Home / Plantas / Cores da Flor Hortênsia: Rosa, Azul, Branca e Roxa com Fotos

Cores da Flor Hortênsia: Rosa, Azul, Branca e Roxa com Fotos

A hortênsia é uma flor muito interessante! Ao contrário do que muita gente pensa, não existem várias cores diferentes para essa flor. O que acontece é que essa espécie adquire cores distintas conforme o pH do solo onde foram plantadas.

Dessa forma, a hortênsia pode se apresentar nas seguintes cores: rosa, azul, branca e roxa.

Continue lendo para saber mais curiosidades e características dessa planta, e conhecer um pouco mais sobre as cores da flor hortênsia.

As Flores da Hortênsia

Como a cor da flor hortênsia varia de acordo com o pH do solo, podemos concluir que é possível escolhermos qual a cor de hortênsia desejamos cultivar. Para isso, é preciso fazer com que o solo fique mais ou menos alcalino ou ácido.

Porém, é importante frisar que mudar uma hortênsia azul para a rosa é mais difícil do que transformar uma hortênsia rosa em azul.

Se a hortênsia está produzindo flores rosa, é sinal de o solo apresenta um pH alcalino. Caso você tenha uma hortênsia produzindo flores azuis, mas quer que ela comece a produzir flores rosa, basta seguir os passos abaixo descritos:

  • Comece podando toda muda que irá plantar, e elimine a maior parte das suas folhas. Isso deve ser feito para eliminar a maior quantidade possível de alumínio presente na planta.
  • Em seguida, adicione cal agrícola no substrato ou solo onde está plantando a muda. Use entre 200 e 400 gramas por m². Feito isso, plante as estacas. Você encontra cal para comprar em viveiros, lojas de produtos agrícolas ou em lojas de produtos para jardinagem.
Hortênsia com Flores Rosa

Assim, quanto mais alcalino estiver o solo, mas claras serão flores produzidas no mesmo. Inclusive, pode dar origem à flores brancas também.

Caso queira flores em tons diversos, basta adicionar ao solo carbonato de sódio.

No caso da hortênsia que produz flores azuis, ela está indicando que o solo está com o pH ácido. As hortênsias serão mais azuis quanto maior for a quantidade de alumínio que elas possuem. Dependendo da quantidade, elas podem, inclusive, chegarem até à cor roxa.

Se quiser fazer o seu solo ficar mais ácido, siga um dos 3 passos abaixo:

  • Pegue 5 litros de água e dilua 20 gramas de sulfato de ferro, ou de sulfato de alumínio. E passe a regar a planta com essa mistura 2 vezes por semana. O ideal é fazer esse procedimento entre 40 e 50 dias antes do começo da floração.
  • Pegue uma taça com água e coloque nela esfregões velhos de palha de aço. No momento em que a água estiver na mesma cor da ferrugem, estará no ponto certo para regar a sua hortênsia. Use essa água para regar as plantas uma vez por semana.
  • Adicione ao solo matéria orgânica, pois ajuda a reduzir o pH. Por exemplo: vegetais, casca de frutas, borra de café, e etc.

Como Preservar Flores de Hortênsia

Um dos grandes desafios na secagem da flor hortênsia é na hora de cortar suas flores. Em meio à floração, as flores estão bem úmidas. E tendem a demorar mais para secarem. Se forem cortadas muito mais tarde, é provável que as flores fiquem com um tom castanho.

Encontrar flores hortênsia no momento exato para serem cortadas não é uma tarefa fácil. Muitas até já apresentam algumas pétalas castanhas. No entanto, elas poderão ser removidas antes da secagem, ou depois dela.

Como Saber o Melhor Momento Para Cortar as Flores da Hortênsia

Essa é uma dúvida muito comum. O melhor momento para cortar as flores das hortênsias, para poder secá-las posteriormente, é no fim da temporada, que acontece entre os meses de agosto a outubro.

Nessa fase, as pétalas maiores da planta, que já são consideradas como sépalas a essa altura, ficam mais murchas, ou a sua tonalidade começa a ficar diferente. Nessa fase também, as pequenas flores do topo estão começando a se abrir.

Cortar as Flores da Hortênsia

No entanto, não é preciso se preocupar muito em identificar o momento ideal para cortar as hortênsias, pois essas flores têm a vantagem de serem bem resistentes. Além do mais, a hortênsia pode secar sem a necessidade de ser cortada. No entanto, elas não duram muito, e a cor também não se mantém por muito tempo.

Por isso, usar a secagem com água pode ser a melhor maneira. De toda forma, o único momento em que não se deve cortar as flores é no período da chuva. Pois, nessa época, as flores ficam com uma tonalidade castanha antes mesmo de secarem.

Aprenda Como Preparar a Hortênsia Para a Secagem

Como dissemos, o método que usa a água para a secagem da hortênsia é o mais indicado. Com ele, as flores permanecem com a sua cor original no decorrer da secagem, e conseguem manter-se bonitas.

Ainda que pareça algo contraditório secar flores com água, isso é bom para que as flores sequem de forma mais lenta, e que consigam manter tanto a sua cor natural, quanto a sua forma também. Usando esse método, até mesmo as hastes da hortênsia ficam mais resistentes.

Inicie o processo do corte das flores mantendo as hastes com cerca de 30 a 45 centímetros de comprimento. Vale lembrar que o comprimento da haste tem um papel muito importante, pois ajuda a manipular as flores no decorrer da secagem. Se tiver folhas na haste, retire todas elas.

Como Secar Hortênsia Com Água

Assim que cortar as flores, coloque-as em um recipiente contendo água fresca. As hastes também devem ficar cobertas por água, pelo menos parcialmente. E o recipiente deve ser mantido em um local onde não receba luz solar direta.

É importante não adicionar mais água no recipiente à medida com que for evaporando, para que a secagem aconteça de forma natural e lenta.

Depois que a água toda evaporar, as flores estarão bem mais resistentes, a sua estrutura ficará mais forte, e elas não irão despedaçar muito facilmente.

Uma outra forma de secar as flores da hortênsia é dependurando-as de cabeça pra baixo. As flores devem ser dispostas de forma individual, e não agrupadas. Dessa forma, a beleza das flores também é preservada. Porém, elas ficam mais frágeis.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *