Home / Animais / Spitz Alemão Eurasier: Tamanho, Fotos e Temperamento

Spitz Alemão Eurasier: Tamanho, Fotos e Temperamento

O tamanho de um cão Spitz alemão eurasier oscila entre 47 e 60 cm (como podemos ver nessas fotos) e o seu temperamento é bastante discreto, genioso, silencioso e reservado – ele só chama a atenção mesmo quando algo não vai bem.

Mas essa raça não se destaca das demais apenas pelos seus aspectos físicos e biológico – a sua história também não deixa nada a desejar.

Reza a lenda que eles seriam o resultado do cruzamento das raças Spitz-alemão Lupo de grande porte (os “Wolfspitz”) com os curiosos e não menos singulares Chow-chow (raça chinesa que adaptou-se bem ao nosso clima).

A ideia era produzir uma variedade que combinasse as características físicas e biológicas de ambas as raças. Que fossem fortes, geniosos, trabalhadores, cães de guarda e discretos como os Chow-chow, e ao mesmo tempo dócil, fácil de adestrar, sociável e menos temperamental – características típicas dos Spitz-alemães.

Como se vê, o objetivo não era nada modesto! A nobreza, firmeza, discrição e o gênio de um deveria mesclar-se com a facilidade de adestramento e convívio com os humanos do outro. E desse resultado, surge o original Spitz-alemão-eurasier, uma raça com temperamento bem mais fácil de lidar, e cujo tamanho, como vemos nessas fotos, pode variar bastante.

Mas o trabalho de seleção e cruzamento não parou por aí! Do resultado desta, surge a raça que no início dos anos 60 ficou conhecida simplesmente como Wolf-chow – após ter sido selecionada daquelas que ainda traziam muitas das características dos Spitz-alemães e dos Chow-chow.

Na verdade o Wolf-chow teve que ser cruzado com exemplares dos extravagantes cães “Samoiedas” (cães russos), e somente a partir daí (em meados dos anos 70) a raça Spitz-alemão-eurasier foi finalmente estabelecida! e hoje pode ser considerada uma das raças de cães exóticos mais apreciadas do mundo.

Além Do Tamanho, Temperamento E Fotos, Outras Características Dos Spitz-Alemães-Eurasier

Como pudemos perceber até aqui, o principal objetivo de todo esse trabalho de seleção e cruzamento entre as raças Spitz-alemão e Chow-chow foi, basicamente, obter uma raça que de alguma forma “cruzasse” ambas as características físicas e biológicas.

E ao que tudo indica foi o que aconteceu!, pois o resultado foi a constituição de uma raça com um temperamento bastante sociável, extremamente apegada ao seu dono, com um tamanho mediano, facilmente adestrável, além de discreta, alegre, silenciosa, entre outras características bastante apreciadas nos Spitz-alemães-eurasier.

Na verdade, de tão sociável, já houve relatos de cães que simplesmente “morreram de solidão”. Descobriu-se, da pior forma possível, que eles não toleram bem longos períodos de afastamento do convívio com a família – algo que dever ser plenamente observado por quem quer que pretenda adotar esse tipo de animal.

Para se ter uma ideia desse seu temperamento, o que se diz é que dificilmente alguém que não seja um membro da família conseguirá adestrar um Spitz-alemão-eurasier; eles simplesmente não atenderão a comandos, e poderão até se mostrarem arredios às tentativas.

Spitz-Alemão-Eurasier Na Grama
Spitz-Alemão-Eurasier Na Grama

Eles são desconfiados, discretos, geniosos; não são muito dados à sociabilidade com estranhos; sendo necessário, portanto, que desde pequenos (ainda filhotes) sejam estimulados a uma convivência saudável com as visitas, caso contrário, eles simplesmente escolherão um único membro da família para obedecer.

E os demais poderão se ver em apuros sempre que tentarem agradá-los ou comandá-los – com o risco até mesmo de que se voltem contra os demais membros da família, os quais não elegerão como o “chefe” a ser seguido.

Não São Apenas O Temperamento E Tamanho (como Vemos Nessas Fotos) Que Chamam a Atenção No Spitz-Alemão-Eurasier

O cão Spitz-alemão-eurasier é uma raça que caracteriza-se, entre outras coisas, por uma pelagem considerável, geralmente na cor branca, cinza, castanho, marrom, dourado, entre outras cores consideradas sóbrias.

Na verdades as suas características físicas precisam atender ao que preconiza a Fedération Cynologique Internationale ou Federação Cinológica Internacional – uma entidade sediada na Bélgica, fundada no início do séc. XX, com o objetivo de, entre outras coisas, unir os amantes de diversas raças de cães.

Ela determina alguns padrões que garantem tratar-se realmente da raça em questão; e no caso dos Spitz-alemães-eurasier, a entidade é bem clara sobre as características que o animal deve possuir para ser considerado um verdadeiro exemplar.

Ela diz, por exemplo, que eles devem apresentar um porte equilibrado, tamanho médio, densa pelagem de várias cores em todo o corpo (com exceção das orelhas, topo da cabeça e patas anteriores).

A instituição também deixa claro que um Spitz-alemão-eurasier que se preze deverá possuir um tufo maior de pelos na região do pescoço, cauda volumosa; e até mesmo a língua dos animais deverá ser conferida – ela deverá apresentar-se em um tom rosado (até um azul mais encorpado) – , entre outras características que, na sua ausência, poderão simplesmente descaracterizar o animal.

O Temperamento Dos Cães Spitz-Alemães-Eurasier

Spitz-Alemão-Eurasier Diferentes
Spitz-Alemão-Eurasier Diferentes

Como pudemos perceber até aqui, a expressão que talvez melhor defina os cães Spitz-alemães-eurasier é “temperamento forte”.

Apesar do fato de que os diversos cruzamentos ao longo de décadas conseguiram, digamos, “adocicar” a característica de guerreiros dos seus ancestrais, eles ainda continuam sendo bastante conhecidos pelo seus “gênios fortes”.

No entanto eles são companheiros, fazem de tudo para agradar, são bastante arredios com estranhos, não toleram o isolamento (podem até “morrer de solidão”), são facilmente adestráveis, além de ser essa uma raça sociável por natureza!

Mas não se enganem! O seu temperamento é forte! E por isso mesmo deverão ser treinados, desde cedo, para obedecer comandos e aceitar limites.

Quando filhotes, eles simplesmente destruirão tudo o que, por alguma razão, desperte a sua curiosidade! Não ficarão intactos calçados, pés de mesa e cadeira, objetos pessoais; seja o que for que desperte a sua curiosidade, de imediato será alvo da sua fúria – como uma espécie de reminiscência das características dos seus ancestrais.

No entanto, caso não relaxe com relação ao seu adestramento desde cedo, o que terá é uma raça sempre disposta, discreta, silenciosa, desconfiada, e que quando resolve agir, é para agir mesmo! Eles poderão tornar-se uma ameaça, especialmente para estranhos.

Filhote de Spitz Alemão Eurasier No Colo do Dono
Filhote de Spitz Alemão Eurasier No Colo do Dono

Já com as crianças, eles são todo cuidados! Os pequenos simplesmente fazem deles “gato e sapato”; e ai de quem, por algum motivo, represente uma ameça – mesmo a mais remota – aos pequeninos!

Enfim: o resultado de tais cruzamentos foi a constituição de uma raça com temperamento forte, um porte mediano, além de outras características que podemos ver nessas fotos.

Estão ali, como uma reminiscência ancestral, todas as características de nobreza, dignidade, porte altivo, aptidão para o trabalho, discrição e personalidade; características típicas dos seus parentes distantes: o Spitz-alemão, o Chow-chow e os singulares e originais cães samoiedas.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *