Home / Plantas / Quais Tipos de Cebola Existem no Brasil?

Quais Tipos de Cebola Existem no Brasil?

Nosso tem um clima que favorece bastante o cultivo de muitas e muitas plantas, já que tem regiões quentes e frias, dando certa variedade às possibilidades de cultivo. E, uma que se dá muito bem em nosso clima é a cebola, tanto é que têm muitos tipos aqui no Brasil.

A seguir, vamos conhecer alguns tipos dessa hortaliça, além de saber mais algumas informações extras a respeito de algo tão popular em nossa culinária.

Principais Características da Cebola

A cebola, na verdade, é uma planta cujo nome também designa o seu bulbo, que é constituído por folhas dispostas em camadas. Sendo usada na culinária de diversos países (especialmente, no Brasil), ela também possui valores nutricionais muito bons, como, por exemplo, a presença de flavonoides, que funcionam tanto como antioxidantes, como anti-inflamatórios. Essa hortaliça também é uma excelente fonte de vitaminas A, B e C, e de sais minerais, tipo ferro e potássio.

O aconselhável, em termos de alimentação, é comê-la crua, pois, somente assim, os nutrientes não são perdidos. Não é à toa, portanto, que uma de suas maiores utilidades alimentícias delas é compor as saladas. Além disso, é excelente na elaboração de sopas, suflês e purês, sendo usada bastante como tempero, em especial, em conjunto com o alho.

Só que a cebola, pra quem não sabe, não é usada apenas para a alimentação. Ela também pode ser ótima como repelente de insetos (os gases que ela emite os afasta com bastante eficácia), além de poder ser usada para tirar cheiros desconfortáveis do ar, sendo necessário, pra isso, fazer uma solução dela com água. Sem contar que essa mistura também pode ser utilizada como polidor de metais.

Pois é, quem diria que a tão popular cebola pudesse ter tantas propriedades, não? Mas, e quanto aos principais tipos que podemos encontra no Brasil? Bem, a seguir, mostraremos quais são as mais comuns que podem ser encontradas, tanto em supermercados, quanto em plantações, e em feiras livres em geral.

Cebola Pera

Cebola Pera
Cebola Pera

Essa daqui é o tipo mais comum encontrado no país, e pode ser facilmente identificada por sua casca amarronzada. Ela também é chamada de cebola amarela, e seu tamanho é maior do que as outras. Sua polpa, inclusive, é a que possui o sabor mais intenso e ácido entre as cebolas encontradas no país. É justamente por causa dessas características que ela é a mais recomendada para certos tipos de pratos, como refogados, assados e ensopados. Ou seja, não é muito recomendada para receitas que não vão ao fogo.

Cebola Pérola

Até mesmo pelo o que o próprio nome indica, essa cebola daqui é menorzinha (parecendo uma pérola mesmo), e é conhecida também como cebola bebê. Por seu tamanho diminuto, é bastante utilizada em conservas, como aperitivos, ou mesmo em refogados de carne. O sabor, ao contrário da cebola pera, é delicado e adocicado. Dicas? Elas são ótimas para serem usadas em sopas, ou então caramelizadas, e servidas com carne de panela.

Cebola Roxa

Essa é a perfeita cebola para comer crua nas saladas, já que o sabor é leve e pouco ácido. Ela, no entanto, é mais difícil de ser encontrada em supermercados, e quando se encontra, o preço é um tanto salgado. Trata-se de uma ótima opção para o preparo de vinagrete e guacamole. Segundo apontam alguns estudos, é a cebola com as melhores propriedades para uma saúde equilibrada, já que possui antocianinas em sua composição, que auxiliam como antioxidantes para o nosso organismo. Isso ajuda bastante na prevenção a doenças cardiovasculares e na redução dos níveis de colesterol ruim. Isso sem contar que ela pode ser uma grande aliada no combate a doenças respiratórias, como bronquite e asma.

Chalotas

Aqui temos um tipo de cebola que nós, brasileiros, pouco usamos, até mesmo porque são um pouco mais difíceis de encontrar (mais até que a cebola roxa), e cujo preço não é lá muito convidativo. De todas, ela é a mais doce, e a menos ácida, sendo ótima para pratos mais delicados e sofisticados. Não é à toa, que é bastante usada na culinária francesa.

Cebola Branca

A casca dessa cebola pé totalmente branca, possuindo um sabor bem intenso, sendo ótima para pratos que vão direto ao fogo. Também é um pouco difícil de ser encontrada, mas quando é, torna-se uma excelente opção para molhos e aperitivos onde se quer destacar o gosto e o aroma da cebola.

Curiosidades Sobre a Cebola

Bem, além de saber os principais tipos de cebolas que podem ser encontradas no Brasil, que tal saber algumas curiosidades a respeito delas? Por exemplo: sabemos que muitas pessoas dão comidas variadas para os seus animais de estimações, em especial, cães e gatos, mas você sabia que alguns alimentos são tóxicos para esses bichinhos, como a cebola, por exemplo? Pois é. A hortaliça não é nem um pouco indicada para eles, nem crua, nem cozida, nem no meio de alimentos como tempero.

Os povos antigos também tinham suas crenças com base nessa planta. Os egípcios, pra se ter uma ideia, veneravam a cebola como algo sagrado, já que, devido à sua anatomia, ela era vista como um símbolo de eternidade, e, por isso, eram enterradas juntas com os faraós. Já, os devotos de Krishina veem a cebola como símbolo de paixão e ignorância, e, portanto, altamente prejudiciais à meditação dos hindus.

Na Idade Média, a simbologia da cebola que os antigos egípcios tinham foi herdada, visto que, nessa época, ela também era considerada como algo que trazia eternidade. Muitos povos a usavam como pagamento de aluguéis ou até mesmo como presentes de casamento (!), visto que o casal que recebesse o inusitado presente teria, de acordo com os costumes, mais chances de ter uma vida harmoniosa.

Por fim, podemos dizer que a cebola é uma ótima aliada para essa geração fitness, já que ela possui poucas calorias (cerca de 44). Ou seja, é um alimento que tende a emagrecer, visto que também adiciona volume às refeições, dando sensação de saciedade.

Pois é, a cebola, além de ter muitos tipos aqui no Brasil (e no mundo também), é cheia de histórias. Esperamos que tenham gostado das informações a respeito dessa deliciosa hortaliça.

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *