Home / Plantas / Qual o Melhor Arroz Japonês e Quais os Seus Benefícios?

Qual o Melhor Arroz Japonês e Quais os Seus Benefícios?

Difícil essa missão de determinar qual seria o melhor arroz japonês; no entanto, os seus benefícios são os típicos oferecidos por essa espécie de vegetal. A saber: doses fartas de carboidratos, alguma proteína, fibras, sem contar o fato de que talvez seja o grão com as menores taxas de gorduras dentre todos os existentes.

Mas o curioso é que o arroz branco, para os japoneses, tem o nome de “uruchi mai”; e é com ele que se faz os famosos sushis, hossomakis, uramakis, niguiris, entre várias outras receitas que têm o arroz como o “carro-chefe.”

Esse tipo de arroz japonês possui uma estrutura diferente do arroz branco que conhecemos aqui no Brasil. Ele apresenta-se como uma pequena esfera branca, que possui como uma das suas principais vantagens o fato de não empapar como os tradicionais.

O problema é que, como parece óbvio, o uruchi mai pode ser encontrado em diversas marcas; das mais caras às mais baratas; com cada uma apresentando os seus pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens.

O arroz Mirokumai, por exemplo, é considerado, por muitos, o melhor arroz japonês e o que mais possui benefícios.  Mas o curioso é que esse arroz é uruguaio! Isso mesmo, uruguaio! O que prova que, quando o assunto são espécies vegetais, há sempre uma surpresa que fica ali, guardada, e capaz de impressionar até mesmo os experts no assunto.

Essa variedade apresenta-se em embalagens de 1 ou 5 kg e é uma das mais utilizadas nos restaurantes dos mais renomados chefs do mundo.

Na verdade o que se diz é que o Mirokumai é o preferido dos mais tradicionais restaurantes japoneses encontrados em São Paulo, Nova York, Califórnia, Londres; e, obviamente, no Japão e demais “paraísos” da comida japonesa no mundo.

Enfim, o Mirokumai é um arroz de “qualidade superior”, tipo “Premium”, cujo principal benefício talvez sejam as suas cerca de 13% da quantidade diária necessária de carboidratos para um indivíduo adulto e cerca de 5% de proteínas em sua composição.

E Quais São, Afinal, as Outras (e Melhores) Marcas De Arroz Japonês Que Existem?

1.Yanagi

Arroz Yanagi
Arroz Yanagi

Bom, a essa pergunta respondo com uma marca conhecida como “yanagi”. Essa, sem dúvida, figura entre as melhores marcas de arroz japonês, e ainda repleta de benefícios, como as suas altas taxas de carboidratos, proteínas, além da vantagem de apresentar pouca ou quase nenhuma gordura.

O seu nome correto é Yanagi Koshihikari, e pode muito bem ser apontada como a preferida na hora de confeccionar o famoso “sushi”.

A marca também é vendida em embalagens de 1 e 5 kg, onde o cliente irá encontrar o típico Uruchi mai, com um belíssimo aspecto reluzente, tamanho curto e arredondado.

2.Minami Mai

Arroz Minami Mai
Arroz Minami Mai

Outro que também está entre os melhores é o Minami mai. Ele pertence ao mesmo grupo que beneficia o Mirokumai, e também é um “grão curto”, com boa aderência – ideal, portanto, para a confecção de sushis, mas também para a do Moschi (apreciado durante as celebrações do Shogatsu), do Sekiha, do Niguiri, entre várias outras receitas da mesma forma especiais.

3. Koshihikari

Arroz Koshihikari
Arroz Koshihikari

Mas também existem as variedades de arroz japonês que, digamos, estão mais perto de nós brasileiros; estas podem ser encontradas até com certa facilidade aqui mesmo no Brasil.

O Koshihikari é um deles! É tradicionalmente usado para o preparo de sushis, e já completa mais de 60 anos de idade sem perder a sua fama de ser um dos que apresentam os grãos mais bonitos dentre todos; além de também ser um dos que podem ser encontrados com maior facilidade fora do Japão.

4. Sasanishiki

Arroz Sasanishiki
Arroz Sasanishiki

Temos também o Sasanishiki, um dos melhores arrozes japoneses, com todos os seus principais benefícios, e ainda com a vantagem de, assim como o Koshihikari, ser facilmente encontrado fora do Japão – inclusive beneficiado por por fabricantes de arroz parboilizado no Brasil.

O que se diz é que anunciar que um prato foi feito com o Sasanishiki conta como uma atrativo a mais em um estabelecimento, pois trata-se de um tipo especialmente produzido na Estação Experimental Agrícola de Furukawa, na província de Miyagi, no Japão, de forma a apresentar características únicas, como a de manter o mesmo sabor em preparos frios ou quentes.

5.Momiji

Arroz Momiji
Arroz Momiji

Mas também podem entrar aqui nessa lista algumas variedades menos prestigiadas, mas que, porém, enquadram-se bem na categoria dos famosos “arrozes japoneses”.

Podemos falar, por exemplo, do originalíssimo Momiji, produzido com alta tecnologia em beneficiamento de arroz, a partir de sementes selecionadas – o que lhe confere um status de “grão superior.”

6.Guin

Arroz Guin
Arroz Guin

Podemos falar aqui também da variedade“Guin”, que apesar de não aparecer na lista dos melhores arrozes japoneses, é produzido também com alta tecnologia!

Essa tecnologia o expõe a um menor número de lavagens – como um típico grão “polido a seco” – , e por isso mesmo possui benefícios ainda maiores do ponto de vista nutricional.

7. Hibari Koshhikari

Arroz Hibari Koshhikari
Arroz Hibari Koshhikari

O Hibari Koshhikari é outra daquelas variedades que utiliza-se do que há de melhor em tecnologia para o beneficiamento do arroz. Ele é o resultado da combinação de outras duas variedades: a Nourin No.1 e Nourin No.22, produzidos no Centro de Pesquisas Agrícolas de Fukui, província do Japão.

Essa variedade de “grão curto”, e de “classe superior”, chama a atenção pelo seu sabor que, na opinião dos seus apreciadores, não pode ser comparado ao de nenhuma outra variedade conhecida.

O Hibari também é polido a seco, e dessa forma entra na lista daqueles tipos que podem ser considerados “ecologicamente corretos.

8.Aizu

Arroz Aizu
Arroz Aizu

A maioria dos seus apreciadores não entendem porque essa outra variedade de arroz japonês não consta entre os melhores – apesar da sua qualidade e benefícios.

No entanto, essa marca é uma das mais utilizadas nos tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo – reconhecidamente um “centro de excelência em comida japonesa.”

Mas talvez o seu grande trunfo seja o de ser uma das marcas mais populares; daquelas que costumam ser facilmente encontradas; como uma espécie pertencente ao, digamos, “mainstream” da produção de arroz japonês. E que por isso mesmo entra aqui nessa lista com os melhores arrozes japoneses do mercado.

Definir qual é o melhor arroz japonês, como dissemos, não é tarefa das mais fáceis. Cada gosto em particular é o que acaba colocando-os nesse ou naquele patamar. Mas, caso queira, deixe aqui a sua lista, na forma de um comentário. E não se esqueça de compartilhar com os amigos os nossos conteúdos.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Infecção Urinária Funciona?

Stryphnodendron adstringens é uma pequena árvore, amplamente distribuída por toda a região do Cerrado do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *