Home / Plantas / Ipoméia Roxa, Amarela, Branca e Rubra Com Fotos

Ipoméia Roxa, Amarela, Branca e Rubra Com Fotos

A ipoméia é um gênero de plantas com aproximadamente 500 árvores resistentes ao clima quente. Existem também nesse gênero, arbustos, bem como plantas herbáceas rastejadas e entrelaçadas. Essa planta pertence à família Convolvulaceae.

As espécies dessas plantas podem ser conhecidas com o nome de glória da manhã. Elas são cultivadas como tipos de plantas ornamentais pelas suas flores atraentes e de cores múltiplas.

E é exatamente sobre isso que vamos comentar neste artigo. As tonalidades das flores roxa, amarela, branca e rubra.

Um Pouco Sobre as Ipoméias

A glória da manhã parece uma plantação espetacular se fica juntamente com outras plantas em cercas e jardins rasteiros. A ipomeia, para muitas pessoas, não é uma planta fácil de cultivar, mas todo ano se tem, bons resultados e variados, dependendo da estação.

As plantas precisam ser estabelecidas para florescer. Isso significa que é uma boa ideia germinar cedo para proporcionar um período de crescimento mais longo. Mas se deve prestar atenção ao frio, pois esse é um grande problema.

A menos que você esteja em um local protegido, não plante até estar mais quente. Se acaso estiver no inverno, cubra a plantação para proteção.

Flor Glória da Manhã
Flor Glória da Manhã

As glórias da manhã são vigorosas e crescem bem, mas tendem a florescer melhor nos verões mais quentes. Ela é uma planta alpinista e cativante e é por isso que muitas pessoas tentam cultivá-las todos os anos na esperança de ter um jardim maravilhoso. É impossível resistir.

As impressionantes flores das glórias da manhã atraem polinizadores: abelhas, mariposas e outros insetos, bem como beija-flores. Uma única flor dura apenas alguns dias, mas a planta produz tantas novas que seu tempo de floração dura por muito tempo. A flor pode mudar de cor à medida que envelhece.

Características e Poda

Essa planta anula é florescente e entrelaçada. Pode ser semeada ao ar livre a partir dos meses mais quentes. Elas também podem ser plantadas como plantas pré-cultivadas. Lembre-se de deixar entre 50 e 60 cm entre cada muda.  Mas somente faça isso quando a temperatura estiver amena.

Crescerá uma flor de altura aproximada de 3 metros. Os pelos pequenos são direcionados diagonalmente para baixo na parte aérea e nas hastes. Isso é uma característica facilmente identificável.

As flores são originalmente vermelhas, mas agora existem muitas variedades que variam do branco ao rubro com pétalas mais escuras. Como em todas as glórias da manhã, as flores florescem pela manhã e murcham ao sol da tarde do mesmo dia (em dias nublados à noite). Algumas das sementes podem ser venenosas.

A ipomeia comum precisa de estacas finas, redes ou cordas para crescer e subir.

Ipoméia Roxa

A ipoméia roxa é uma espécie de planta nativa do país mexicano e da América Central. Tal nome designa várias das 700 espécies da planta. Seu nome se dá ao comportamento que suas flores têm de se abrirem à luz ou durante o período noturno. Além do mais, sua coloração arroxeada denota extrema beleza.

Ipoméia Roxa
Ipoméia Roxa

Como todas as flores glórias-da-manhã, essa planta acaba se enlaçando ao redor de certas estruturas com os seus galhos. Ela cresce em até 3 metros de altura. A folha tem o formato de coração, bem como os galhos possuem pelos de cor amarronzada. A flor é hermafrodita, com 5 pétalas, no formato de trombeta, o que predomina um tom roxo, com 3 a 6 cm de diâmetro.

Ipoméia Amarela

A ipomeia amarela é um tipo de trepadeira parecida com um “cipó”. Pertence a família Convolvulaceae e é nativa de regiões tropicais como Américas, Ásia e África. É muito vigorosa, perene e com crescimento rápido.

Essa tonalidade da planta tem a escalada anual muito tenra que precisa de um local quente e protegido. Parece adorável com grandes e vistosas pétalas aveludadas.

Como essa espécie raramente é oferecida para venda, isto significa que é preferível cultivar a flor germinando a partir de sementes.

A ipoméia vem de partes quentes do mundo, o que as torna muito sensíveis ao frio. Se após a germinação as plantas jovens recebem uma brisa fria, as folhas murcham e as plantas sofrem. É verdade que, durante os verões fracos, ou em jardins mais expostos, pode ser difícil estabelecer um bom cultivo sem os devidos cuidados.

Na maioria dos centros de jardinagem, se houver plantas à venda, geralmente é de outra cor. Mas mesmo assim, quem cultiva o amarelo tem um jardim muito adorável.

Ipoméia Rubra

A ipomeia rubra também é conhecida como a glória da manhã ou trepadeira cardeal. Como os outros tipos, é pertencente à família Convolvulaceae. É um tipo de planta que se origina da Indonésia. Entretanto, devido a sua condição de cultivo, pode ser encontrada nas diversas regiões do mundo. Isso ocorre especialmente nas regiões onde se apresentam certas características de cunho climático padrão para e espécie onde se tem climas tropicais, equatoriais e subtropicais.

Ipoméia Rubra
Ipoméia Rubra

Trata-se de flores trepadeiras semi-lenhosas e volúveis, com crescimento moderado e a cor rubra. Elas apresentam folhas palmadas, perenes, com 5 a 7 folíolos brilhantes e verde-escuros. O botão floral se assemelha a frutos pequenos. A flor é grande, no formato de funil, com textura cerosa.

Essa é uma forma e tonalidade rara de cultivo. Essa flor tem estames longos e anteras de coloração atípica. A ipomeia rubra é muito atrativa para o beija-flor, a abelha e a borboleta.

Ipoméia Branca

A ipoméa branca, assim como as flores de outras colorações, germina e cresce facilmente a partir das sementes. Mas, lembrando que essa planta deve sempre ser mantida quente. Ela é sensível ao frio e não é resistente, uma vez que é originária dos países quentes do mundo.

Garanta um ambiente quente, dentro de casa ou em uma área externa. Mantenha as plantações cercadas, o que significa não colocar as plantas no exterior sem maiores proteções.

Para que a versão branca germine de maneira simples, coloque as sementes em um pequeno vaso/recipiente levemente com adubo. Os melhores tempos de germinação são nos meses do verão. Se você não tiver nenhum lugar quente para guardar as plantas, adie a germinação.

Em suma, a ipomeia é uma flor muito bonita, com variedades de cores que levam beleza para o seu jardim.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *