Home / Plantas / Adubação da Melancia, Poda e a Melhor Época Para Plantar

Adubação da Melancia, Poda e a Melhor Época Para Plantar

Quando você pensa na África ou no Egito, você pensa em melancias? Porque cerca de 5000 anos atrás, as pessoas no deserto do Kalahari, na África, sabiam como cultivar melancias. E você também pode aprender! Doce, suculenta e cheia de sabor, a melancia é mais comumente associada aos meses de verão, férias, piqueniques e feriados. Mas elas também são surpreendentemente fáceis de crescer, apesar de ocuparem espaço.

A Melhor Época Para Plantar Melancia

A maioria das variedades de melancia requer pelo menos três meses de condições quentes para crescer. Para alguns de nós, isso significa que o plantio na primavera é bom. Outros podem achar que agora, no início do verão, é a sua melhor aposta para grandes colheitas de frutas.

Eu pessoalmente prefiro iniciar minhas sementes dentro de casa antes de plantar. Você precisará de temperaturas do solo de pelo menos 70 graus F (e, de preferência, 80), então você pode querer usar um tapete térmico se as começar nos meses mais frios da primavera.

Uma vez que você tenha endurecido a planta, você pode obtê-la no solo quando ela estiver aquecida. De meados a final de maio é um tempo popular para pessoas da costa oeste, mas na costa leste, junho a julho funciona muito bem também.

Você pode treinar melancias, particularmente variedades menores, para crescer em uma treliça inclinada ou vertical. No entanto, muitas pessoas preferem um grande espaço disponível para que suas melancias possam se espalhar, de preferência um onde as crianças e os animais de estimação não pisarão nas vinhas e nos frutos jovens.

Uma opção que muitas pessoas experimentam é cultivar as melancias diretamente no meio de um gramado. Você pode fazer uma pilha de adubo no centro de um espaço de gramado sem uso e plantá-los ali mesmo. As videiras se espalharão e cobrirão lentamente o gramado.

Se você é um jardineiro de canteiros elevados, ainda é possível cultivá-los com algum pré-planejamento. Você provavelmente vai querer escolher uma planta que tenha um hábito de bucha ou miniatura, em vez de uma com vinhas irregulares. Como alternativa, você pode treiná-los para mantê-los em um espaço menor.

Você sabia que é possível cultivar melancia em contêineres também? Você vai querer pelo menos um recipiente de cinco galões para que a planta tenha espaço suficiente nas raízes, mas você pode ensinar sua melancia a subir!

No entanto, você escolhe crescer sua melancia, certifique-se que tem sol pleno. Enquanto suas plantas podem aceitar um pouco de sombra, especialmente nas pontas das videiras rasteiras, elas apresentam melhor desempenho em condições de pleno sol. Esta não é uma planta para guardar o lado sombrio de sua casa.

Solo e Adubação Para Melancia

O solo é uma parte importante de como cultivar melancias, então vamos examinar as combinações ideais de solo para elas!

Solos compactos tendem a ser problemáticos, pois suas plantas estarão lutando para esticar suas raízes. É melhor ter um solo argiloso e bem drenado, emendado com composto. Estrume ou algas marinhas também são boas adições, pois melancias são alimentadores pesados.

A faixa ideal de pH deve ser de 6,0 a 6,5, mas suas videiras podem suportar até 6,8 e talvez até 7 pH. Apenas esteja ciente de que qualquer coisa abaixo de um 6 pode resultar em amarelecimento das folhas ou desnutrição.

As melancias são suscetíveis à toxicidade do manganês, especialmente se a faixa de pH não for favorável para suas plantas. É sempre uma boa ideia ter seu solo testado na extensão agrícola local antes do plantio, para que você possa fazer as alterações necessárias.

Existem duas fases de fertilização que se aplicam às melancias: planta jovem e desenvolvimento de frutos.

Uma planta jovem vai exigir um alto impulso de nitrogênio para fazer seu surto de crescimento. Portanto, para o estágio inicial no plantio e após o plantio, é melhor usar um fertilizante com alto teor de nitrogênio. Isso fornecerá toda a nutrição que suas melancias precisam para desenvolver sua folhagem.

Quando as videiras começam a florescer, é hora de mudar para um fertilizante com baixo nitrogênio, mas com alto teor de fósforo e mais potássio. A combinação de potássio e fósforo é necessária para estimular a produção de flores e para uma frutificação saudável.

Certifique-se de que você faça a troca! Se você ficar com o fertilizante com alto teor de nitrogênio, suas vinhas continuarão a se espalhar por toda parte, mas você pode não produzir muito, se tiver alguma fruta. E o objetivo de cultivar a melancia é comê-la, certo?

A Poda de Melancia

Poda de Melancia
Poda de Melancia

Poda de melancia pode ser complicado, porque pode afetar a frutificação.

As melancias são monoicas, o que significa que elas produzem flores masculinas e femininas na mesma videira. Enquanto isso significa que eles são auto-polinizadores, isso também significa que a poda pode remover acidentalmente as flores que você precisa para produzir frutas.

Normalmente, as flores masculinas tendem a aparecer primeiro em suas videiras, e as flores femininas aparecerão mais adiante nas videiras mais tarde. Sempre deve haver algumas flores masculinas ao redor quando a videira está produzindo flores femininas.

Se você tem o espaço para apenas deixar suas vinhas crescerem em sua própria taxa e tamanho, então, por todos os meios, você pode! No entanto, esteja ciente de que existem desvantagens nesse método.

Quanto mais frutas uma determinada planta está desenvolvendo, menos doce cada fruta se torna. Além disso, a qualidade da melancia diminuirá de outras formas. A casca pode ser menos sólida, ou a fruta no interior pode ter uma textura ligeiramente mole. A vida útil também diminui.

Várias videiras emergem da mesma planta. Para as melhores melancias, você vai querer decidir sobre um número máximo de melões que cada planta produzirá. Para variedades menores, isso pode ser 8-10 melões, mas para melões maiores, pode ser 4-6.

Se você está tentando produzir uma melancia maciça, você pode querer que sua planta dedique todo o seu tempo e energia para fazer uma única melancia. No entanto, você não quer arrancar todas as outras videiras, pois a planta precisa de folhas para coletar energia solar e para se proteger!

Uma vez que cada videira da base da planta tenha um máximo de duas frutas, é bom cortar a ponta da videira além desse ponto, deixando folhas suficientes para que a planta possa continuar a crescer.

Videira de Melancia
Videira de Melancia

As pessoas que cultivam suas melancias em uma treliça podem ser limitadas pelo espaço disponível na treliça, e devem esperar até que alguma fruta comece a se formar. Mais uma vez, tente limitá-lo a um máximo de dois frutos por videira. Em seguida, corte o excesso de crescimento para manter a planta sob controle.

Tal como acontece com qualquer poda, esterilize seus podadores entre cortes para evitar a propagação da doença.

Veja também

Como Fazer a Camélia Florescer Com Adubos e Vitaminas?

Dar a sua camélia a quantidade certa de fertilizante no momento certo faz a diferença …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *