Home / Plantas / Quem Trouxe O Arroz Para O Brasil? Como Ele Chegou?

Quem Trouxe O Arroz Para O Brasil? Como Ele Chegou?

Um dos alimentos mais consumidos no mundo é o arroz, e ele está junto a outros cereais muito conhecidos, como o trigo e o milho.

Tão velho quanto nós, humanos, o arroz faz parte da nossa história, e de várias culturas ao redor do mundo, além de possuir vários mitos religiosos.

Com uma fama gigantesca, o arroz é utilizado na preparação de vários alimentos, como acompanhamento de outros e também como o alimento central de alguns países, como o Japão.

É muito importante que a gente conheça a história e origem dos alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, pois dessa forma, é possível compreender muitas situações e tradições atuais.

Além da importância cultural, o arroz, é um alimento que mais da metade da população mundial consome, o que faz com que ele também tenha uma extrema importância econômica para várias famílias.

No Brasil, especificamente, o arroz é um dos alimentos mais consumidos, comprados e vendidos.

Por isso, hoje você irá conhecer tudo sobre o arroz, quais são suas características, quem trouxe e como ele chegou no Brasil.

Características

O arroz pertence à família chamada Poaceae, que é conhecida por possuir vários tipos de gramíneas, como o capim, a grama e a relva.

Essa família possui oito espécies diferentes de arroz, sendo eles:

  • Oryza barthii
  • Oryza glaberrima
  • Oryza latifolia
  • Oryza longistaminata
  • Oryza punctata
  • Oryza rufipogon
  • Oryza sativa

O arroz também é considerado uma gramínea anual, e entre os grupos das plantas, ele se encontra no grupo C-3, ou seja, plantas que se adaptam a um ambiente aquático.

Essa capacidade de se adaptar ao meio aquático é graças a presença de uma substância conhecida como aerênquima, que se encontra no colmo e também nas raízes da planta, e ela age como um facilitador da passagem do oxigênio de ar para a camada conhecida como rizosfera.

Características do Arroz (Oryza sativa)
Características do Arroz (Oryza sativa)

Atualmente, o arroz pode ser encontrado em diversas espécies e também variedades, onde essas variedades podem ser descritas como diferenças entre os tamanhos do grãos, cor, altura da planta e também a forma que ele é produzido.

As variedades mais conhecidas do arroz são:

  • Arroz vermelho
  • Arroz integral
  • Arroz jasmine
  • Arroz de sushi
  • Arroz branco
  • Arroz basmati

Todos esses tipos de arroz possuem quase as mesmas características, e também possuem forte adaptação ao meio aquático.

Origem

A história do arroz é muito antiga, e justamente por isso, ela acaba se tornando um pouco difícil de ser comprovada.

No entanto, é aceito pela maioria dos pesquisadores e cientistas, que o arroz teve como origem um rio da China conhecido como Yantzé.

Essa origem data de milhões de anos atrás, em uma época onde o arroz era uma planta totalmente silvestre.

Após mais alguns anos, o arroz começou a ser cultivada na região central da China, e também na região central do Japão.

Após o fim do 3º milênio Chinês, o arroz começou a ser exportado também para locais mais distantes, como a África, Índia, Nepal e para as regiões mais ao oeste do ocidente.

No Brasil, foram encontradas evidências de o arroz também foi domesticado nas terras brasileiras. Há cerca de 4.000 anos atrás, em Monte Castelo, no estado da Rondônia, o arroz começou a ser domesticado.

O arroz possui três fases de desenvolvimento, sendo elas: plântula, vegetativa e a reprodutiva. Cada fase vai durar com relação ao trabalho de cultivar, semear, região e também condições do solo.

O arroz, no geral, é uma planta muito rústica e resistente, e consegue se adaptar a solos muito pobres, como o cerrado brasileiro, e é por isso, também, que o arroz faz tanto sucesso pelo mundo.

Como O Arroz Chegou Ao Brasil

No Brasil, o arroz é fonte de alimento para milhares de pessoas, e também, consequentemente, fonte de renda.

Após muitos anos de popularização e expansão cada vez maior do cultivo do arroz pela Europa, o arroz chegou nas américas provavelmente pelos espanhóis.

O arroz é tão forte no Brasil, que alguns estudos e autores apontam que fomos o primeiro país da América do Sul a começar o cultivo do arroz.

Entre os tupis, o arroz era conhecido como milho d’água, pois comparavam a sua aparência com o milho e sua facilidade com água, e ele já era conhecido dessa forma antes de os portugueses chegarem. O arroz já era colhido há muitos anos atrás nas costas litorais encharcadas de água.

Ilustração da Chegada do Arroz no Brasil
Ilustração da Chegada do Arroz no Brasil

Algumas histórias apontam, inclusive, que quando Pedro Álvares Cabral chegou às terras brasileiras, ele e sua tropa carregavam nas mãos algumas amostras de arroz.

A Bahia foi o primeiro estado brasileiro, em 1587, a começar a ter lavouras de arroz, seguida por Maranhão, Rio de Janeiro, e outros estados.

Durante os séculos XVIII até o século XIX, a cultura e produção do arroz se tornou muito popular no Brasil, e fomos, inclusive, um dos maiores exportadores de arroz no mundo.

Como Cultivar

Primeiro você deve escolher a semente com uma pessoa ou loja de sua confiança, e é bom ter em mente que o arroz pode ter variados tipos de sementes, como: curto, longo, médio, arbório, aromático, entre outros.

Por isso, é muito importante que antes de você começar a cultivar o arroz, seja feita uma pesquisa aprofundada.

Em seguida, é a hora de escolher o local onde o arroz vai ser plantado. Normalmente, o solo precisa ser um pouco argiloso e também ácido.

Próximo ao local do plantio é necessário que água limpa e em abundância possa ser encontrada. E a luz solar deve ser plena e também constante, com uma temperatura média de 21 graus.

A melhor época para o plantio do arroz é durante o outono ou primavera. Isso porque é durante essa época que ocorre bastante chuva.

Durante a manutenção do seu cultivo, é necessário deixar o solo sempre úmido e inundado de água, para que o arroz possa se desenvolver com qualidade.

Por fim, quando eles estivem prontos para serem colhidos, basta cortar os talos das plantas e os deixar desidratarem.

A partir de então, a forma como o arroz será produzido e comercializado ou consumido pode variar muito para que as variedades de arroz possam existir.

E você, já conhecia a origem do arroz no Brasil? Deixe nos comentários o que achou.

Veja também

Amarílis Beladona Falsa: Características, Nome Científico e Fotos

Uma planta muito conhecida e apreciada, a amarílis beladona exige uma série de cuidados durante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *