Home / Plantas / Como Fazer um Canteiro de Flores Com Tijolos

Como Fazer um Canteiro de Flores Com Tijolos

Tijolo é literalmente o bloco de construção do país ao nosso redor. De prédios do governo histórico a casas antigas e estradas de paralelepípedos, o tijolo está em uso há séculos.

Hoje, o tijolo e a pedra ainda desempenham um papel fundamental na construção, decoração e paisagismo. E parece que mais e mais pessoas estão planejando e usando tijolos em seu projeto paisagístico.

E de fato há muitas maneiras de incorporar tijolos em seu espaço ao ar livre para apimentar e torná-lo ainda mais emocionante.

Diversidade de Opções

Pode-se usar tijolo para passarelas e design de parede de jardim para tornar seu espaço mais convidativo. Filas de canteiros de linha para criar uma borda de paisagem em áreas para quebrar o verde de tudo.

Qualquer jardineiro ou paisagista concordará que talvez não existam regras rígidas quando se tratar de tijolos no jardim. Ao contrário, há toneladas de ideias.

Tijolos oferecem uma excelente maneira de fazer um jardim de longa duração e tem um custo muito baixo para manutenção. Tijolo oferece um estilo que é muito à prova de intempéries e deve durar anos.

Como Cercados ou Delimitações

Faça uma borda de “vedação” ou mini muros de arrimo ao redor de canteiros de flores. Use tijolos tipo um deitado e outro na posição vertical para criar uma cerca de jardim de tijolos simples, para manter a parede, em um jardim vertical ou um “mini jardim de parede de tijolos” para os canteiros de flores e fornecer uma separação clara da borda do gramado.

Tijolos de empilhamento oblíquos também é bem usado como uma criativa borda de tijolo! Esta é uma maneira um pouco diferente de organizar tijolos e criar alguns elementos visuais para canteiros, superfícies e caminhos.

Aliás, criar caminhos de jardim em seu quintal para separar as mudas de flores e vegetais pode ser uma opção prática principalmente pra quem tenha muitos tijolos extra.

Outra idéia de paisagismo simples, mas de uso visualmente atraente para tijolos é posicioná-los não como um caminho, mas um ponto focal. Muitas vezes, visuais únicos podem ser criados simplesmente elevando as plantas ou criando diferentes níveis. Adicione alguns tijolos aí para destacar e acertar as coisas.

Realce a área em torno de um grande vaso com tijolos. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é usando tijolos recuperados! Tijolos recuperados fazem excelente material de construção para pátios externos e acrescentam um toque de classe, elegância e um toque rústico!

Faça isso criando uma espécie de “palco” para destacar um grande vaso de flores colocando tijolos em um padrão circular maior do que o vaso. Adicione pedras de seixos e coloque pequenos vasos de flores em torno de um maior. O efeito final é deslumbrante!

Tijolos Empilhados

Tijolos Para Canteiro de Flores
Tijolos Para Canteiro de Flores

Faça uma pequena parede de tijolo de jardim como uma borda afiação em seus projetos de paisagem. Empilhe vários cursos de tijolos para fazer uma pequena cerca de muro de pedra ou um jardim elevado. Isso faz um bom contraste. Certifique-se de sobrepor os tijolos para ajudá-los a apoiar uns aos outros.

Tijolos de concreto podem ser usados como uma borda para um jardim elevado. Os tijolos podem então ser usados para plantar flores de combate a pragas como flores de malmequeres, o que muitos afirmam ser de ajuda para manter a praga longe.

Faça um assento no quintal incluindo uma “cama de jardim” de tijolos de concreto. Isso mesmo, tijolos de concreto ou blocos oferecem também essa oportunidade de criar itens interessantes como uma cama de jardim! Basta adicionar travesseiros para o conforto e relaxar!

Uma Experiência Legal

Segue a experiência interessante de uma família que adquiriu uma casa de condomínio na planta e… bem, não gostou muito do acabamento final proposto para seu jardim:

O contrato dizia que a Associação de Proprietários de Casas seria responsável por cortar nossos gramados e áreas comuns, mas nós, os condôminos, os responsáveis pela manutenção dos próprios canteiros de flores em frente às nossas casas, incluindo as bordas.

Até aí tudo bem mas o novo pessoal do serviço de gramado não recebeu esse memorando porque pouco depois de começarem a cuidar da nossa vizinhança, eles colocaram uma trincheira nos canteiros de flores, para nosso desalento.

Flores no Canteiro de Tijolo
Flores no Canteiro de Tijolo

As bordas das trincheiras são baratas, mas não impedem que a cobertura gramínea ultrapasse para o canteiro de flores. Pior ainda, como temos solo argiloso que não escorre, toda vez que chovia a trincheira se transformava no perfeito viveiro de mosquitos. Não preciso dizer que, obviamente, a maioria dos meus vizinhos lidou com as trincheiras, substituindo-o com a sua própria borda do jardim.

Vi alguns exemplos de bordas criadas pela vizinhança que ficaram simplesmente apaixonantes e até criativas. Mas eu sendo eu, enquanto gostava do que via, não queria ser uma imitadora e colocar as mesmas bordas de pedra dos meus vizinhos. Eu queria algum tipo de pedra, de preferência de tijolos.

No entanto, sou muito exigente com o meu tijolo. Eu gosto do meu tijolo velho e desgastado, tipo as velhas paredes de pub inglesas. Eu estava tendo dificuldade em localizar uma grande carga de tijolos que tinha tal caráter. Todo o tijolo que vi para venda eram pavimentos de tijolos novos, padrões modernos. Ótimo se você está construindo um pátio, mas não tão grande e interessante para o que eu queria.

Um belo dia meus sogros, sem querer, acabaram me socorrendo. No verão passado, eles estavam nos levando em uma excursão pela pequena fazenda que eles herdaram. Nós nos deparamos com uma pilha de lixo e sobras de construção dentro da propriedade. E, pra minha exultação, vi alguns tijolos entre as garrafas de cerveja e lixo na pilha.

“Ei pai, o que você vai fazer com os tijolos?” perguntei a meu sogro.

“Quero é me livrar deles, jogá-los fora, assim que descobrir como.” Ele disse.

“Posso pegá-los pra mim?”, Perguntei.

Meu marido me deu logo aquele olhar que era uma mistura entre isso pode ser legal mas algo me diz que vou ferrar minhas costas. E de fato nós carregamos tantos tijolos quanto o porta-malas do nosso carro pôde suportar. Algumas viagens depois e eu tinha tijolos suficientes para fazer uma borda seca no jardim ao redor dos meus canteiros de flores.

Ainda bem que eu já tinha a trincheira praticamente pronta porque meu marido só ajudou a trazer os tijolos mesmo. Tudo o mais ficou por minha conta! Terminei de alargar a trincheira entre o pátio comum e meu jardim para encaixar meus tijolos, preenchi com areia para que meus tijolos assentassem melhor no barro sem correr o risco de desalinhar e comecei a empilhar.

Jardim Feito de Tijolos
Jardim Feito de Tijolos

Uma fileira de cada vez, fui preenchendo toda a borda, me certificando de que havia um mínimo de alinhamento e nivelamento. Para isso, fui colocando estacas no chão e amarrando uma fita ou barbante entre elas pra servir como guia. E assim fui empilhando até atingir a altura desejada (ou até acabar os tijolos). E é isso! Orgulhosa porque foi eu que fiz!

Eu amo o visual do tijolo bem gasto no meu canteiro. Eu também gosto que tenha vindo de um lugar pertencente a família do marido há pelo menos 50 anos, talvez mais. Eu gostei que eu ajudei a manter algo útil de entupir um aterro. O melhor de tudo eu gostei do preço: foi grátis!

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *