Cores da Flor Hortênsia: Rosa, Azul, Branca e Roxa com Fotos
A hortênsia é uma flor muito interessante! Ao contrário do que muita gente pensa, não existem várias cores diferentes para essa flor. O que acontece é que essa espécie adquire cores distintas conforme o pH do solo onde foram plantadas.
Dessa forma, a hortênsia pode se apresentar nas seguintes cores: rosa, azul, branca e roxa.
Continue lendo para saber mais curiosidades e características dessa planta, e conhecer um pouco mais sobre as cores da flor hortênsia.
As Flores da Hortênsia
Como a cor da flor hortênsia varia de acordo com o pH do solo, podemos concluir que é possível escolhermos qual a cor de hortênsia desejamos cultivar. Para isso, é preciso fazer com que o solo fique mais ou menos alcalino ou ácido.
Porém, é importante frisar que mudar uma hortênsia azul para a rosa é mais difícil do que transformar uma hortênsia rosa em azul.
Se a hortênsia está produzindo flores rosa, é sinal de o solo apresenta um pH alcalino. Caso você tenha uma hortênsia produzindo flores azuis, mas quer que ela comece a produzir flores rosa, basta seguir os passos abaixo descritos:
- Comece podando toda muda que irá plantar, e elimine a maior parte das suas folhas. Isso deve ser feito para eliminar a maior quantidade possível de alumínio presente na planta.
- Em seguida, adicione cal agrícola no substrato ou solo onde está plantando a muda. Use entre 200 e 400 gramas por m². Feito isso, plante as estacas. Você encontra cal para comprar em viveiros, lojas de produtos agrícolas ou em lojas de produtos para jardinagem.
Assim, quanto mais alcalino estiver o solo, mas claras serão flores produzidas no mesmo. Inclusive, pode dar origem à flores brancas também.
Caso queira flores em tons diversos, basta adicionar ao solo carbonato de sódio.
No caso da hortênsia que produz flores azuis, ela está indicando que o solo está com o pH ácido. As hortênsias serão mais azuis quanto maior for a quantidade de alumínio que elas possuem. Dependendo da quantidade, elas podem, inclusive, chegarem até à cor roxa.
Se quiser fazer o seu solo ficar mais ácido, siga um dos 3 passos abaixo:
- Pegue 5 litros de água e dilua 20 gramas de sulfato de ferro, ou de sulfato de alumínio. E passe a regar a planta com essa mistura 2 vezes por semana. O ideal é fazer esse procedimento entre 40 e 50 dias antes do começo da floração.
- Pegue uma taça com água e coloque nela esfregões velhos de palha de aço. No momento em que a água estiver na mesma cor da ferrugem, estará no ponto certo para regar a sua hortênsia. Use essa água para regar as plantas uma vez por semana.
- Adicione ao solo matéria orgânica, pois ajuda a reduzir o pH. Por exemplo: vegetais, casca de frutas, borra de café, e etc.
Como Preservar Flores de Hortênsia
Um dos grandes desafios na secagem da flor hortênsia é na hora de cortar suas flores. Em meio à floração, as flores estão bem úmidas. E tendem a demorar mais para secarem. Se forem cortadas muito mais tarde, é provável que as flores fiquem com um tom castanho.
Encontrar flores hortênsia no momento exato para serem cortadas não é uma tarefa fácil. Muitas até já apresentam algumas pétalas castanhas. No entanto, elas poderão ser removidas antes da secagem, ou depois dela.
Como Saber o Melhor Momento Para Cortar as Flores da Hortênsia
Essa é uma dúvida muito comum. O melhor momento para cortar as flores das hortênsias, para poder secá-las posteriormente, é no fim da temporada, que acontece entre os meses de agosto a outubro.
Nessa fase, as pétalas maiores da planta, que já são consideradas como sépalas a essa altura, ficam mais murchas, ou a sua tonalidade começa a ficar diferente. Nessa fase também, as pequenas flores do topo estão começando a se abrir.
No entanto, não é preciso se preocupar muito em identificar o momento ideal para cortar as hortênsias, pois essas flores têm a vantagem de serem bem resistentes. Além do mais, a hortênsia pode secar sem a necessidade de ser cortada. No entanto, elas não duram muito, e a cor também não se mantém por muito tempo.
Por isso, usar a secagem com água pode ser a melhor maneira. De toda forma, o único momento em que não se deve cortar as flores é no período da chuva. Pois, nessa época, as flores ficam com uma tonalidade castanha antes mesmo de secarem.
Aprenda Como Preparar a Hortênsia Para a Secagem
Como dissemos, o método que usa a água para a secagem da hortênsia é o mais indicado. Com ele, as flores permanecem com a sua cor original no decorrer da secagem, e conseguem manter-se bonitas.
Ainda que pareça algo contraditório secar flores com água, isso é bom para que as flores sequem de forma mais lenta, e que consigam manter tanto a sua cor natural, quanto a sua forma também. Usando esse método, até mesmo as hastes da hortênsia ficam mais resistentes.
Inicie o processo do corte das flores mantendo as hastes com cerca de 30 a 45 centímetros de comprimento. Vale lembrar que o comprimento da haste tem um papel muito importante, pois ajuda a manipular as flores no decorrer da secagem. Se tiver folhas na haste, retire todas elas.
Como Secar Hortênsia Com Água
Assim que cortar as flores, coloque-as em um recipiente contendo água fresca. As hastes também devem ficar cobertas por água, pelo menos parcialmente. E o recipiente deve ser mantido em um local onde não receba luz solar direta.
É importante não adicionar mais água no recipiente à medida com que for evaporando, para que a secagem aconteça de forma natural e lenta.
Depois que a água toda evaporar, as flores estarão bem mais resistentes, a sua estrutura ficará mais forte, e elas não irão despedaçar muito facilmente.
Uma outra forma de secar as flores da hortênsia é dependurando-as de cabeça pra baixo. As flores devem ser dispostas de forma individual, e não agrupadas. Dessa forma, a beleza das flores também é preservada. Porém, elas ficam mais frágeis.