave sangrando por seus filhotes. Eles também sempre mostrar os pelicanos apresentando seus filhotes seguindo a ordem dos números 3,5 ou 7 que são números considerados sagrados para a maçonaria.

Outras Religiões Que Tem o Pelicano como Sagrado

Podemos citar mais alguns povos, como os pagãos, os alquimistas e também os egípcios, pois eles também o tinham como representação sagrada e cada uma deles dava seu significado para o animal.

Por exemplo os alquimistas, eles nomearam pelícano uma ferramenta algo do tipo parecido com um alambique que para eles tinha a função de alimentar para sempre a vida. Os egípcios tinham o pelicano como uma ave sagrada.

Pelicano: Um animal Sagrado

Outra curiosidade que atrai a curiosidade das pessoas e faz com que elas acreditem cada vez mais em todos esses significados é o fato de que os pelicanos tem em comum uma doenças que costuma deixar uma marca vermelha em seu peito, inclusive é a imagem que ilustra claramente o pelicano eucarístico. Outra lenda que contar é que os pelicanos tinham como hábito matar seus pequenos filhotes e depois ressuscitá-los utilizando seu próprio sangue. Em outros lugares como por exemplo na Europa na época medieval os pelícanos eram conhecidos por ser animais extremamente zelosos que cuidavam alimentando seus filhotes com os alimentos guardados em suas bolsas para que não passassem fome, e caso algum dia faltasse comida ele era capaz de dar seu próprio sangue.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *