Home / Animais / Pelicano: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Pelicano: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O pelicano é uma ave aquática e é o único gênero vivo da família Pelecanidae.  É um pássaro que inclui oito espécies de seu tipo diferentes, encontrado nas áreas geográficas do sul da Europa, Ásia e África. No entanto, pode ser encontrado em todos os continentes, exceto na Antártica. Se você quiser saber mais sobre este grande pássaro, você está no lugar certo, onde aprenderá sobre fatos e curiosidades desse fascinante animal.

Características do Pelicano

O Pelicana prefere lagos e mares do interior, costas, canaviais, pântanos, lagoas e piscinas rasas de água onde eles podem pescar. Uma peculiaridade deste pássaro é precisamente o bico longo e largo, pois possui um saco profundo logo abaixo que serve para capturar o peixe.

A plumagem deste pássaro é principalmente branca com manchas pretas e seu bico grande é amarelo com reflexos azuis, o bico é muito longo e curvo com a extremidade vermelha; a bolsa debaixo do bico é amarela. Esse saco é formado pelo ramo mandibular do bico inferior e pelos músculos flexíveis da língua e serve para capturar o peixe, mas também para inalar água doce.

Possui pernas curtas e fortes de cor amarela, os pés são palmados e isso permite que ele nade na água rapidamente e facilita a decolagem quando ele decola da superfície da água. Tem um pescoço muito comprido e é uma das aves voadoras mais pesadas, seu peso varia de 5 a 15 kg e tem cerca de 175 centímetros de comprimento (a fêmea de 150 centímetros), graças ao seu esqueleto que consegue ser leve e pode flutuar muito facilmente.

Sua cauda é curta e quadrada, as asas são longas, com uma abertura que varia de 1,8 a 3,6 metros; possui um grande número de canetas para o vôo, o que permite alcançar grandes alturas e planar muito facilmente. A menor espécie deste pássaro é o Pelicano-pardo, que pesa cerca de 2,7 kg e mede 106 centímetros de comprimento. A plumagem de pelicanos jovens é mais escura que a de espécimes adultos. Na natureza, o pelicano vive entre 15 e 25 anos.

Dez Curiosidades Sobre O Pelicano

Primeira curiosidade: Os pelicanos são um dos maiores pássaros. Eles podem atingir entre 10 a 15 centímetros de comprimento e entre 4 a 13 kg de peso.

Segunda curiosidade: Pelicanos têm o maior bico de todos os pássaros. Pode atingir quarenta e cinco de comprimento. Abaixo do bico, os pelicanos têm uma bolsa para a garganta que pode conter 3 litros de água.

Terceira curiosidade: A bolsa é usada principalmente para alimentação, mas também pode ser usada como um “dispositivo” de refrigeração. Durante os dias quentes, o pelicano balançará sua bolsa para se resfriar.

Pelicano Fotografado Voando
Pelicano Fotografado Voando

Quarta curiosidade: O Pelicano é facilmente reconhecido por seu corpo grande, pernas curtas com pés palmados e envergadura de três metros.

Quinta curiosidade: Os pelicanos são pássaros pesados, mas graças aos sacos de ar nos ossos – a flutuabilidade não é um problema. Eles podem voar até a altura de 3048 metros usando as correntes de vento quentes.

Sexta curiosidade: Os pés com membranas são usados para nadar e mergulhar. Os pelicanos identificarão presas potenciais do céu e as capturarão acelerando em direção a ela com grande precisão.

Sétima curiosidade: Pelicanos comem principalmente peixes. Fora isso, eles também podem comer tartarugas, crustáceos e girinos. Pelicanos com muita fome atacam e comem gaivotas.

Oitava curiosidade:: Os pelicanos costumam caçar cooperativamente. Salpicarão a superfície da água com as asas para forçar o peixe em direção à água rasa, onde o colherão facilmente com seus bicos.

Nona curiosidade: Os pelicanos levarão grande quantidade de água junto com os peixes. Antes de engolir o peixe, os pelicanos avançam a cabeça para remover o excesso de água. Pelicanos podem comer 4 quilos de peixe por dia.

Décima curiosidade: Pelicanos são pássaros muito sociais. Eles vivem em grandes colônias compostas por várias centenas de pássaros.

Fatos Interessantes Sobre O Pelicano

O pelicano pode sobreviver entre 10 e 30 anos na natureza.

Pelicanos são carnívoros (comedores de carne) e diurnos (caça durante o dia). Enquanto a maioria dos pelicanos come peixe exclusivamente, eles podem ser alimentadores oportunistas, comendo lagartos, sapos, caranguejos e lagostas.

O pelicano-pardo mergulha nos peixes (geralmente um tipo de arenque chamado menhaden) de cima e os apanha no seu bico. Os pelicanos não armazenam peixes em suas bolsas, mas simplesmente os usam para pegá-los e depois inclinam-nos de volta para drenar a água e engolir o peixe imediatamente.

Quando não comem, os pelicanos passam horas se arrumando, tirando uma soneca ou tomando banho de sol.

Ao entardecer, todos os pelicanos se acalmam durante a noite. A cabeça deles repousa sobre os ombros, os olhos fechados e as penas agitadas contra o frio. Eles aninham-se em colônias em árvores, arbustos ou no chão, dependendo da espécie.

Pelicano Dormindo
Pelicano Dormindo

Certas espécies de pelicanos podem acasalar durante todo o ano, enquanto outras se acasalam sazonalmente. Os machos usam táticas diferentes para atrair fêmeas durante a estação de acasalamento. Alguns machos têm penas coloridas, enquanto outros têm a capacidade de mudar a cor da bolsa, pescoço e conta para cores brilhantes durante o namoro.

Tanto machos quanto fêmeas são responsáveis pela construção dos ninhos que geralmente estão localizados nas árvores próximas à água. Os ninhos são construídos usando penas, folhas e gravetos. As fêmeas depositam 1 a 3 ovos e o período de incubação dura entre 28 e 36 dias. Os jovens pelicanos comem recolhendo a comida das contas de seus pais.

Os pelicanos são pássaros grandes, o que os torna presas mais difíceis para a maioria dos predadores em seu ambiente natural. Por esse motivo, a maioria dos animais não os caça. No entanto, um pelicano ferido que não pode voar é presa fácil para cães selvagens, gatos selvagens e mamíferos maiores. Os seres humanos também são predadores do pelicano, caçando-os pelas penas e comendo a carne.

Uma gaivota geralmente senta-se na cabeça de um pelicano, tentando roubar uma refeição quando o pelicano abre levemente sua conta para esvaziar a água.

Todos os pelicanos têm bicos longos, mas o pelicano australiano ( Pelecanus conspkillatus) possui o bico mais longa de qualquer ave. O bico em tamanho recorde tinha 50 centímetros de comprimento. O pelicano branco americano pode conter alguns 11 litros de água em seu bico e bolsa.

Os pelicanos e seus parentes  são os únicos pássaros com pés totalmente palmados; todos os quatro dedos estão unidos por amplas teias. Evidências fósseis de pelicanos remontam a pelo menos 30 milhões de anos aos restos de um bico muito semelhante ao das espécies modernas recuperadas dos estratos oligocenos na França.

Conservação E Legislação Do Pelicano

Esta espécie de ave, apesar da caça pelo homem, não corre alto risco de extinção; na verdade, existem na África entre 75.000 e 80.000 espécimes; na Europa, houve um declínio na população nos últimos anos. Na lista de 2018 da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o pelicano branco é classificado como LC (preocupação menor), além disso, o pelicano é protegido pelo AEWA (Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migrantes da África-Eurásia).

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *