Home / Plantas / Qual o Jardim Botânico Mais Bonito do Mundo?

Qual o Jardim Botânico Mais Bonito do Mundo?

Se você é fã de plantas e jardins, vai gostar da nossa seleção de jardins lindos ao redor do mundo. Principalmente durante a primavera, passear em jardins é sempre uma boa pedida. Por muito tempo, passeios em jardins são momentos de contemplação e prazer, o ar livre nos faz bem. O mundo é rico em opção de jardins desde os jardins japoneses até os clássicos franceses, cada um deles possui sua própria beleza.

Por esse motivo, separamos uma lista de 10 jardins que devem constar em seu roteiro de viagem.

Qual o Jardim Botânico Mais Bonito do Mundo?

1 – Jardim Botânico do Brooklyn – Localizado no condado do Brooklyn em NY

Jardim Botânico do Brooklyn
Jardim Botânico do Brooklyn

Esse jardim foi criado no ano de 1910, é um espaço de 21,0437 hectares que fica em uma bairro central de Brooklyn. Esse fantástico jardim botânico possui cerca de 14 mil espécies de plantas por toda sua extensão, possui inclusive um jardim aquático, também tem um jardim inglês temático ligado às peças de Shakespeare, outra curiosidade é o jardim de aromas para cegos. Esse é o primeiro jardim público dos EUA, é famoso também pela imensa plantação de cerejeiras que encanta a todos durante a primavera.

2 – Jardins do Palácio de Versalhes – Região da Ilha de França

Jardins do Palácio de Versalhes
Jardins do Palácio de Versalhes

Esse é um jardim bem grande, ele está localizado do lado oeste do Château de Versailles, possui uma extensão de cerca de 809,3713 hectares de terra. A maior parte das paisagens desse parque é personalizada na forma de um clássico jardim francês muito bem ordenado e simétrico. Possui um gramado perfeitamente aparado, pontilhado em flores, cheio de esculturas em diversas fontes históricas do tempo de Luís XVI. Perfeição a nível de um rei, esse jardim foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO, assim como também o palácio de Versalhes.

3 – Jardins de la Villa d’Este – Tivoli, comuna de Roma.

Jardins de la Villa d'Este
Jardins de la Villa d’Este

É conhecida como uma vila, fundada no século XVI fora da Capital, muito famosa por conta de seus jardins feitos em terraços e por suas fontes abundantes, inclusive uma dessas fontes tocam música. Possui um magnífico espelho d’água que convida os visitantes para se encantar e se apaixonar por essa linda vila que inclusive foi construída em homenagem ao filho de um fidalgo e que também era neto do Papa. Este é um jardim encantador e que reflete a época renascentista da Itália, é um local de paz e contemplação.

4- Jardins de Butchart – Brentwood Bay, Canadá.

Jardins de Butchart
Jardins de Butchart

Esse é um jardim em uma pequena região fértil que fica na Colúmbia Britânica, encanta as pessoas que passam por lá graças a sua vegetação abundante, além de inúmeras flores multi coloridas, esse jardim já possui pouco mais de 100 anos de vida. É um jardim muito bem cuidado, portanto conta com 50 jardineiros exclusivos o dia todo, todos os dias, eles cuidam de cerca de 26 estufas  e aproximadamente 22,2577 hectares de terra. Lá existe um espaço chamado “jardim afundado”, é um local muito bonito. Esse espaço foi feito dentro de uma pedreira de calcário já bem antiga, encantada com a paisagem uma mulher chamada Jennie Butchart que era casa com um famoso dono de uma fábrica de cimento criou a paisagem.

5 – Quintal da Chapaceira – Entre Amsterdam e Haia.

Keukenhof
Keukenhof

Localizado na Holanda esse é um outro jardim na Europa, você vai adorar conhecer esse jardim de tulipas. O famoso jardim em Lisse, chamado Keukenhof é visita obrigatória. Coloque na sua agenda que entre o fim de março e o fim de maio é quando são vistas lindas exposições de tulipas coloridas, jacintos, açafrões e narcisos. De acordo com o jardim, são plantados cerca de 7 milhões de bulbos na primavera por ano. Nesses dois meses o jardim lota de visitantes, são cerca de 1 milhão de pessoas esperadas nesse período.

6 – Jardim Botânico Tropical Nong Nooch – Na Chom Thian, na Tailândia.

Jardim Botânico Tropical Nong Nooch
Jardim Botânico Tropical Nong Nooch

Mais um lindo jardim botânico para nossa lista, esse localizado na cidade de Pattaya além de tudo ainda é um centro de pesquisas especializado em Cicadáceas, ela faz parte de uma família com sementes similares às da palmeira, elas possuem já 280 milhões de anos. Saiba que esse jardim antes de tudo foi adquirido como uma plantação, os novos compradores resolveram utilizar o espaço de 242,811 hectares para cultivar plantas e flores tropicais com a ideia de conservar a espécie. Nesse lindo jardim são cultivadas cerca de 650 espécies nativas, dentro dele existem um jardim de cactos e também suculentas, tem também uma exposição de orquídeas.

7- Jardim Zen Ryoan-ji, Japão

Jardim Zen Ryoan-ji
Jardim Zen Ryoan-ji

Localizado em Kyoto é um templo budista, dentro dele tem um jardim que simboliza a paisagem seca do Japão. Dentro desse espaço existem grandes rochas com cascalho em volta e bem arado. Curiosamente as rochas foram dispostas para que sentado na varanda seja vista apenas uma de cada vez. Por esse motivo eles acreditam que se uma pessoa consegue enxergar todas de uma vez só, ela é iluminada.

8 – Powerscourt House (Powerscourt House & Gardens), Irlanda

Powerscourt House (Powerscourt House & Gardens)
Powerscourt House (Powerscourt House & Gardens)

Esse local é famoso primeiramente pelo seu castelo do século XIII, depois pelos seus jardins que ocupam 19 hectares. Lá no século 19 grande parte desses jardins eram paisagísticos. Este é inspiração do Jardim de Versalhes, e ainda outros jardins bem conhecidos, a partir disso foi feito um jardim japonês, um italiano, inclusive um cemitério de pets.

9 – Jardim Botânico Real de Kew – Reino Unido.

Jardim Botânico Real de Kew
Jardim Botânico Real de Kew

Este fica ao sul de Londres, famoso no mundo total por possuir cerca de 50 mil plantas vivas. Dentro dele também funciona um reconhecido centro de pesquisa botânica, além de uma linda estufa considerada a maior do mundo. Aqui se encontram plantas raras e ameaçadas.

10 – Canteiro de Íris no Jardim de Giverny – França.

Canteiro de Íris no Jardim de Giverny
Canteiro de Íris no Jardim de Giverny

Este famoso jardim fica dentro da casa do pintor Claude Monet, também serviu de inspiração para a série “Nenúfares”, uma série de arte. Nos dias de hoje é possível visitar esse jardim. Lá existe um jardim aquático com uma ponte de jardim japonês, além de jardins floridos.

Veja também

Os Benefícios das Plantas para a Saúde Mental

As plantas têm o poder de transformar um ambiente, não só em termos estéticos, mas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *