Home / Plantas / O Que Significa a Palavra Retriever em Raça de Cachorro?

O Que Significa a Palavra Retriever em Raça de Cachorro?

Apesar de no Brasil apenas a raça de cachorro Golden Retriever receber esse nome, atualmente, no mundo, cerca de 6 raças compõe as raças que recebem a palavra Retriever no nome.

Diferentemente dos dias atuais, antigamente os cachorros não eram animais tratados para serem pets, exceto algumas raças pequenas que compunham parte da realeza, caso contrário, as pessoas tinham cachorros somente se o mesmo tivesse algum propósito, pois em épocas de assentamento onde os homens precisavam caçar para sobreviver, ter um cachorro significava ter uma despesa e uma boca mais para alimentar.

Isso significa que muitos cachorros dos dias atuais possuem uma linhagem sanguínea de grandes cães caçadores de outrora, e os retrievers fazem parte dessa história, sendo resultado de muitos cães que receberam a característica de retrievers há muitos anos atrás.

Apesar dos cães de antigamente serem criados para serem exímios caçadores e assassinos de animais que alimentariam famílias e os próprios, eles sempre tiveram, no fundo, a lealdade e felicidade da companhia de seus donos.

Apesar dos treinamentos intensos, seus temperamentos sempre foram esses que nós temos hoje em dia, de cães felizes, fieis, amigos e devotos do ser humano.

Ao decorrer dos tempos, quando a comida foi ficando mais fácil e quando os retrievers não tinham a necessidade de caçar todos os dias, os mesmos mantiveram em seus instintos essa função de serem retrievers.

Mas, afinal, o que significa esse retriever no nome de algumas raças?

O Que Significa a Palavra Retriever em Raça de Cachorro?

Retriever vem do verbo Retrieve, que em português significa “recuperar”, no sentido de “reaver”, e a explicação para isso está na função que esses cães exerciam em tempos antigos.

Os retrievers eram originalmente cães de caça, cuja principal função era a de coletar a presa. Ou seja, enquanto alguns cães eram responsáveis por correr e matar uma presa, e enquanto outros eram treinados para afugentar ou até mesmo farejar ninhos e encontrar as presas, os retrievers eram responsáveis por pegar as presas e levar
novamente aos seus donos.

Os retrievers sempre tiveram facilidade em farejar suas vítimas e ir até o local em que foram abatidas e trazer o corpo para casa, e isso facilitava muito o trabalho do caçador, já que o mesmo não precisava ficar indo todas as vezes até o local de abate para ficar pegando a presa, pois o retriever fazia todo esse trabalho por conta própria. Ou seja, o retriever recebe esse nome por ser um cão que “retorna” aquilo que lhe é dito para recuperar.

Muitas pessoas dizem que o retriever que compõe o nome de algumas raças tem a ver com o fato de que eles sempre readquirem ou recuperam aquilo que é jogado para os mesmos, e eles só retornam quando encontram os objetos, não sossegando até atingirem essa meta.

Essa conclusão não está errada, mas a história explica de forma mais concisa a origem desse termo, como explicada mais acima.

Raças de Cachorro Que Tem o Nome Retriever

  • Golden Retriever: os goldens são os cães mais populares que recebem o nome retriever, além de serem uma das raças mais famosas e inteligentes do mundo, pois são capazes de aprender inúmeras ordens e comandos mesmo nos primeiros meses de vida e nunca mais esquecê-los. O golden é uma raça angelical, sendo cães extremamente calmos, atenciosos e verdadeiros companheiros leais. Possuem pelos espessos que dificulta muito a água de chegar em sua pele, por isso apesar de amarem a água eles ficam sempre aquecidos.
Golden Retriever
Golden Retriever
  • Labrador Retriever: O labrador é basicamente um golden, porém, sem a grande pelagem dourada, além de terem uma variedade maior de cores e possuírem um porte um pouco menor. O labrador raramente é chamado de labrador retriever no Brasil, sendo chamados dessa forma somente na América do Norte e Europa, mas eles também fazem parte dos cães recuperadores e possuem um comportamento parecido com os goldens.
Labrador Retriever
Labrador Retriever
  • Duck Tolling Retriever da Nova Escócia: como o nome sugere, essa raça era uma exímia raça caçadora de patos, treinados exclusivamente para competições de caça, onde os mesmos eram treinados para levarem o maior número de presas ao final das competições. Essa raça é a caracterizada por ser uma das menores raças entre os retrievers.
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia
  • Flat-Coated Retriever: muitas pessoas pensam que essa raça de cachorro é o mesmo golden retriever com outra coloração, mas eles compõe uma raça única e exclusiva, mais rara que outros, além de serem sempre de coloração marrom ou preta.
Flat-Coated Retriever
Flat-Coated Retriever
  • Curly Coated Retriever: essa raça de retriever é muito parecida com o labrador retriever, como se houvesse uma simples camada de pelo encaracolado por cima da pele. Essa raça demonstra ser muito calma e brincalhona, além de apresentar uma inteligência acima da média.
Curly Coated Retriever
Curly Coated Retriever
  • Chesapeake Bay Retriever: acredita-se que essa raça de retriever seja um cruzamento entre o Flat-Coated e o Curly Coated. O mais interessante dessa raça é que os mesmos tem um temperamento maior que os outros, sendo considerados cães brabos e é até mesmo de comportamento imprevisível.
Chesapeake Bay Retriever
Chesapeake Bay Retriever

Informações Adicionais Sobre os Retrievers

Os retrievers, portanto, são cachorros que possuem um histórico de serem cães que sempre trazem aquilo que lhes fora ordenado a buscar.

É comum lidar com goldens e labradores, que são raças mais comuns, principalmente no Brasil, e perceber que eles são cães que ficam inquietos enquanto não encontram os objetos que são arremessados aos mesmos. Apesar dos séculos, os mesmos ainda possuem em seus instintos a vontade de “recuperar” os objetos aos seus donos.

Os retrievers também são caracterizados por serem cães que são extremamente apaixonados por água, e os mesmos
sempre irão preferir passar muito tempo na água, principalmente no verão.

Algumas raças demonstram ser exímias nadadoras, principalmente o Flat-Coated e o Duck Tolling, sendo que o Duck Tolling caça até mesmo patos na água.

Se você gostou desse post, acompanhe esses outros posts recentes que criamos com muitas informações sobre o Golden Retriever:

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *