Home / Animais / Cachorro Golden Retriever: Personalidade da Raça

Cachorro Golden Retriever: Personalidade da Raça

O cachorro Golden Retriever é uma raça única do Universo dos cachorros, tanto pela sua beleza ímpar quanto por sua amizade e paixão para com os humanos e outros animais, pois o golden retriever talvez seja a raça de cachorro mais sociável que existe, podendo viver em locais onde haja apenas uma pessoa, assim como pode viver em um lugar cheio de pessoas e até mesmo cheio de outros animais, sejam outros cachorros, gatos ou pássaros.
A inteligência do Golden Retriever é admirável, e desde seus primeiros meses eles já podem ser ensinados a fazer xixi no lugar correto, por exemplo, e se o Golden Retriever for ensinado a fazer isso em um local específico, será difícil fazer com que ele mude de ideia ao decorrer dos anos, por isso é necessário escolher um local ideal e com sabedoria.
Golden Retriever Castanho
Golden Retriever Castanho
O Golden Retriever é um raça que entende absolutamente tudo que lhe é dito, e reconhecem facilmente até os tons de vozes, onde eles reagem de formas diferentes dependendo da forma que são chamados. Se eles perceberem que foram chamados de forma alegre ou com uma voz fina em tom de brincadeira, eles atenderão ao chamado com pulos e entusiasmo, porém, se o chamado por feito com tom de ordem ou até mesmo com a voz mais séria, eles facilmente atenderão o pedido de forma fortuita e com as orelhas abaixadas.
Esse post será direcionado a você que pretende ter um Golden Retriever ou a você que gostaria de entender mais sobre a raça e tirar qualquer possível dúvida.
Eu crio meu Golden Retriever há 4 anos e tenho muita experiência com a raça e dividirei todas as informações possíveis com vocês, leitores!

Personalidade do Golden Retriever

O Golden Retriever odeia ficar sozinho, e é por esse motivo que ele simplesmente vai te seguir para absolutamente todos os cantos da casa, principalmente para a cozinha, incansavelmente.
Um dos maiores problemas em se criar um Golden Retriever morando sozinho ou morando apenas com uma outra pessoa e ambos trabalham, é o fato de que o Golden ficará muito tempo sozinho, e quando essa raça se sente muito solitária, ela tende a ficar estressada e acaba até mesmo provocando mordidas em si próprios.
A raça Golden Retriever é uma raça de cachorro que necessita e exige atenção, que precisa constantemente de pessoas ao seu redor para jogar bolinhas, arremessar brinquedos, correr com eles, fazer cafuné e abraçar os mesmos.
Se a ideia for ter um Golden Retriever, leve essas informações em consideração, pois essa raça não suporta ficar sozinha e exige constante atenção, por isso, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, será necessário dedicar algumas horas para conversar e fazer a vida do Golden feliz com simples momentos de atenção exclusiva.
O Golden Retriever é extremamente obediente, por isso desde cedo é importante que o mesmo aprenda ordens como a de sentar e dar a pata, ou a de sentar e ficar no lugar até você chamá-lo. Essas ordens ajudam muito o mesmo a se comportar dentro e fora de casa.

Cuidados Especiais Com o Golden Retriever

A raça Golden Retriever necessita de cuidados especiais pois possuem tendência que outras raças não possuem, principalmente relacionadas com sua pele, que, apesar do porte de raça grande, é muito sensível.
Dependendo do Golden, os mesmos podem ser alérgicos a picadas de pulgas, que ocasionam pequenas lesões, que se forem em locais em que os dentes do cachorro alcançam, eles irão coçá-la ao ponto de remover todos os pelos ao redor e criar círculos enormes na pele quase ficando em carne viva, e ali, para a pele se recuperar, será criado uma gosma e depois feridas.
Por isso, ao pensar em ter um Golden Retriever, é importante levar em consideração gastos com produtos especiais para seus banhos e não apenas shampoos comuns ou os banhos em petshops.
Golden Retriever Filhotes
Golden Retriever Filhotes
Sempre verifique a pele do seu Golden tateando por baixo do pelo, pois às vezes é possível encontrar machucados não visíveis por cima. Nessas áreas, é importante passar remédios contra dermatites alérgicas, dar Nexgard e lavar o local com shampoos especiais como Cloresten.
Os problemas do Golden Retriever são mais relacionados à pele, mas displasias podem ocorrer também, principalmente enquanto são bebês e antes do primeiro ano de vida.
Quando for verificado que a pele do Golden possui picadas ou pequenos ferimentos causados pelas unhas ou dentes, é necessário deixar o Golden usando o cone até a região curar completamente.

Características da Raça Golden Retriever

  • Aparência: o Golden Retriever é caracterizado por seus espessos pelos, principalmente na região da garganta e do peitoral, além de que os mesmos também são sempre comparados com os Labradores caramelos, porém, com muito mais pelos.
  • Costumes: o Golden Retriever vai escolher um local na casa em que ele vai passar a sua vida toda, desde filhote até quando for idoso, portanto, não brigue com o cachorro se ele insistir em ficar mais tempo em determinado local.
  • Agressividade: essa é uma raça de cachorro extremamente pacífica, porém, é uma raça ativa, e irá latir e amedrontar muitas pessoas, mas dificilmente ataca. Outra característica em relação à agressividade, é o fato de que mesmo quando se mete em brigas, principalmente com cães menores, ele raramente fere outro animal, mas simplesmente não deixa ser atacado ao mesmo tempo.
  • Amor por água: um Golden Retriever não pode ver o mar ou uma piscina, assim como não pode ver ninguém regando um jardim, pois eles irão ficar esperando que joguem água neles. O maior problema disso é que muitos cachorros dessa raça, se ficarem com o pelo molhado durante muito tempo, podem apresentar dermatites úmidas, curadas somente através de remédios específicos.

Informações Importantes Sobre o Golden Retriever

  • Um Golden Retriever vive cerca de 10-12 anos.
  • Acredita-se que o Golden Retriever tenha sido originado do cruzamento da caça Tweed Water Spaniel (extinta desde o século 19) com o Flat Coated Retriever Amarelo.
  • A coloração do Golden Retriever pode variar entre tons de amarelo e caramelo, e quanto mais velho o Golden, mais escuro o pelo vai se tornando.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *