Home / Plantas / Dalia Dahlia Pinnata: Características, Nome Científico E Fotos

Dalia Dahlia Pinnata: Características, Nome Científico E Fotos

O termo Dália Pinnata é um nome cientifico para o nome popular dessa flor. O nome comum é somente Dália. Que você não viu essa planta durante a sua vida, durante a sua infância, pois ela não é uma pergunta muito comum. Além disso, ela foi esquecido por muitos anos, hoje, ela é mais cultivada. Portanto, atualmente é possível encontrar essa flor em jardins, pomares, floriculturas, etc.

A Dália é muito exótica, muito bela, e versátil. Entenda melhor sobre o seu cultivo, suas características e as peculiaridades dessa flor.

Características Da Dália

É uma forma diferenciada. Seu tamanho, cores, formatos são diferentes atrativos. Além dessas peculiaridades, A dália tem propriedades medicinais, essas propriedades contam com ação diurética e cicatrizante. Pode ser usada para diversas complicações na saúde. Também é usada para tratar queimaduras, ardências, feridas, hematomas, entre outros.

Diversos tipos de ideias, por isso é considerado uma planta muito versátil. As cores dela podem variar entre vermelhas, amarela, laranja, brancas, azuis, entre outras coisas, além disso, existem algumas que possuem duas cores. Seu formato também pode alterar.  Todas essas variedades acontecem porque, ao longo do tempo, essas flores sofreram diversas alterações genéticas. Até chegar a imensa quantidade de diferentes flores da mesma espécie.

Hoje em dia, Adalha é considerada uma planta muito singular e peculiar. Existem diversas feiras, convenções, eventos e as posições entre cultivadores, paisagistas, botânicos que cuidam e admiram essas flores. Nessas posições eles compartilham modo de cultivo, diferentes formatos, curiosidades informações sobre a dália.

Cultivo da Dália

Interessante sobre a dália é que ela floresce quase no final da primavera, ou seja, quando as outras flores do jardim já estão murchando, caindo e se fechando é a hora em que a dália mostra sua beleza e rouba a cena em qualquer jardim. Pode chegar a quase 1,20 de altura, é uma planta herbácea, ou seja, o caule dela não é amadeirado. E uma opção para seu cultivo é que ela pode ser utilizada como flor de corte.

Ativo dessa flor não é nem muito simples nem muito complexo. Ela precisa dos cuidados básicos de uma planta como qualquer outra. Vamos entender melhor:

Plantio:  quando a dália se desenvolve, sua raiz forma vários tubérculos, ou seja, pequenas batatas que armazenam nutrientes. Esses tubérculos são o que se utiliza para a propagação dessa planta. O plantio pode ser feito através de sementes, porém plantando tubérculos o crescimento será mais rápido.

  • Local: plantar é muito importante saber onde essa planta se desenvolverá isso porque ela precisa de muita luz. Então, separe sempre um local muito iluminado, para que ela receba luz direta do sol por algumas horas e muita iluminação indireta durante o dia. Mantenha também em local protegido de rajadas de vento, isso porque a flor é muito grande para o ramo que a segura, fortes ventos podem derrubar a flor.
  • Substrato: certifique-se de que você tem um solo com mais de 15 centímetros para o plantio da dália. Esse espaço será utilizado por suas raízes e elas terão livre crescimento. Certifique-se também de que o solo é bem drenado, ou seja, um solo que não acumule água. Adicione também adubos orgânicos para um bom desenvolvimento da planta.
  • Água: a dália não é muito exigente, a rega dela é muito simples. Para entender bem a sua planta, analise semanalmente o solo e o clima da sua cidade. Em clima secos, normalmente solo fica mais seco também, portanto, nesse caso, você deve aumentar as regas, mas, em climas úmidos ou em tempos de chuva, você perceberá que o solo fica úmido também, por isso não são necessárias muitas regas por semana.

Outros Cuidados Com A Dália

Como já citado, a flor tende a ser muito grande para o ramo em que está pendurada. Portanto recomenda-se que o cultivador utilize estacas para o fortalecimento dos ramos. Provavelmente, essa planta não chegará ao momento em que ela se sustentará sozinha, portanto é necessário que as estacas acompanhem o crescimento da planta, ou seja, quando estiver menor utilize pedaço de madeira menores, porém quando ela for crescendo, tenha o auxílio de bambus ou galhos maiores para a sustentação.

Além do sustento, a poda também é um cuidado muito importante e também deve acompanhar todo o desenvolvimento da planta, elas são necessárias e manterão a planta saudável. Para uma boa poda retire os ramos, as folhas e flores que já estão secas ou mortas. Isso fará com que toda a energia e nutrientes da planta se encaminhem para ramos frutíferos.

Dália: A Flor Comestível

Culinária brasileira já é possível encontrar diversas flores. Porém são cultivadas somente para uso culinário, entre elas estão o brócolis, couve-flor ou alcachofra. Você sabia que algumas flores ornamentais também são comestíveis? Pois é. A dália é uma delas.

Essas flores que tem utilidades ornamentais e culinárias são utilizadas em saladas e algumas sobremesas.
O consumo dessas flores deve ser muito cauteloso, essa cautela deve começar no início do processo no cultivo da planta. Se a planta foi cultivada para fins culinários ela não receberá elementos tóxicos durante seu cultivo. Porém se ela for cultivada para fins ornamentais ou de jardinagem ela poderá receber agentes químicos que contribuam para o seu florescimento e crescimento, porém são tóxicos para o consumo.

Dália no Vaso
Dália no Vaso

É também muito importante saber se a espécie que você está comendo é saudável. Isso porque existem muitas flores, e a dália é uma delas, que, apesar de ser uma única espécie, existem vários modelos tóxicos e venenosos.

Fatos Interessantes Sobre A Dália

Dependendo da cor, a dália possui diversos significados. Isso faz com que receber ou entregar uma flor dessa de presente seja muito mais profundo.  Existem algumas variações entre o significado de acordo com as cores, porém no geral, uma dália significa felicidade, compaixão, paixão, cuidado e amor. Essa flor é dotadas de significado dos bons, portanto, se estiver pensando em trancar alguém, pode entregar sabendo que isso será muito importante.

Existem mais de 2000 espécie de dália, todas elas com cores e formatos diferentes sempre grandes e chamativas. Essa variedade e quantidade são por causa das inúmeras imigrações em mutações genéticas sofridas pela flor

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *