Home / Plantas / Como Plantar e Cuidar de Hortênsias no Vaso

Como Plantar e Cuidar de Hortênsias no Vaso

As flores são muito belas, seja qual for o tipo em especial ou o local de plantação. Dessa maneira, como um todo o universo das flores chama muito a atenção pela extrema beleza que pode ter, além de esse item natural ter muitos usos.

Uso das Flores

Logo, as flores podem ser usadas para a produção de muitos óleos naturais, por exemplo, que fazem com que a saúde das pessoas se torne mais forte, além de serem ótimas para evitar as inúmeras doenças que podem acometer as pessoas de todo o mundo.

Dessa forma, cada vez mais as pessoas querem soluções naturais para cuidar do próprio corpo, o que leva a uma produção grande de óleos essenciais, fazendo com que os remédios tradicionais sejam trocados por soluções e respostas completamente naturais. Portanto, é muito comum ver lojas especializadas em soluções “verdes” para a saúde humana.

Ademais, além do fator questão, as flores também poder ser usadas para a alimentação. Por mais que esse tipo de uso para as flores não seja muito comum no Brasil, em muitas partes do mundo esse item natural acaba por compor o prato das famílias.

Contudo, para consumir qualquer tipo de flor é necessário ter conhecimento sobre ela, já que existem algumas flores que podem ser consumidas e outras que não. Dessa maneira, o mais importante é estar atento ao tipo de flor que se tem por perto, pois é possível que as flores da sua casa não sejam adequadas para o consumo.

Além disso, as flores também podem ser usadas de uma forma mais que especial: para a ornamentação de ambientes. Uso mais frequente das flores, a ornamentação acaba por ganhar muito crédito quando se trata de flores e suas mais vastas formas de utilização, já que quase todo mundo adora ver uma bela flor enfeitando o jardim, ou então aquele vaso bonito na entrada de casa.

Conheça a Flor Hortênsia

Esse é o caso da flor hortênsia, um tipo de flor muito belo que chama a atenção pela sua coloração forte e atrativa. Portanto, a flor hortênsia possui um lilás forte, que em alguns momentos pode ser visto como azul ou roxo, a depender de quem está analisando a flor.

De toda forma, o uso da flor hortênsia para a ornamentação é muito comum não apenas no Brasil, mas sim em todo o mundo. Logo, esse tipo de flor é conhecido internacionalmente pela sua beleza sem igual, além de não ser muito difícil de cultivar ou de plantar. A flor hortênsia, ademais, ainda pode ser vista nas cores branca e rosa, sendo que há um pH para cada cor de hortênsia. Logo, a flor branca possui um pH neutro, sendo que a azulada possui um pH ácido e a flor hortênsia rosa possui pH alcalino.

De toda forma, os três tipos podem ser usados na ornamentação de ambientes, servindo muito bem em vasos, para estar na entrada ou saída de ambientes, além de encaixarem bem nas janelas de todos os tipos. Dessa forma, a flor hortênsia apenas terá variações quanto ao uso de água no vaso, já que isso dependerá um pouco da acidez de cada cor.

Como Plantar e Cuidar de Hortênsias no Vaso

Hortênsias no Vaso
Hortênsias no Vaso

A hortênsia não é uma flor que exige cuidados muito rebuscados ou especiais, sendo um tipo de flor que pode ser usada de maneira simples em vasos. O mais importante, de qualquer maneira, é que alguns passos sejam seguidos antes de plantar a hortênsia.

Nesse caso, é importante, por exemplo, que o vaso em que está a flor hortênsia seja colocado em um local de boa exposição ao sol, onde a incidência de luz solar seja grande.

Dessa forma, o ideal mesmo é que a hortênsia pegue bastante sol pela manhã, com 3 ou 4 horas de energia solar ao dia, mas à tarde fique à sombra ou, no mínimo, à meia-sombra.

Assim haverá um bom equilíbrio entre o que a flor necessita em relação à energia advinda do sol. Tenha atenção, também, ao substrato de plantação. Ou seja, o ideal é que a hortênsia seja cultivada em um solo um pouco ácido, além de ter muita matéria orgânica de qualidade. Isso acontece devido ao fato de a hortênsia já ser uma flor com alguma acidez em sua composição.

Ademais, as é importante que a água seja frequente com a hortênsia, até mesmo pelo fato de que esse tipo de flor possui um certo caráter ácido. Além disso, em relação ao tipo de hortênsia, quanto mais ácida for, mais se deve regar a planta.

Não exagere, mas a hortênsia pode ser regada diariamente, mas nunca deixe o solo encharcado, pois isso pode apodrecer o caule e as ramificações da planta. Logo, é importante chegar ao meio termo, pois só assim será possível ter uma bela flor à disposição.

Características da Flor Hortênsia

A hortênsia é uma flor que possui características muito claras, o que faz dessa flor a ideal para se ter em sua casa. Isso porque, quanto mais se sabe a respeito de uma flor, mais fácil se torna cuidar dessa flor, pois as informações já estarão à sua disposição. Dessa forma, a hortênsia é conhecida por de 1 a 2,5 metros de altura, sendo uma planta de caráter arbustivo.

A hortênsia possui alguma variação de cores, o que também implica no seu nível de acidez, então tenha atenção à cor da flor ao comprar o seu exemplar. Como o solo brasileiro possui um caráter mais ácido, o mais natural é que a flor azulada dê mais certo no país, mas isso depende do tipo de terra usada e do ambiente externo.

Tenha atenção ao fato de que a hortênsia gosta de receber sol, o que faz com que seja necessário que a planta esteja voltada para o sol ao longo de toda a manhã. Na parte da tarde, quando o sol está mais forte, é interessante que a hortênsia esteja apenas à meia-sombra. Além disso, regue a flor de forma frequente e regular, sem grandes variações de horários ou modo de regar, pois tudo isso interfere no seu desenvolvimento.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *