Home / Animais / Como Ficam os Animais no Zoológico?

Como Ficam os Animais no Zoológico?

Hoje vamos abordar um tema bem polêmico mas necessário, muitas pessoas querem entender melhor sobre os animais que vivem em zoológicos e nada mais justo que esse tema seja claro para todos nós. É uma questão que divide opiniões, e precisamos observar todos os lados da moeda e tentar entender o ponto de vista de cada um deles.

Como Ficam os Animais no Zoológico?

Para começar, vamos tentar compreender o que quer dizer a palavra zoológico, não é nenhum bicho de sete cabeças, essa palavra vem do grego da qual são 2 termos que juntos formam essa palavra conhecida. Os termos são Zon que quer dizer animal, o termo logos significa estudo, no final podemos interpretar como lugar onde se estuda os animais. 

De acordo com a lei, a justiça entende por zoológico todo local que comporte diversos animais de vida selvagem em cativeiro e que estão disponíveis para apreciação das pessoas, podemos consultar a leite nº 7.173 que foi deferida no ano de 1983.

Suricatos no Zoológico
Suricatos no Zoológico

Não vamos expressar aqui a nossa opinião, mas sim expormos alguns pontos de vistas interessantes que servem de reflexão.

Algumas pessoas acreditam que as coisas não funcionam tão bem como deveriam. Para eles esses ambientes privam esses animais de liberdade com a única e exclusiva função de entretenimento das pessoas, sendo desumano com os animais, o local que deveria salvar esses animais podem causar sofrimento a eles. Essas questões sempre são levantadas quando algum acidente nesses locais causa uma grande comoção, como é por exemplo o caso que ocorreu nos EUA, mas precisamente no Zoológico de Cincinnati. Onde um menino se acidentou e foi parar dentro da jaula de um gorila, para evitar que algo acontecesse com a criança o animal foi morto na frente de todos e o garoto foi salvo. Você pode se perguntar, mas esse animal não deveria estar livre na natureza? Ele pagou o preço pelo erro do homem.

O Lado Positivo

Mesmo diante de tantas questões precisamos olhar para uma outra perspectiva, zoológicos do nosso país pode exemplo realizam ações extremamente importantes para que animais sejam preservados. Esses locais trabalham em conjunto com o Ibama, onde recolhem animais abandonados ou de resgate de animais traficados, se for possível trabalham na reintegração desses animais na natureza, reabilitam os machucados e fazem de tudo para levá-los de volta para casa. Saiba que o Brasil é reconhecido no mundo todo por conta desse trabalho. 

Por aqui esses locais têm diversas boas histórias de salvamento de espécies, inclusive cuidando para que elas se reproduzam de forma assistida.  Podemos citar por exemplo um caso de um animal considerado extinto na vida selvagem, só restavam 200 animais no mundo todo, dentro do zoológico eles receberam  5 machos e  5 fêmeas que se reproduziram lá e deram vida a 22 filhotes. Estamos falando do mutum-do-nordeste, que graças a esse trabalho deve sua população enriquecida em 10%.

Mas esse trabalho não é só importante em casos de animais quase extintos, mas também de outros que ainda não estão ameaçados. Eles cuidam dos animais e ficam de olho em qualquer declínio que chame a atenção. É possível que uma espécie hoje seja considerada super segura, mas que por algum motivo como desastres naturais, criminosos ou qualquer outro aconteça e comprometa aquela espécie, o zoo precisa estar preparado para reproduzir esses animais em cativeiro para reintroduzi-los na natureza.

Falta de Consenso

Leões no Zoológico
Leões no Zoológico

As coisas funcionam bem ou não, esses locais sofrem diariamente questionamento de grupos que defendem a liberdade dos animais. Afinal, prender animais deveria ser imoral, não é mesmo? Por mais que o trabalho de reabilitação, de resgate e estudos sobre os animais seja mostrado não convence.

A ideia desses locais é que além do trabalho citado a sociedade possa conhecer esses animais mais de perto, e sintam mais empatia por eles. Quando está à frente de um animal selvagem e aprende mais sobre eles, seus hábitos, alimentação e risco de extinção, as pessoas se sentem mais responsáveis pela preservação.

Sem contar sobre o enriquecimento intelectual sobre biologia, já foram realizadas pesquisas que apontaram que depois de visitar esse ambiente as pessoas apresentavam maior conhecimento sobre o assunto, e acertavam 10% mais respostas sobre o tema.

Pedido de Fim dos Zoológicos

Cegonha e Cervo no Zoológico
Cegonha e Cervo no Zoológico

Aqui no Brasil muita gente conta com o fim. Esse grupo de pessoas não acredita que seja necessário a existência de um zoo para instruir pessoas sobre biologia. Acreditam ser uma forma ultrapassada de conseguir isso e com isso criaram uma abaixo assinado que juntou mais de 60 mil assinaturas. A ideia deles é que os governantes criem uma lei proibindo esse trabalho por aqui e até sugerem outras formas de aproveitamento do espaço, como transformar em parques por exemplo.

O Futuro do Zoo no Brasil

Girafa no Zoo
Girafa no Zoo

Ainda não sabemos qual vai ser a decisão final sobre o assunto, ou até que isso seja realmente discutido, de qualquer forma nada mostra o interesse do governo em acatar a ideia. Inclusive eles não têm apoio do próprio Ibama que trabalha no cuidado a animais. Enquanto em alguns países como aqui pessoas lutam para a extinção total desses ambientes, outros locais estão atrás de expansão dos seus espaços.

O ideal é que o bem estar do animal esteja sempre à frente de qualquer briga política. Esperamos que esses locais visem o bem estar deles, oferecendo tudo o que eles precisam como comida, lazer, alimentação e sossego.  A instrução dos visitantes sobre a importância da preservação desses animais também é muito bem vinda. Precisamos sim questionar quais são os reais benefícios para os animais que são quem moram lá o resto da vida. Esperamos que independente da decisão que seja tomada, que sem os animais os mais beneficiados, e que aconteça o que é melhor para eles.

Veja também

Norwich Terrier

Tudo Sobre a Raça Norwich Terrier: Características e Fotos

Para os amantes de raças de cachorro hoje temos um post recheado de informações super …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.