Home / Plantas / Trigo e Farinha de Trigo é Carboidrato ou Proteína?

Trigo e Farinha de Trigo é Carboidrato ou Proteína?

O trigo é considerado um dos alimentos mais antigos do mundo, já que faz parte da dieta da humanidade a milhares de anos. Acredita-se que este cereal já exista desde o ano 10.000 a. C. (sendo inicialmente consumido na Mesopâmia, ou seja, na região entre o Egito e o Iraque). Em relação ao seu produto derivado, o pão, este já era preparado pelos egípcios no ano 4.000 a.C., período que equivale à descoberta das técnicas de fermentação. Na América, o trigo foi trazido pelos europeus no século XV.

O trigo, bem como a sua farinha, contém concentração importante de nutrientes, vitamina e fibras. Na sua forma integral, isto é, com farelo e gérmen, o valor nutricional é ainda maior.

O trigo é considerado um alimento universal, e só deve ser retirado da dieta nos casos de doença celíaca (ou seja, intolerância ao glúten), a qual acomete 1% da população; ou nos casos de alergia ou sensibilidade a outros componentes específicos do cereal.

No entanto, como o trigo poderia ser classificado? Ele é carboidrato ou proteína?

Neste artigo, você conhecerá a resposta para essa pergunta, além de outras informações sobre o alimento.

Então venha conosco e boa leitura.

O Consumo de Trigo pelo Brasileiro

Assim como os tradicionais “arroz e feijão”, o consumo de trigo vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros, principalmente através do consumo do famoso “pãozinho francês”.

Segundo os dados da FAO (Food and Agriculture Organization), o trigo é apontado como um dos alimentos estratégicos para o combate da fome.

Dados do IBGE indicam que nos últimos 40 anos o consumo médio per capita de trigo dobrou. Ainda de acordo com esse instituto, cada pessoa consome 60 quilos de trigo em um ano, média considerada ideal de acordo com a OMS.

Grande parte do consumo se concentra nas regiões Sul e Sudeste, provavelmente em razão da herança cultural deixada por italianos e alemães.

Mesmo com o grande consumo por aqui, outros países como o Azerbaijão, a Tunísia e Argentina ainda lideram esse mercado.

Trigo e Farinha de Trigo é Carboidrato ou Proteína?

Farinha de Trigo
Farinha de Trigo

A resposta para essa pergunta é: o trigo contém tanto carboidrato quanto proteína. Os carboidratos em si correspondem a 75 % do conteúdo do grão ou da farinha de trigo. Entre as proteínas, está o glúten, proteína vegetal que corresponde a 10 % da composição do grão.

Os carboidratos são considerados importante fonte de energia, ao passo que as proteínas auxiliam na estruturação dos tecidos corporais, bem como regulam o metabolismo e as reações bioquímicas do organismo.

O gérmen de trigo, particularmente, contém vitamina E, a qual não está presente em outras estruturas do trigo. Esta vitamina atua como antioxidante, combatendo os radicais livres, ou seja, as moléculas em excesso que resultam em problemas tais como o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, ou até mesmo resultam em formações tumorais.

Informação Nutricional: 100 Gramas de Farinha de Trigo

Para cada 100 gramas, é possível encontrar 75 gramas de carboidratos; 10 gramas de proteínas; e 2,3 gramas de fibras.

Entre os minerais, estão o Potássio, com concentração de 151 miligramas; o Fósforo, com concentração de 115 miligramas; e o Magnésio, com concentração de 31 miligramas.

O Potássio auxilia no controle da pressão arterial, assim como nas funções musculares, e estímulos elétricos para o coração e sistema nervoso. O Fósforo faz parte da composição dos dentes e ossos, além de auxiliar na transformação dos alimentos em energia, bem como no transporte de nutrientes entre as células. O Magnésio também faz parte da composição de ossos e dentes, além de regular a absorção de outros minerais e auxiliar no funcionamento dos músculos e dos impulsos nervosos.

O trigo também possui vitamina B1, embora esta quantidade não esteja claramente especificada. A vitamina B1 auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, do coração e dos músculos; também ajuda a metabolizar a glicose.

Receita Caseira com Trigo: Pão de Carne

Como bônus, segue abaixo uma receita versátil com trigo sugerida pelo blogueiros Franzé Morais:

Massa do Pão

Massa do Pão
Massa do Pão

Para o preparo da massa, serão necessários 1 quilo de farinha de trigo fina; 200 gramas de açúcar; 20 gramas de sal; 25 gramas de fermento; 30 gramas de margarina; 250 gramas de parmesão; 3 cebolas; azeite; e um pouco de leite para dar o ponto.

Os ingredientes devem ser adicionados, com acréscimo do leite por último. A mistura deve atingir o ponto de uma massa que desgruda da mão. Esta massa deve ser sovada até que fique bem lisa.

O próximo passo é picar 3 cebolas, e levá-las ao fogo com azeite e um colher (sopa) de açúcar até caramelizar e adquirir coloração amarronzada.

O terceiro passo é separar 30 gramas da massa para fazer bolinhas, que serão recheadas com cebola caramelizada. Essas bolinhas devem ser deixadas para descansar até que dobrem de volume, e então serem assadas a 150 graus.

Tempero e Preparo da Carne

Tempero e Preparo da Carne
Tempero e Preparo da Carne

Para temperar a carne serão necessários 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 500 gramas de filé mignon, 2 colheres (sopa) de óleo, pimenta-do-reino a gosto e sal a gosto.

O alho, o sal, o azeite e a pimenta devem ser batidos no liquidificador. A mistura resultante será passada na carne, a qual deve descansar durante 15 minutos nesse tempero.

A carne deve ser fritada dos dois lados, em óleo pré-aquecido, até que fique dourada por fora, no entanto, ainda sangrenta por dentro.

Passos Finais

A carne, previamente frita, deve ser cortada em fatias bem finas, juntamente com fatias de pão; as quais devem ser unidas e assadas juntas durante 10 minutos.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o papel nutricional do trigo, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Globo Rural. Consumo de trigo mais que dobrou nos últimos 40 anos, mais ainda é pequeno. Disponível em: < https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2015/02/consumo-de-trigo-mais-que-dobrou-nos-ultimos-40-anos-mas-ainda-e-pouco.html>;

Glúten Contém Informação. O valor nutricional do trigo. Disponível em: < http://www.glutenconteminformacao.com.br/o-valor-nutricional-do-trigo/>;

MORAIS, F. Nutricionista mostra a importância do trigo na alimentação. Disponível em: < http://blogs.opovo.com.br/eshow/2016/09/27/nutricionista-mostra-importancia-do-trigo-na-alimentacao/>.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.