Home / Plantas / Qual o Benefício do Amendoim Cru? E da Pasta de Amendoim?

Qual o Benefício do Amendoim Cru? E da Pasta de Amendoim?

Pouca gente sabe, mas o amendoim não pertence ao grupo das castanhas. Saiba que ele é uma leguminosa e possui parentesco mais próximos com os feijões e outros tipos de grãos. A história do amendoim é antiga e as civilizações que viveram muitos séculos atrás já realizavam o cultivo dessa oleaginosa. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre os benefícios do consumo do amendoim. É só seguir acompanhando!

Características e História do Amendoim

Dados destacam que o amendoim é utilizado como alimento há muitos anos, mas foi somente no século XIX que ele passou a ser cultivado em terras americanas e exportado para diversas partes do planeta.Ele é conhecido por ser um alimento muito nutritivo, mas com grande quantidade de calorias, o que pode ser um problema para aquelas pessoas que estão fazendo dietas restritivas e precisam emagrecer.

Entretanto, os nutricionistas destacam que se consumido de forma correta ele pode ser um excelente aliado tanto para perder peso, quanto para a prevenção de diversas doenças.O amendoim possui boas quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, além de sais minerais e outros tipos de nutrientes necessários para que o corpo possa se desenvolver com saúde.

Consumo de Amendoim

Por ser um alimento muito versátil, são muitas as formas de se consumir o amendoim: em pasta, cru, torrado e até mesmo em doces e outras diversas receitas.Entretanto, os especialistas indicam que a melhor forma de consumi-lo no cotidiano é cru, já que assim a oleaginosa tem as suas propriedades inalteradas. Quando submetidos a torra ou algum outro tipo de procedimento em que é preciso levá-lo ao fogo, o amendoim pode ter suas características modificadas.

O consumo do amendoim cru pode ser benéfico, mas fique atento para as quantidades ingeridas por dia. A porção diária não deve ultrapassar a quantidade que cabe na palma da sua mão, ok?

Benefícios do Consumo de Amendoim

Benefícios do Consumo de Amendoim
Benefícios do Consumo de Amendoim

O amendoim pode ser um importante aliado na prevenção do câncer por possuir grandes quantidades de vitaminas e ácido fólico. Ao consumir todas as semanas a oleaginosa, você pode turbinar naturalmente o seu organismo prevenindo o aparecimento da doença.

Para quem acha que o amendoim é calórico e pode proporcionar o aumento de peso, saiba que ele também pode ser um grande aliado para o emagrecimento. Isso acontece porque ele possui grandes quantidades de fibras na sua composição e pode proporcionar saciedade quando consumido de forma adequada.

Assim, ao ingerir pequenas porções de amendoim cru durante o dia, você poderá ficar mais saciado evitando comer o que não deve. Além disso, ele pode ser considerado uma boa fonte de energia e auxilia aqueles que fazem exercícios físicos intensos, reconstituindo os músculos e dando aquele gás para a realização das atividades.

Estudos também lembram que o amendoim é excelente para prevenção do mal de Alzheimer, possuindo também ação antioxidante, essencial para a prevenção de doenças do coração, envelhecimento e alterações do sistema nervoso.

Benefícios do Consumo da Pasta de Amendoim

Mesmo possuindo uma boa quantidade de calorias (aproximadamente 90 calorias por colher de sopa ingerida), a pasta de amendoim nem sempre é sinônimo de aumento de peso se for consumida de forma correta.

A pasta é usada com muita frequência para auxiliar no aumento da massa muscular e para auxiliar nas performances na academia. Confira alguns dos benefícios do consumo da pasta de amendoim:

  • Diminui o apetite e reduz a necessidade de consumo de alimentos, devido à sensação de saciedade proporcionada. Fique atento apenas a quantidade consumida! Um nutricionista pode indicar a melhor forma de utilizar a pasta de amendoim.
  • Proporciona mais energia e faz com que você se sinta mais disposto para realizar os treinos. Pode ser consumida por quem está realizando low carb.
  • Com a ingestão de carboidratos corretamente, a tendência do seu corpo é realizar a queima de gordura. O sabor da pasta de amendoim pode ajudar aquelas pessoas que possuem dificuldades em largar o açúcar.
  • Pode ser usada em lanches rápidos e associada com outros tipos de alimentos.
  • A saúde do seu coração pode ser beneficiada com o consumo de pasta de amendoim, já que ela auxilia a reduzir o colesterol ruim e preservar o colesterol bom.
  • Fique atento e não consuma qualquer marca de pasta de amendoim encontrada no mercado. Algumas delas possuem açúcar em excesso e componentes ultra processados que podem prejudicar a sua dieta. O ideal é fazer a pasta em casa. Vamos aprender?

Receita Pasta de Amendoim

Você Vai Precisar De:

  • Amendoim sem sal, torrado e sem a pela – uma xícara.
  • Mel (ou um açúcar de sua preferência) – 1 colher de chá.
  • Óleo de coco – 1 colher de chá.

Como Fazer:

Leve os amendoins ao fogo e deixe por cinco minutos. A oleaginosa vai soltar um óleo e logo em seguida você deve retirá-las do fogo para que o amendoim não fique torrado demais.

Bata no processador até se transformar em uma pasta. Em seguida, acrescente o óleo de coco e o açúcar (ou mel). Bata mais um pouco e prontinho! Procure armazenar em um recipiente de vidro em temperatura ambiente.

Encerramos por aqui e esperamos que o artigo tenha sido útil e você tenha conhecido um pouco mais sobre os benefícios do consumo do amendoim cru e da pasta de amendoim. Agora é só introduzir esse poderoso alimento nas suas refeições.

Não se esqueça de deixar um comentário logo abaixo e de compartilhar os conteúdos do Mundo Ecologia em suas redes sociais.

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *