Home / Plantas / Como Fazer uma Horta em um Apartamento?

Como Fazer uma Horta em um Apartamento?

Se você é um amante de plantas, mas mora em apartamento e não sabe se é possível ter uma horta em casa, saiba que a resposta é sim. Você pode ter plantinhas lindas e frescas no seu ambiente.

Na realidade dos dias de hoje, muitas pessoas moram em apartamentos, e essas pessoas desejam ter uma pequena horta para trazer a natureza para o seu ambiente e deixá-lo mais vivo. Sem contar que ter algumas ervas frescas é sempre bom para quebrar o galho no dia a dia da cozinha.

Saiba que existem muitas plantas que se dão super bem em pequenas hortas, mesmo que em apartamento. Isso traz muitos benefícios para quem mora ali, aliás ter hortaliças sempre frescas em casa é sinal de saúde.

Se essa é sua vontade, saiba que existem muitas possibilidades e hoje vamos te ajudar com algumas dicas para manter sua pequena horta morando em apartamento. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Como Fazer uma Horta em um Apartamento

Horta de Couves
Horta de Couves
  • Escolha um local que receba luz solar, isso é super importante para a sua horta, elas precisam receber algumas horas de sol por dia, no mínimo 4 horas diárias, você pode montar sua horta na varanda ou até mesmo perto de uma janela. Isso vale para qualquer lugar, todas as hortas precisam de luz.
  • Outro ponto interessante é escolher o vaso correto, aliás eles ficam ainda mais bonitos e por isso são muito utilizados. Mas é importante que eles tenham furos no fundo para drenar bem essa água.

Não se esqueça que a raiz das plantas precisa ter espaço para crescer de forma saudável, então esse vaso não pode ser raso, eles precisam ter de 7 a 15 cm no mínimo e funciona muito bem para ervas.

  • A escolha da terra também é super importante, precisa ser de muita qualidade. Quando você escolher uma boa terra, colherá boas hortaliças. Por isso pesquise bastante e consulte um profissional antes de comprar a sua terra.

O que a gente tenta fazer é recriar o ambiente que naturalmente essa planta se desenvolveria. Por isso é que devem tomar decisões cuidadosas, procure escolher hortaliças adaptadas ao nosso clima para que seja mais fácil de reproduzir.

  • Outro ponto é decidir a forma de plantio, se vão ser sementes ou brotos. Se você não tem nenhuma experiência nesse assunto, recomendamos que utilize brotos, pois eles vão se tornar uma planta mais rápida e é mais simples também. Diversas plantas podem ser plantadas dessa forma.

Precisa ser cuidadoso na hora de fazer o plantio, não pode machucar a raiz da planta. O mais indicado é fazer berços grandes na terra antes de posicionar o broto, posicione ele e cubra cuidadosamente com o substrato escolhido, depois basta regar.

Horta de Abobrinha
Horta de Abobrinha
  • Fique de olho na forma de regar a sua planta, pois nem todas têm a mesma necessidade de água. Quanto plantados em um mesmo vaso, procure não variar nas plantas, para que não haja esse desencontro. Algumas precisam de mais, outras de menos água, fique de olho.

Fique de olho também no local em que você mora, pois o clima é que vai influenciar diretamente na quantidade de água que sua planta necessita, muita coisa pode influenciar com época do ano, umidade do ar e etc.

É importante também saber a hora certa de regar a sua planta, para que a água não evapore rapidamente. Por isso o indicado é sempre regar no começo do dia e no final da tarde para não correr esse risco.

  • Adubo é super importante, afinal as suas plantas vão precisar de um bom adubo para se desenvolver bem. É do adubo escolhido que sua planta vai captar os nutrientes que ela precisa para crescer de forma saudável. Conforme você vai colhendo as suas ervas, elas vão precisar de mais nutrientes para crescer de novo.

Cada vez que isso acontece a terra vai ficando pobre, assim a planta vai se enfraquecendo com a falta de nutrientes. Escolha um adubo rico em matéria orgânica para que ela cresça bem.

  • Fique de olho nas pragas, elas podem acabar com suas plantas. É natural e comum que depois de um tempo as plantas sejam atacadas por pulgões, por exemplo. E isso pode matar a sua planta, fique de olho. 

Por outro lado, ela também pode receber visitas boas, como é o caso de abelhas e também das joaninhas. As joaninhas inclusive costumam se alimentar de pulgões, elas podem dar fim a esse parasita da sua planta.

As abelhas cumprem um papel importante no que diz respeito a polinização das suas plantas, assim ela se torna mais produtiva. Ajuda na produção de frutos inclusive, então não se preocupe com a visita delas.

O que eu Posso Cultivar Dentro do Meu Apartamento?

Saiba que existem muitas plantas que podem ser cultivadas dentro do apartamento. Por isso selecionamos algumas opções para que você possa cultivar sem medo dentro da sua horta.

Especiarias

Você pode ter uma horta cheia de temperos diversos e que vão funcionar muito bem no seu apartamento, além disso os temperos costumam ser bem fáceis de cuidar e manter. Algumas opções que você pode ter estão:

Tomilho

Um tempero delicioso e fácil de cultivar em vasos, elas não tomam muito espaço e ficam lindos na hora. Se você gosta, pode apostar nele.

Pimenta

Existem diversas opções de pimenta que vão bem em pequenas hortas de apartamento, podemos citar a pimenta biquinho, a pimenta tabasco e a dedo de moça.

Orégano

Esse temperado vai bem em tudo, se você gosta de orégano pode investir nele na sua hora, são fáceis de cuidar e de plantar.

Salsinha

Esse tempero verde fica bom em muitos pratos, a dica da salsinha é que deve ser plantada em um vaso apenas para ela, as suas raízes são maiores e podem precisar de mais espaço.

Hortelã

Uma erva super útil, você precisa ter na sua hora. Você vai precisar de um vaso grande para ela, além disso não coloque outras plantas juntos, elas vão precisar de mais espaço para se desenvolverem bem.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *