Home / Plantas / Canela Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Canela Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

A canela é muito boa para a saúde, tanto que é se faz presente na vida das pessoas há centenas de anos. Na realidade, já na época das Grandes Navegações essa especiaria era capaz de atrair fortemente a atenção. Capaz de dar sabor aos alimentos, como uma acompanhante muito boa para algumas comidas, a canela foi usada com frequência pelos portugueses já ao chegar ao Brasil.

Porém, o que muitos não sabem é que essa especiaria não possui origem na Índia, mas sim no Sri Lanka. Isso mesmo, o Sri Lanka passou a dominar a técnica do plantio e extração de canela antes de qualquer outra nação. Todavia, a Índia, por muito tempo, serviu como base para as trocas entre europeus e asiáticos.

Logo, os nativos de Portugal acreditaram, por anos, que a canela apenas poderia ser cultivada em larga escala na Índia. Em todo caso, esse não é o único fato curioso a respeito da canela, que possui alguns outros muito interessantes. Para entender mais sobre essa planta tão útil no dia a dia de todos, vale a pena focar nos detalhes ao se redor. Portanto, se você quer saber mais sobre a canela, veja tudo logo abaixo.

Origem da Canela e Uso Como Relaxante Muscular

A canela é muito boa para a saúde, desde que usada de forma adequada. Assim, todo o cultivo da planta começou há centenas de anos, ainda no Sri Lanka. Isso porque o local foi o primeiro a dominar as técnicas de plantio da canela em grande quantidade. Todavia, a canela planta no país era levada aos grandes mercados da Ásia, como era o caso da Índia.

Logo, durante muito tempo ninguém na Europa sabia ao certo qual era origem da canela, embora a sociedade local gostasse muito da especiaria. Na verdade, complicado mesmo é não gostar da canela. Vale lembrar que essa planta pode ser usada em forma de pó ou pau e serve bem a muitos objetivos.

Canela e Uso

Um deles é a função de relaxante muscular que possui a canela. Para fazer efeito, aplique uma infusão de canela sobre a área dolorida, pois assim você poderá relaxar toda a musculatura ao redor. As dores vão desaparecer em pouco tempo, basta fazer a compressa com regularidade. Isso acontece porque a canela possui propriedades contra inflamações, mantendo o corpo saudável e forte. Mas esse não é o único efeito da planta.

Composição e Uso da Canela Para Perder Peso

A canela é muito boa para a saúde, mas mesmo assim nem todas as pessoas conhecem ao certo a sua composição. Você conhece? A canela é formado, basicamente, por aldeído cinâmico. Esse é o principal componente ativo da planta, seja em pó ou em pau. Na realidade, esse aldeído é que dá o cheiro forte da canela, que pode ser percebido de longe.

A partir desse componente, é possível que a canela ofereça uma série de benefícios para a saúde das pessoas. Um deles possui forte relação com a perda de peso. Isso porque a especiaria faz com que o metabolismo atue de forma muito mais acelerada. Como consequência disso, o corpo faz as reações mais rapidamente e a pessoa perde peso.

Por esse motivo o chá de canela acaba sendo recomendado para quem deseja perder alguns quilinhos, já que é natural e pode ter efeitos muito bons para a saúde do corpo. Além disso, a canela também é boa quando se trata de combater o desânimo, o que a torna recomendável para quadros de depressão. Assim, se você quer combater algum desses problemas, pode usar a canela sem problemas.

Controla Açúcar no Sangue e Elimina o “Pé de Atleta”

A canela é muito eficiente para diminuir o nível total de açúcar no sangue. Isso acontece porque a canela ajuda a “limpar” o sangue, deixando-o muito mais natural. Por acelerar o metabolismo, as substâncias são usadas pelo corpo com mais velocidade.

No longo prazo, os efeitos podem ser ótimos para quem possui diabetes. Para combater a doença, o melhor mesmo é ingerir o chá de canela, feito de maneira fácil com a especiaria em pau ou em pó. Ademais, a canela pode ser usada ainda de outras maneiras e nem sempre precisa ser ingerida. Isso mesmo, há outras maneiras de fazer uso dessa especiaria tão importante e útil.

O óleo de canela, por exemplo, é muito bom para acabar com os fungos nos pés, já que ataca as bactérias com força. Para tal, basta colocar água morna em uma bacia e pingar algumas gotas do óleo de canela. Depois, deixe o pé mergulhado na solução por cerca de 10 minutos. Faça isso todos os dias, até que os fungos e bactérias possam desaparecer completamente. Lembre-se de fazer apenas uma vez por dia, não mais.

Canela é Boa Para o Cabelo e Para o Hálito

A canela é muito boa quando se trata de fortificar os cabelos. Exatamente, a canela pode ser importante como arma para deixar os cabelos mais resistentes. A solução deve ser feito com uma colher de sopa de canela e uma colher de sopa de azeite, de forma a fazer um creme. Depois, aplique no cabelo para revitalizar o seu couro cabeludo. Faça uma massagem com o creme feito por você, como se estivesse massageando o cabelo com um shampoo.

Faça a prática duas vezes por semana; não há prazo máximo para manter o creme de canela. Ademais, a canela ainda pode ser eficaz para acabar com um problema muito comum na sociedade: o mau hálito. Mastigar uma barra de canela, quando o seu hálito estiver ruim, é uma grande opção para melhorar o odor da boca e se livrar de problemas constrangedores.

A canela, por eliminar as bactérias, deixa a boca livre de possíveis agentes causadores do mau cheiro. Além disso, por ter um aroma muito agradável, a canela ainda é importante para mudar um pouco o seu hálito. Teste isso por algum tempo, carregando a canela em pau para o trabalho ou escola. Quando necessário, use-a sem hesitar, mas de forma discreta. Os resultados podem ser fenomenais.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *