Home / Plantas / Feijão Borboleta Muda: Quanto Custa? Onde Comprar?

Feijão Borboleta Muda: Quanto Custa? Onde Comprar?

Clitoria ternatea, o feijão borboleta, é uma espécie de planta pertencente à família fabaceae. É nativa da Ásia tropical e equatorial e foi introduzida na África, Austrália e América. É muito apreciado como planta medicinal e aromática.

Descrevendo a Planta Feijão Borboleta

É uma planta herbácea persistente. Suas folhas são elípticas e obtusas, carregadas por uma liana que aprecia solos úmidos e neutros. A característica mais óbvia desta planta é a cor azul de suas flores, com manchas de um amarelo claro. As flores têm 4 cm de comprimento e 3 cm de largura. Algumas variedades têm flores brancas.

Os grãos têm 5 a 7 cm de comprimento, contendo 6 a 10 sementes cada. Como a flor, eles são comestíveis quando jovens. É uma planta rastejante ou de escalada com folhas verdes, de 6 a 15 cm de comprimento, compostas por 5 a 9 folhetos ovados com pontas cônicas. Flores de 3 a 5 cm de diâmetro, solitárias ou unidas em pares nas axilas das folhas, azuis com garganta branca tingida de amarelo. Comestível.

Seus frutos são feijões de 5 a 10 cm de comprimento, contendo 6 a 10 sementes cada. Comestíveis quando jovens. Uma planta rústica que se desenvolve em temperaturas superiores a 5°C. Com crescimento rápido e vigoroso, é usada para melhorar os solos porque as raízes fixam nitrogênio (como todas as leguminosas).

Principais Utilizações da Planta Feijão Borboleta

A planta feijão borboleta é cultivada como planta ornamental e como espécie de revegetação (por exemplo, em terras mineiras australianas abandonadas). A planta é resistente e requer pouco cuidado. Como todas as leguminosas, as raízes fixam nitrogênio, então a planta às vezes é usada para melhorar os solos. Este uso surtiu grande efeito em plantações de borracha na Malásia no início do século 20.

No sudeste da Ásia, as flores são muito usadas na dieta. Na culinária da Malásia, o extrato aquoso é usado para colorir o arroz glutinoso para obter o kuih ketan (também conhecido como pulut tai tai na cozinha baba nyonya), bem como no nyonya chang. Na Tailândia, as flores colorem uma bebida geralmente preparada com água de coco nam dok anchan. Na Birmânia, é usado mais rapidamente em alimentos, frescos em saladas ou em rosquinhas.

Testes em animais com o extrato metanólico das raízes da planta feijão borboleta demonstraram os seguintes efeitos: neotrópico, anti-stress, ansiolítico, antidepressivo, anticonvulsivo, tranquilizante e sedativo. Os ingredientes ativos incluem taninos, amido, taraxerol e taraxerona. A planta feijão borboleta é usada ainda de várias outras maneiras:

  • Usada em áreas tropicais a subtropicais como planta ornamental de escalada em parques e jardins.
  • Consumidas como comida ou bebida onde minerais e vitaminas podem ser absorvidos.
  • Como adubo verde e cobertura do solo em campos e plantações usados.
  • Uma boa alimentação para gado, qual planta fresca ou feno.
  • Sementes e outras partes são usados para materiais de coloração, como tecidos para roupas.
  • Na medicina popular, são utilizadas frutas e partes de plantas subterrâneas da planta. É uma planta medicinal de Ayurveda.
Clitoria Ternatea
Clitoria Ternatea

De péptidos chamados cliotides (cyclotides familiares) foram isolados a partir de extractos de clitoria ternatea. Seus potenciais efeitos como antimicrobianos e agentes anticâncer estão em estudo. Clitoria ternatea deve à sua semelhança com certas partes do corpo humano uma reputação no mesmo campo: a medicina tradicional defende o tratamento de problemas sexuais relacionados à fertilidade, menstruação e, claro, como afrodisíaco.

Feijão Borboleta Muda: Quanto Custa? Onde Comprar?

A origem nativa é desconhecida, mas suspeita-se ser da África Oriental. Ela foi cultivada em muitos países e é frequentemente selvagem. Hoje ocorre nos trópicos e subtrópicos em todos os continentes e muitas ilhas.

Existem unidades populacionais nas Ilhas Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Somália, Sudão, Quênia, Tanzânia, Uganda, Burundi, Camarões, Gabão, São Tomé e Príncipe, Zaire, Benin, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo, Angola, Malawi, Moçambique, Zâmbia, Zimbábue, África do Sul, Madagascar (províncias de Antsiranana, Mahajanga, Toliara), Arábia Saudita, no Iêmen, Irã, Iraque, China (apenas nas províncias de Fujian, Guangdong, Guangxi, Hainan, Yunnan, Zhejiang), Taiwan, Sri Lanka, Paquistão, Índia, Bangladesh, Butão, Nepal, no Andaman e Nicobar, as Maldivas, no Camboja, Laos, Myanmar, Tailândia, Vietnam, na Ilha Christmas, na Indonésia, em Sabah, Papua Nova Guiné, nas Filipinas, em Cingapura, na Austrália, no sul dos EUA, no México, no Havaí, Guam, nas Ilhas Marianas do Norte, Palau, Ilhas da Sociedade, Fiji, Nova Caledônia, Samoa, Ilhas Salomão, Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Ilhas Cayman, Cuba, Dominica, em Hispaniola, Guadalupe, Jamaica, Martinica, Montserrat, Antilhas Holandesas, em Puerto Rico, St. Kitts e Nevis, São Vicente e Granadinas, nas Ilhas Virgens, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, nas Ilhas Galápagos, Peru (Departamentos Lambayeque, Lima, Piura, San Martín), Paraguai e Uruguai.

A planta feijão borboleta acaba em uma vegetação lenhosa na vegetação rasteira da floresta. Geralmente ocorre em locais perturbados e vive em altitudes entre 0 e 1000 metros. Em algumas áreas, é considerada uma planta invasora. É ideal para cobrir uma treliça em um canto protegido do jardim ou como perene em uma varanda. Faça sua cultura em pomares, hortas, jardins de flores, terraços e varandas, caramanchões e pérgolas, ou estufas, varandas e no interior pra proteger do frios extremos.

Onde Encontrar Muda de Feijão Borboleta
Onde Encontrar Muda de Feijão Borboleta

Você encontra em muitos mercados especializados, sementes, mudas, os frutos secos, sacos para chás, etc. Os valores variam de acordo com o produto que comprar e com a região onde encontrou a oferta. Consulte os preços em sua localidade. Aliás, diz-se que os chás de feijão borboleta sacia sua sede, nutre seus cabelos e ilumina seus olhos.

Este chá é bom para pacientes que têm problemas com queda de cabelo e desejam manter uma visão saudável. Chá de feijão borboleta reduz a visão embaçada; revive os olhos lacrimejantes; ajuda os olhos inflamados; protege seus olhos dos raios de sol; e ajuda a prevenir glaucoma e catarata. É também um diurético leve, laxante e tônico para problemas íntimos das mulheres, incluindo o tratamento de leucorreia.

Bom também para pessoas que têm problemas de perda de cabelo; aqueles cuja cor do cabelo não é uniforme; aqueles com problemas oculares; pessoas com problemas no sistema digestivo; quem tem problemas com menstruação e leucorreia; e qualquer pessoa que esteja procurando atendimento médico em geral. Combina bem com chá de Stevia, chá de erva-cidreira, mel e limão. Antes de consumir qualquer produto, consulte seu médico.

Veja também

Flor Gardênia Amarela, Seca ou Doente: O que Fazer?

O doce aroma das gardênias nas flores anuncia o início do verão. O gênero Gardênia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *