Home / Animais / Alce Branco: Características, Nome Científico e Fotos

Alce Branco: Características, Nome Científico e Fotos

O alce ainda é uma espécie muito difundida e extremamente abundante, apesar das pressões de caça bastante intensas em partes do seu alcance. Porém, o surgimento de um alce incrivelmente branco torna as coisas um tanto quanto diferentes, despertando uma perigosa curiosidade para a espécie.

O Alce Branco – Fotos

Aconteceu numa tarde de outubro de 1990, Jane Armstrong e sua irmã partiram remando em um riacho no Lago Groundhog, com a intenção de prender alguns castores. Ao longo do caminho, eles avistaram um trio de alces na praia. Não havia nada incomum sobre isso pois alces são comuns na área. O que chamou a atenção mesmo era que a vaca e os dois bezerros alces eram brancos.

Crescendo em Foleyet, uma aldeia a 100 quilômetros a oeste de Timmins com menos de 200 pessoas, Armstrong ouvira histórias sobre alces brancos na área; seu pai havia falado sobre ter visto meio século antes. Mas esta era a primeira vez que Armstrong tinha visto um, embora, quando ela era jovem, regularmente montasse linhas de armadilhas no mato junto com seu pai. Vender animais selvagens para compradores de peles é um dos negócios da família.

Hoje em dia, é claro, as pessoas carregam smartphones, e quando os ontarianos do norte avistam um alce com um jaleco branco, como fazem pelo menos a cada poucos anos, eles publicam as provas online. Tais aparições muitas vezes atingem as notícias locais. Um casal de Timmins viu dois dos animais na Highway 101, perto de sua cidade natal em Ontário. Um ano antes, outro par havia sido visto em uma floresta vizinha.

E os alces brancos não são exclusivos de Ontário. Podem ser encontrados onde quer que os alces vivam, inclusive na Suécia, onde um magnífico espécime foi visto recentemente e a notícia correu o mundo. Os alces brancos nos noticiários da noite não são albinos, eles simplesmente têm pêlo branco. Frank Mallory, professor de biologia da Universidade Laurentian, diz que o pêlo nevado é causado por um gene recessivo.

Características e Nome Científico?

Não se trata de uma espécie distinta. Suas características e nomenclatura científica é a mesma de outros alces dependendo de sua região de habitat. Alces alces e alces americanus são as duas espécies sobreviventes atualmente. Alces alces vive na zona conífera do norte da Europa e da Ásia ocidental. Na América do Norte e na Ásia, o alces americanus é um tipo diferente de conceito contemporâneo.

Ambas as espécies podem apresentar o gene recessivo. O professor de biologia da Universidade Laurentian, Mallory, esclarece que alces brancos são mais comuns hoje do que eram no passado. Ele está baseando isso em evidências anedóticas, já que não há dados confiáveis sobre sua prevalência: eles não constituem uma espécie distinta, então o Ministério de Recursos Naturais e Florestal de Ontário não mantém o controle sobre eles.

“Para nós, biólogos, eles têm o mesmo papel que os alces tradicionais”, diz Emilie Kissler, cientista da região nordeste do MNRF. “Eles comem a mesma coisa. Eles usam a paisagem de maneira semelhante ”. A fragmentação do habitat pode ter causado o aumento nos números que Mallory diz ter observado. “Como temos mais estradas, você coloca em terras agrícolas, o que cria uma barreira ecológica”, diz ele. “Os animais não podem se mover e se dispersar como no passado”. Como resultado, “eles estão endogamendo cada vez mais, e temos esses genes recessivos sendo expressos”.

Porque O Surgimento Dos Alces Brancos?

Alce Branco na Neve
Alce Branco na Neve

Um alce sueco completamente branco recentemente ganhou status de celebridade depois que um político local capturou imagens de vídeo dele vagando pela água na região de Värmland, na parte sudoeste da Suécia. O vereador Hans Nilsson disse a uma estação de rádio sueca Sverige Radio que ele é um amante da natureza que freqüentemente tenta filmar ou fotografar os raros alces. Depois de três anos, ele finalmente pegou imagens impressionantes do alce macho cruzando um rio raso e andando pela grama alta. O alce parece ser inteiramente branco, com um suave veludo branco até os chifres.

Apesar da aparência toda branca do animal, sua coloração não resulta do albinismo, uma condição congênita que resulta em perda de pigmentação. Casos de albinismo em animais e em pessoas resultam em olhos de cor clara ou rosada. Alces com pêlo branco brilhante geralmente obtêm esse recurso de um gene recessivo que faz com que o animal cresça em branco com manchas de marrom – uma condição conhecida como malhado.

Embora não seja comum as pessoas verem alces brancos, em comparação com suas contrapartes marrons, vídeos do animal já apareceram antes. No final de junho, dois gêmeos alces brancos foram capturados na câmera na Noruega. Lee Kantar, biólogo estadual de veados e alces do estado do Maine, explicou à National Geographic na época que achava possível que os alces fossem albinos ou malhados (a filmagem não era clara o suficiente para determinar melhor).

Göran Ericsson é professor de alces e alces da Universidade Sueca de Ciências Agrárias. Ele explicou que, embora a condição seja rara, ele vê notícias de alce branco todos os anos, e é possível que a prevalência desses animais fantasmagóricos esteja aumentando. De acordo com Ericsson, alces na Escandinávia enfrentam poucos predadores, a não ser os humanos. “Os caçadores escolheram não matar nenhum alce que seja leve”, disse Ericsson. Em outras palavras, com alces brancos sendo efetivamente protegidos, a seleção natural pode estar tornando a condição mais comum.

“É como uma espécie de criação de cães”, observou ele. “Eles [caçadores] escolhem selecionar traços que de outra forma não teriam ocorrido.” Sem um banco de dados oficial de alces brancos na região, no entanto, não se pode dizer definitivamente que os alces brancos estão se tornando mais comuns.

Alces Brancos Sob Proteção?

Alce Branco Se Alimentando no Mato
Alce Branco Se Alimentando no Mato

Voltando a falar dos alces brancos de Ontário, o encontro de Armstrong com o animal resultou em muito mais do que uma anedota peculiar. Por 15 anos, ela lutou para ter alces brancos protegidos de caçadores, enviando cartas para o governo provincial e outros. Municípios do Nordeste de Ontário, ativistas de animais e grupos indígenas se uniram à sua causa. Muitas comunidades indígenas têm uma conexão especial com o animal. Em 2013, por exemplo, as comunidades de Mi’kmaq em Cape Breton ficaram indignadas depois que caçadores mataram um alce branco e exibiram suas capturas online.

Na época, o caçador de Mi’kmaq , Danny Paul, disse ao CBC : “Não devemos machucá-los de nenhuma maneira, porque eles podem ser um dos nossos antepassados para nos lembrar de algo significativo que vai acontecer dentro de nós. nossas comunidades.” Em 2005, Armstrong e seus amigos fizeram o que desejavam: o Ministério de Recursos Naturais aprovou uma legislação proibindo a caça de alces que são mais brancos em 50%, em certas partes do norte de Ontário , incluindo áreas próximas a Timmins, Chapleau e Foleyet.

Alces brancos podem estar a salvo de caçadores, mas infelizmente estão desprotegidos da linha ferroviária da CN que atravessa Foleyet. Armstrong diz que nos anos 90, um alce branco foi atingido por um trem. Seu sobrinho, o dono do restaurante Northern Lights, montou a cabeça do alce em seu restaurante. Desde então, as pessoas que passam por Foyelet têm garantido uma espécie de avistamento de alces brancos.

Veja também

Por que os Morcegos são Classificados Como Mamíferos?

Muitas pessoas não imaginam que o morcego é um mamífero, pelo fato de voar. Porém, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *