Home / Plantas / Tudo Sobre o Gnu: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Gnu: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos mais um animal super interessante e diferente para vocês. Se você é fã do reino animal e gosta de conhecer mais sobre eles e ainda animais novos, não pode perder nenhuma informação do post de hoje.

Tudo Sobre o Gnu

Nome científico

Conhecido cientificamente como Connochaetes taurinus.

Este animal se trata de um mamífero de grande porte, os seus dedos terminam em cascos e fazem parte do gênero Connochaetes, dentro do gênero são conhecidas duas espécies, todas são originárias da África. Popularmente pode ser chamado de boi cavalo, as duas espécies de gnus são:

  • Gnu de Cauda Branca – nome científico Connochaetes gnou,
  • Gnu de Cauda Preta – nome científico Connochaetes taurinus.

Esses animais estão dentro da família dos bovídeos, onde também são encontradas as ovelhas, os bois, as cabras e os antílopes, por exemplo. 

Gnu Azul
Gnu Azul

Os gnus são muito habilidosos em correr, eles podem atingir cerca de 80Km/hora se precisar escapar do seu predador. São também super corajosos, especialmente as fêmeas que precisam defender os seus filhotes, eles não medem esforços para enfrentar hienas, leões e leopardos utilizando o seu chifre para atacar, assim como a utilização de coices. A fêmea gesta o seu filhote por um período de cerca de 260 dias, nasce apenas um filhote. Os gnus costumam viver em grandes grupos e ficam pastando gramíneas em campo herbáceo. Um gnu adulto mede cerca de 1,50 a 2,50 m de altura, são bem pesados podendo atingir cerca de 250 Kg. A expectativa de vida desses animais é de 20 anos, mas não é incomum encontrar animais que chegaram aos 40 anos de vida.

Predadores dos Gnus

Predadores dos Gnus
Predadores dos Gnus

A África esses animais costumam ficar em savanas, e lá eles estão expostos a diversos predadores como os leões, os leopardos, as hienas, os crocodilos, os mabecos e até a guepardos em algum momento. São predadores carnívoros e vorazes, mas eles escolhem os gnus mais fáceis de atacar como por exemplo os filhotes, ou animais doentes, idosos e debilitados, estes acabam ficando longe do grupo e mais expostos.

Características do Gnu

  • Todas as espécies desse animal tem um casco no local dos dedos, os seus chifres lembram bastante o de gado, tem uma coloração castanha puxada para o cinza.
  • As fêmeas são menores que os machos, ambos têm a parte da frente do corpo mais pesada do que a parte de trás.O focinho deles é bem avantajado, possuem uma protuberância no dorso de seu nariz, a pelagem da cauda quanto da crina são completamente desordenadas.
  • Diferença entre o Gnu Preto e o Gnu Azul
  • Essas são as duas espécies desse animal, a principal diferença entre eles e a mais notável é o formato dos seus chifres que tem um desenho diferente e cor da pelagem das costas, enquanto no gnu azul a coloração é de um cinza escuro puxado para o azul, no gnu preto e marrom escuro. Os gnu pretos são os menores entre os dois.
  • Enquanto o macho do gnu preto mede entre 111 a 120 cm de altura e pesa cerca de 180 Kg, os machos de gnus azuis medem entre 150 cm de altura e pesam algo em torno de 250 Kg.
  • As fêmeas de gnus azuis medem cerca de 135 cm de altura e pesam cerca de 180 Kg, já as fêmeas dos gnus pretos tem 108 cm de altura, e pesam cerca de 155 Kg.
  • A orientação dos chifres deles também é diferente, enquanto o chifre do gnu preto formam uma curva para frente e em direção ao chão e só depois às pontas apontam para cima, no caso do gnu azul eles crescem para a lateral, depois apontam para o solo e só depois crescem para cima indo ao encontro da cabeça.
  • A pelagem dos gnus pretos é castanha, a pelagem que envolve o pescoço pode ser creme ou preta, o rabo apresenta uma coloração creme. Já o gnu azul tem uma coloração acinzentada bem escura e apresenta algumas faixas, eles refletem um brilho azul.
  • O gnu preto habita savanas bem abertas para pastar as gramíneas e não migram de lá. O gnu preto pode viver em diversos ambientes, como savanas para pastagem ou também florestas.
  • O gnu azul em alguns lugares podem migrar para longe no frio, já isso não ocorre com o gnu preto.
  • O leite produzido pela fêmea do gnu azul apresenta menos quantidade de proteína, menos gordura e menos lactose do que a fêmea do gnu preto.

Habitat do Gnu

Esses animais geralmente vivem em regiões próximas do nível do mar, e florestas menos densas em algumas regiões da África até o deserto do Saara. O gnu preto por exemplo é originário do sul do continente africano. Ele ocupou a África do Sul, a Suazilândia e Kingdom of Lesotho, mas infelizmente foi extinto por conta da caça criminosa que ocorreu destes últimos dois locais no século 19. Atualmente foi reintroduzido nesses locais, inclusive na Namíbia onde já se estabeleceu. São encontrados em locais perto do nível do mar, pastagens e semi desertos da áfrica, locais montanhosos, colinas baixas em altitude.  Antigamente eles habitavam savanas de pastagem temperadas no período seco do inverno, e no período chuvoso migravam para locais mais áridos. Por conta da caça descontrolada esses animais não ocupam mais esses lugares e nem migram, hoje vivem exclusivamente em locais protegidos. Os gnus azuis são originários de algumas regiões da África como Angola, Suazilândia, Moçambique, Quênia e alguns outros lugares do leste e sul da África. hoje não são mais vistos no Malawi, mas foram colocados novamente na Namíbia onde se estabeleceram. Eles habitam locais com gramíneas curtas e que são próximas de savanas que possuem  arbustos e árvores, eles se dão bem em regiões que não são muito secas e nem muito úmidas.

Veja também

Abobrinha

Qual a Diferença entre Abobrinha Italiana e Brasileira?

O papo hoje é sobre abobrinhas, você é do time que ama ou que odeia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.