Home / Animais / Golfinho-de-Risso: Características, Nome CientÍfico, Habitat e Fotos

Golfinho-de-Risso: Características, Nome CientÍfico, Habitat e Fotos

O golfinho-de-risso é um mamífero aquático pouco conhecido. Possuindo o nome científico de Grampus griséus, esse animal também pode receber o nome de Moleiro ou Grampo. Pertencem à ordem dos delfinídeos e pode ser encontrado em diversas regiões do mundo, com exceção dos polos.

A denominação de Grampo vem das suas cicatrizes de algumas feridas superficiais provocadas por outros golfinhos da mesma espécie. Com o passar dos tempos, a pigmentação original não retorna e o animal permanece com “manchinhas” brancas por todo o corpo.

Características do Golfinho-de-Risso

São animais de grande porte que podem pesar mais de meia tonelada e medir 4 metros. A base da sua alimentação é composta de peixes e outros animais que vivem na água. O golfinho é um animal guloso e costuma ingerir os animais inteiros, já que quase não possuem dentes para auxiliar a mastigação.

Sua cor mais frequente é a cinza, mas devido as cicatrizes que vão adquirindo ao longo da vida acaba apresentando a coloração branca em algumas partes do corpo. Quando mais velhos, todos os golfinhos acabam ficando com a coloração branca.

Golfinho de Risso Características

Podem viver por 30 anos e sempre constumam andar em grupos que possuem até 10 indivíduos. Uma característica que chama atenção são os pulos que esse animal realiza dentro d’água e proporciona um verdadeiro espetáculo para quem tem oportunidade de acompanhar essa “apresentação”.

Habitat do Golfinhos-de-Risso

São animais que felizmente não se encontram ameaçados de extinção devido a sua distribuição por todas as partes do planeta. Entretanto, são espécies extremamente sensíveis a presença do homem e costumam vir a superfície para verificar barcos e demais movimentações.

Quando são encontrados na superfície, apresentam movimentos muito bem realizados que até parece uma apresentação de balé, com direito a grandes saltos e piruetas. Os golfinhos-de-risso são animais robustos e que possuem a segunda maior barbatana proporcional entre os delfinídeos, perdendo apenas para a orca. Inclusive, esses dois animais são sempre confundidos pela semelhança.

São encontrados com frequência na Grã-Bretanha e Irlanda. Já nos Estados Unidos pode sem encontrados perto do extremo da plataforma.

Informações Sobre Reprodução e Estilo de Vida

Pouco se conhece sobre o golfinhos-de-risso. Por esse motivo os hábitos de reprodução ainda são pouco estudados. Os estudos que já existem estimam que o golfinho atinge a maturidade sexual aos 11 anos e que a gestação dos animais dure de 13 a 14 meses. Uma nova leva de reprodução só acontece depois de três anos, sendo aproximadamente 35 anos a idade máxima que o golfinho-de-risso pode realizar a reprodução.

Em algumas regiões, essa espécie se reproduz com mais intensidade, enquanto em outras os nascimentos demoram mais a acontecer. O indivíduo mais velho da espécie que foi catalogado até hoje tinha aproximadamente 34 anos.

Outra característica interessante é que esses golfinhos mudam de cor ao longo da vida, podendo adquirir uma coloração mais cinza e com manchas brancas. Costumam se alimentar de animais como polvos e lulas, além de pequenos peixes, porém com menor frequência. Costumam sair para caçar durante o turno da noite e atacam surpreendentemente as suas presas.

Não existem pesquisas suficiente que comprovem, mas cientistas suspeitam que alguns dos indivíduos mais novos permanecem no mesmo grupo até alcançarem a puberdade. Depois disso, eles costumam se agrupar em grupos mais distintos. As crias podem vir ao mundo em qualquer época do ano e essa espécie de golfinho  pode ser encontrados com facilidade   em águas profundas dos oceanos tropicais e temperados.

 Curiosidades Sobre o Golfinhos-de-Risso

Vamos para aquelas características mais curiosas sobre a espécie? Confira as curiosidades que separamos sobre o golfinho-de-risso:

  • Já foram encontradas escamas de peixes no estômago de alguns desses golfinhos. Isso pode evidenciar a hipótese de que esses animais modificam o seu tipo de alimentação com o passar dos anos e passam a consumir mais peixes conforme vão envelhecendo.
  • Os golfinhos-de-risso possuem sete pares de dentes grandes e em formato de cônico. Esse formato é essencial para auxiliar na sua alimentação.
  • Os golfinhos costumam ficar em uma posição muito esquisita: parados e de ponta cabeça. Os animais costumam ficar nessa espécie de “meditação” por até 20 segundos.
  • Essa espécie pode ser encontrada andando em grupos com alguns outros animais que podem incluir até mesmo as baleias.
  • Os golfinhos-de-risso sabem assoviar e utilizam diversos sons para se comunicar com os seus pares. Eles têm uma excelente audição e podem ouvir frequência que dificilmente são ouvidas por outros animais. Assim como alguns outros animais, essa capacidade de audição vai diminuindo com o passar dos anos.
  • Algumas doenças podem ser fatais para esse tipo de golfinho. Uma delas é ocasionada por um parasita frequentemente encontrado nas zonas costeiras e que pode deixar os golfinhos bem doentes.
  • Esses animais costumam fazer migrações para reprodução e também em busca de alimentos. Eles são frequentemente encontrados no Japão.
  • Os Rissos aparecem na superfície de forma lenta, mas também podem ser muito ativos, saltando para fora dos oceanos e surfando ondas gigantes.
  • A cidade japonesa de Taiji é tristemente conhecida no mundo por um massacre de golfinhos.

Classificação

Para encerrar trouxemos a classificação sistematizada dos golfinhos-de-risso. Veja a seguir e confira informações detalhadas sobre essa espécie:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Gênero: Grampus
Espécie: Grampus griséus

Golfinho de Risso

Que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Aproveite e também deixe um comentário nos contando qual das curiosidades sobre os golfinhos-de-risso que você mais gostou! Continue acompanhando nossos artigos e aprendendo cada vez mais sobre diversos assuntos do mundo da ecologia.

 

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *