Home / Plantas / Tipos de Tagetes

Tipos de Tagetes

Nós estamos acostumados a vê-las em muitos jardins, pois são flores muito bonitas e frequentemente são utilizadas na decoração de casas e ambientes. Mas você conhece os diferentes tipos de tagetes?

Cravo de defunto, Cravo amarelo, Cravo africano, Flor dos mortos são alguns nomes populares que estas belíssimas flores recebem.

Elas estão presentes em praticamente todos os cantos do mundo, pois são muito fáceis de plantar e se adaptam com facilidade a qualquer ambiente.

Conheça agora as características desta flor que encanta a todos e a todas que avistam pela primeira vez, mesmo sem saber que é uma Tagete. Veja também os diversos tipos de tagetes espalhados pelo mundo e os benefícios que elas podem nos proporcionar.

O que é uma Tagete?

A Tagete é uma planta muito bela, e por nome, é pouco conhecida por nós; porém, provavelmente já vimos ela pelo menos uma vez. Elas estão presentes em diversos canteiros, vasos, gramados, jardins e jardineiras, onde são utilizadas principalmente para a decoração de ambientes.

Trata-se de uma herbácea, ou seja, que possui um caule bem fino e alongado, de aspecto maleável, geralmente é rasteiro, macio e fácil de ser cortado.

É uma planta anual, logo, ela nasce, cresce e morre no período de um ano, onde seu ciclo de vida é encerrado e restam apenas sementes. Estas que se adaptarem, podem reproduzir e nascer novos Tagetes.

Esta belíssima e exuberante obra da natureza é originária da América Central, mais precisamente do México, e devido a sua fácil adaptação em diferentes lugares e também a sua beleza, espalhou-se facilmente por todo o mundo.

Ela está presente na família das Asteraceae, onde também estão os Girassóis, as Margaridas, os Absintos, entre muitas outros.

E as plantas com estas determinadas características, estão presentes no gênero Tagete, o qual ao menos 50 outras espécies também fazem parte. Desta maneira, existem muitas espécies e subespécies de Tagetes.

Além do caule maleável e macio, suas folhas possuem coloração verde escuro e são bastante densas e compactas. Suas flores são muito bonitas e podem ser abertas ou dobradas, variando entre amarelas, vermelhas, laranjas, marrom, ou mesmo podem ocorrer misturas de cores que variam de acordo com a espécie. Mas o fato é que a maioria delas possui um odor bem característico e forte.

A planta, no geral, pode alcançar até 50 centímetros, mas seu tamanho varia de acordo com os cuidados, com a quantidade de sol e água que a planta recebe.

Elas ainda são ótimos inseticidas naturais, devido ao seu forte odor e suas substancias, são capazes de expulsar formigas, pulgões e outros insetos que adoram invadir nossas hortas.

Está esperando o que para plantar uma Tagete no seu jardim, vaso ou jardineira e deixar sua casa com mais vida, harmonia e beleza? Veja as dicas a seguir!

Tagetes – Como Plantar e Cuidados

Se você deseja planta-las na sua casa, busque primeiro por um local onde receba ao menos um período do dia de luz solar.

Ela é uma planta que se reproduz muito fácil através das sementes, porém não tolera frio ou calor exagerados. Quando submetidas em temperaturas extremas, seu período de floração é prejudicado e as folhas podem secar.

Vale destacar que o melhor período do ano para plantar as Tagetes é de Setembro até Março.

Após adquirir as sementes e escolher um local, confira estas dicas:

  1. Germinação: Para germina-las, cave buracos rasos no solo, e regue diariamente, após 5 dias (em média) elas crescerão.
  2. Irrigação: Lembre-se, para sua plantinha crescer e se desenvolver saudável, é preciso rega-la todos os dias, mas sem encharcar o solo. Ela pode até sobreviver em alguns períodos de seca, porém, prefere água.
  3. Espaço: Se for plantar mais do que uma no mesmo local, não se esqueça de deixar um espaço de pelo menos 10 a 15 centímetros de distancia entre uma e outra.
  4. Solo: O solo deve ser bem drenado, como para todas as plantas, pois evita o acumulo de sedimentos e água; busque por solos com matéria orgânica e se precisar, utilize adubo ou húmus de minhoca.
  5. Floração: O momento mais aguardado das flores, o período de floração, quando ela mostra toda sua beleza, começa a partir de cerca de 50 a 70 dias depois do plantio, e ocorre principalmente na Primavera e vai até o Verão.

Tipos de Tagetes

Conheça agora alguns tipos de tagetes, para você enfeitar e decorar o seu jardim.

Tagetes Patula

Também conhecida como Tagete-anã, talvez seja a mais comum e presente aqui no Brasil, podem ser facilmente encontradas em viveiros, feiras e diversos jardins.

Além de sua beleza, é muito utilizada para o controle de pragas, pois é um inseticida natural, capaz de remover nematoides das outras plantas. Ela pode possuir coloração amarela, vermelha ou laranja. São muito belas e também são comercializadas como flor de decoração e enfeite.

Tagetes Patula
Tagetes Patula

Tagetes Graveolens

Conhecida também como Suico, Chicchipa, esta espécie do gênero das Tagetes possui funções alimentícias principalmente no Peru e na Bolívia.

Suas folhas são utilizadas como temperos em diferentes comidas, desde carnes até sopas. Além do preparo de chás.

Tagetes Erecta

Também conhecidas como Marigolds Africanos ou Americanos, elas alcançam os 25 centímetros. Suas flores são redondas e consideravelmente grandes.

São ótimas plantas para florir um jardim, já que suas flores são belíssimas e exóticas, podendo ser amareladas ou alaranjadas.

Elas podem demorar um pouco mais para florir que as outras espécies, porém, quando chega o período de floração, encantam a todos.

Tagetes Lucida

Esta é uma planta curiosa da espécie das Tagetes; também conhecida como Tarragon Mexicano ou Marigold Mexicana.

Elas possuem diferentes funções, pode tanto ser utilizada como alimento ou tempero.

Porém, os Huicholes (tribo nativa mexicana) utilizam seus efeitos alucinógenos para fins terapêuticos e relaxantes; misturando-a com tabaco.

Tagetes Filifolia

Esta planta de rara beleza também é conhecida como renda irlandesa, porém, é originária do México, e está presente em grande parte da América Central e do Sul. E se quer cresce na Irlanda.

Pode alcançar até 50 cm e é utilizada principalmente para chás, temperos e aromatizantes, pois possui um cheiro único.

Tagetes Filifolia
Tagetes Filifolia

Estes são alguns tipos de tagetes, claro que existem muitos outros! Está esperando o que para florir o seu jardim com vários destes?

Veja também

Flor Margarida: Como Plantar

Com suas belas pétalas brancas, a margarida é uma excelente opção para quem deseja trazer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *