Home / Plantas / Feijão Borboleta: Propriedades Medicinais e Benefícios da Planta

Feijão Borboleta: Propriedades Medicinais e Benefícios da Planta

As propriedades medicinais e os benefícios dessa planta, o Feijão Borboleta, são tão ou mais enigmáticos quanto a própria espécie em si.

O que se sabe dela é que trata-se da Clitoria ternatea, uma planta que pertence à mesma comunidade das ervilhas, lentilhas, grãos-de-bico, feijões, entre outras variedades da subfamília Faboideae e da família das Fabaceae.

A planta é originária da Ásia, mas acabou espalhando-se por diversas regiões do planeta, como na China, Índia, alguns países da América do Sul, no Sudeste Asiático, entre outras regiões onde ela pode ser encontrada como ismênia, palheteira, ervilha-borboleta, entre outras denominações.

À parte as características medicinais e farmacológicas dessa espécie, o que chama a atenção mesmo nela é a coloração das suas flores, de um azul vivíssimo e chamativo, que distribui-se em uma planta com as características de uma trepadeira, facilmente adaptável a diversas condições climáticas.

E dentre os principais benefícios e propriedades medicinais do feijão borboleta podemos destacar:

1.Uma Excelente Forrageira

Talvez, para muitos, essa seja uma utilidade nem um pouco nobre para uma espécie tão magnífica. No entanto, esse é um dos seus benefícios mais apreciados, e que a torna excelente como uma espécie de “feno tropical”.

Feno Tropical
Feno Tropical

O feijão borboleta é capaz de sintetizar de forma magnífica o nitrogênio do solo e, com isso, fornecer uma boa dose de nutrientes aos animais; além de ser facilmente digerido e agradar ao paladar de diversos tipos de rebanhos, em especial o gado leiteiro.

2.Anti-Inflamatório e Antibiótico Natural

Outro benefício ligado às propriedades medicinais do feijão borboleta é o seu comprovado potencial anti-inflamatório e antibiótico. Uma infusão das suas flores pode ser utilizada para o combate a infecções na garganta, problemas digestivos, preservação da memória e até mesmo para o combate à calvície.

E mais: É possível tratar conjuntivite, febre, combater o estresse, entre outras inúmeras afecções que também possam ser combatidas pelos seus agentes fitoquímicos; excelentes parceiros da saúde do pâncreas, fígado, pele, rins, entre outros órgãos do corpo humano.

3.Um Ingrediente da Culinária

Se não bastassem as excelentes propriedades medicinais e os benefícios dessa planta, ela ainda se dá ao luxo de juntar-se a diversos outros produtos para compor o arsenal de ingredientes à disposição de quem quer que deseje conferir um ar de exoticidade aos seus pratos.

Essas qualidades podem ser recolhidas em suas flores, vagens, folhas, talos, entre outras partes aéreas que podem ser utilizadas como temperos para diversas receitas de sopas, caldos, arrozes, chás, cozidos, etc.

E para conferir uma coloração azulada (com o uso das suas flores) em sorvetes, bolos, gelatinas, refrescos, entre outros preparados do tipo.

4.Um Calmante Natural

A infusão das flores do feijão-borboleta apresentam um reconhecido potencial ansiolítico, calmante, relaxante e protetor da memória e demais funções cerebrais.

Em uma associação com outras variedades como a erva-doce, o manjericão-anis, anis-estrelado, camomila ou gotas de limão, o feijão-borboleta transforma-se em um sedativo natural dos mais apreciados.

Para fazer o chá basta colocar 2 ou 3 flores da planta em uma panela com água fervente, abafar por 10 minutos, deixar amornar e consumir 2 ou 3 xícaras diariamente.

5.Faz Bem ao Cérebro

Os benefícios e propriedades medicinais do feijão-borboleta para o cérebro são incontáveis. E talvez essa seja a principal virtude dessa espécie – à parte os seus usos como anti-inflamatório.

A infusão da planta também é bastante popular entre os adeptos da medicina ayurvédica, muito por causa das suas funções estimuladoras de determinadas regiões do cerebrais, capacidade de estimular a memorização, além de combater o estresse e atuar como um poderoso antidepressivo e tranquilizante.

Benefícios em Tomar Chá de Feijão Borboleta
Benefícios em Tomar Chá de Feijão Borboleta

Além disso, os chá do feijão-borboleta pode ser utilizado como anticonvulsivante, sedativo, potencializador da inteligência e dos mecanismos cognitivos.

Sem contar o fato de que ele melhora o fornecimento de oxigênio no cérebro, estimula a produção de neurotransmissores, altera a química cerebral, entre diversas outras funções geralmente ligadas a uma potencialização das funções da mente.

6.Estimula a Menstruação

Nesse cabedal de propriedades medicinais e benefícios do feijão-borboleta também podemos destacar a ação “emenagoga” da planta. Isso quer dizer que ela possui propriedades capazes de provocar a menstruação de acordo com determinadas condições prévias.

Benefícios do Feijão-Borboleta
Benefícios do Feijão-Borboleta

Há casos em que a menstruação não ocorre por algum distúrbio que não seja a ausência de gravidez. E é aí que entra a ação de plantas e substâncias com estas propriedades; que ainda contribuem para a regularização do fluxo sanguíneo na região pélvica das mulheres.

7.O “Arroz Azul”

A produção do chamado “arroz azul” é uma das facetas dessa singular espécie Clitoria ternatea ( o nome científico do feijão-borboleta). E esse arroz é obtido após juntar cerca de 10 unidades das suas flores ainda frescas, cerca de 300 ml de água quente e espremê-las na água até que soltem a sua peculiar tintura azul.

Arroz Azul
Arroz Azul

Logo após, basta deixar uma xícara de arroz de molho nessa água por cerca de 10 ou 12 horas e cozinhá-lo na mesma água normalmente.

O resultado será no mínimo curioso: saborear uma porção de arroz de cor azulada, e que ainda poderá tornar-se mais original a depender dos acompanhamentos.

8.Um Saboroso Frisante

O frisante é uma espécie de vinho com bem menos gás carbônico do que seria normal encontrar nas variedades tradicionalmente conhecidas.

Nesse caso, ele deverá ser preparado com 100g de açúcar, 1 litro de água e um punhado de feijões-borboletas (cerca de 10 gramas).

O próximo passo será levar esse conteúdo para uma fervura até que as flores soltem a sua singular cor azulada na água.

Vinho Frisante Azul
Vinho Frisante Azul

Espere até que esfrie, junte entre 25 e 30 gramas de limão (que irá mudar a cor para um rosa bastante característico), coe, coloque em uma garrafa de plástico (que pode ser uma pet mesmo) e retire o ar (apertando a garrafa até que transborde uma pequena quantidade do líquido).

Guarde na sombra até perceber uma alteração no volume da garrafa; e aí então é só servir, de preferência bem gelado; uma bebida das mais originais que podem ser obtidas a partir dessa não menos original e extravagante flora do continente asiático.

Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso na forma de um comentário e continue compartilhando, questionando, discutindo, refletindo, comentando e aproveitando-se dos nossos conteúdos.

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *