Home / Plantas / Lista de Tipos de Babosa Para Cabelo: Nome, Características e Fotos

Lista de Tipos de Babosa Para Cabelo: Nome, Características e Fotos

Uma das coisas que as pessoas que são vaidosas mais cuidam em seus corpos, é dos cabelos, eles estão localizados em cima de suas cabeças, fazendo a moldura de seus rostos. Para quem se importa com primeiras impressões e com a moldura de sua face, o cabelo estar bem tratado, bonito, brilhante e sedoso é algo muito valioso e primordial. Para essas pessoas, hidratações e reconstruções em seus cabelos todas as semanas, são atividades que não podem faltar. E para as que gostam de fazer hidratações caseiras, para não derem que gastar com salão de beleza, a babosa está entre os produtos mais requisitados para isso. 

Considerada a grande amiga das pessoas que se importa com o cabelo, a babosa possui muitos nutrientes que podem fornecer brilho, maciez e força para seus cabelos. Conforme você for lendo esse texto, você vai ver o que é a babosa, o que ela possui que a faz ser tão requisitado nos cuidados com os cabelos, quais são seus benefícios e suas espécies, qual é a melhor espécie para ser usada nos cabelos e qual é a melhor para ser usado em tratamentos para o interior do corpo e também vai ter uma parte com mais alguns benefícios variados que a babosa pode nos oferecer.

Características Importantes da Babosa e Benefícios

A babosa é uma planta medicinal, conhecida cientificamente por Aloe Barbadensis e popularmente como Aloé Vera. Essa planta possui mais de 300 espécies diferentes, porém apenas algumas delas podem ser usadas no cabelo, na pele ou para uso interno, porque muitas dessas espécies podem ser venenosas e prejudiciais á saúde. As espécies desta planta mais usada são tanto para uso externo quanto interno é a Aloe Barbadensis e a Aloe Arborescens. Essa é uma planta que possui um fácil acesso, o que vai ajudar muito caso você já esteja interessado em adquirir ela, ela pode ser encontrada tanto em feiras (geralmente em mudas para plantar em casa) ou mercados quanto em farmácias de manipulação ou em lojas específicas de produtos naturais, além disso, elas podem ser cultivadas em casa e de forma fácil (pois elas não necessitam de nenhum cuidado especial) que não vai tirar muito de seu tempo. Existem também uma grande variedade de produtos de beleza que levam a babosa como ingrediente principal em suas receitas. Ela é uma planta que possui cerca de dezoito aminoácidos, em torno de vinte minerais e também vitaminas como A, C, E e algumas outras vitaminas que pertencem ao Complexo B. 

A babosa possui muitos nutrientes, como citamos acima, esses nutrientes servem tanto para ajudar em hidratações para o cabelo quanto para melhorar a saúde do rosto. Além disso, ela possui propriedades que as tornam curativas e nutritivas, isso faz com que ela também seja uma ótima aliada na saúde do interior de nosso corpo, ela é uma planta que pode ajudar também no tratamento de problemas como dores muscular, feridas, gripes, queimaduras, insônias, inflamações, problemas digestivos e até em prisão de ventre.

Lista De Tipos De Babosa Para Cabelo: 

  • Aloe Barbadensis Miller

Essa espécie de babosa que estamos apresentando é conhecida cientificamente como Aloe Barbadensis Miller é uma planta que consegue chegar ao máximo de um metro de altura, as folhas são bem grossas (pois dentro se localiza o gel dela, onde se encontra os nutrientes) e verdes e o seu caule é curto. Nas bordas das folhas há “dentinhos” brancos, que são como pequenos espinhos. Essa espécie está acostumada a nascer no verão e de viver em climas tropicais.

Aloe Barbadensis Miller

Essa espécie é a recomendada para ser usada em tratamento para o cabelo ou para a pele do rosto. Vários produtos de beleza (seja para o cabelo ou para o rosto) que possuem a babosa em sua composição usam as babosas dessa espécie. Ela é uma espécie que a planta vai possuir uma quantidade de gel em seu interior maior que a da próxima espécie que vamos citar nesse texto, fazendo com que ela seja mais suculenta, e suas propriedades medicinais estará localizada neste gel. A Aloe Barbadensis Miller é um desintoxidante natural que pode ser usado tanto para a limpeza interna do corpo quanto para a externa. No requisito corpo essa planta dará mais vitalidade e para a pele e cabelo dará uma ótima hidratação e uma chuva de brilho. 

Lista De Tipos De Babosa Para a Saúde Interior:

  • Aloe arborescens

Já essa espécie de babosa possui um tamanho maior que a citada anteriormente, podendo alcançar até quatro metros de altura e até 1,5 metros de diâmetro, esse fato pode acabar se tornando um problema caso você queira plantar essa espécie de babosa em um vaso dentro de casa, é aconselhável que ela seja plantada em espaços amplos e que recebem bastante luz. Essa espécie é bem semelhante aos cactos, também possuem espinhos em suas bordas e possuem flores que nascem durante o inverno, essas flores podem ser das cores vermelha ou laranja. Essa espécie não é muito típica no Brasil por ter como habitat natural áreas montanhosas.

Aloe Arborescens

Essa espécie é a mais específica para tratamentos contra tumores, tumores esses que podem ser graves ou não, essa espécie pode ajudar até no tratamento de câncer. As propriedades medicinais usadas para os tratamentos se encontram no gel da planta, igual na outra espécie citada acima (aquela serve para o cabelo e para a pele). 

Outros Benefícios da Planta Babosa

Além dos benefícios que já citamos que essa planta possui, há mais alguns que serão citados nesta parte do texto, esses outros benefícios são:

  • O fato do gel da babosa não possuir praticamente nenhum gosto, e por ele possuir um alto valor nutritivo, ele pode ser colocado em um liquidificador junto com um suco natural, e já servir como uma refeição.
  • O uso da babosa seja misturada com um suco ou em alguma outra receita, ajuda no rompimento de pedras no rim.
  • Outro benefício dela é ajudar no controle da quantidade de açúcar encontrada no sangue.
  • E essa planta medicinal também ajuda no cuidado com a saúde do fígado.

  • Já para a pele, ela pode ser usada em tratamentos contra espinhas e acnes.
  • E nos cabelos, essa planta junto com seus poderosos nutrientes dará um brilho e uma saúde para ele.
  • Lembrando que esse texto apenas menciona quais são os benefícios da babosa e qual é a espécie mais recomendada para usa interno e externo. Porém é de extrema importância que você verifique na hora que for adquirir uma babosa se ela é da espécie certa para tal função e que um médico seja consultado antes do uso, principalmente se for para o uso interno (o que pode afetar mais sua saúde caso algo de errado).

Quer ler mais sobre dicas relacionadas aos cabelos? Acesse este link e leia mais um de nossos textos, esse vai falar sobre o shampoo de mandioca e se ele tem o poder de fazer o cabelo crescer mesmo ou não: O Shampoo de Mandioca Faz o Cabelo Crescer?

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *