Home / Plantas / Arroz Arbóreo: Benefícios, Propriedades e Como Fazer

Arroz Arbóreo: Benefícios, Propriedades e Como Fazer

O arroz é uma cultura que constantemente figura entre a 3 mais importantes do mundo, só atrás mesmo do açúcar e do milho, e competindo duramente com o trigo, que vem logo atrás.

No Brasil ele também tem o seu prestígio, já que está sempre entre as 10 principais culturas em volume de toneladas produzidas, configurando-se como um dos grandes parceiros do agronegócio brasileiro.

Em muitos países, em especial no Sudeste Asiático – mais especificamente em países como Vietnã, Tailândia, Laos, Camboja, entre outros – , ele é considerado alimento essencial.

Assim como também na China, Índia, Bangladesh, Indonésia, entre outros países, para os quais o arroz é o alimento básico e o mais produzido dentre todos.

E esse simples porém nutritivo alimento torna-se ainda mais importante quando se descobre que ele é uma das mais importantes fontes de carboidratos da natureza! E melhor ainda: altas taxas de carboidratos com pouquíssima gordura – uma combinação praticamente imbatível em tempos de aumento dos casos de obesidade no mundo.

O arroz é rico em vitaminas do complexo B, e sobre essa comunidade de vitaminas tudo o que se disser ainda será pouco, já que elas contribuem para regularizar o fluxo sanguíneo, ajudam na quebra de moléculas de gordura, produzem um magnífico relaxamento das paredes das veias e artérias (e com isso regula a pressão arterial), entre inúmeras outras funções impossíveis de serem descritas em tão poucas linhas.

Isso sem contar o fato de que o arroz é uma delícia! Um “Arroz com Pato no Tucupi”, por exemplo, é um assombro! O tradicionalíssimo “Arroz de Carreteiro” é insuperável! E o que dizer dos não menos tradicionais “Baião de Dois”, “Arroz de Suã”, das inúmeras variedades de Risottos, entre outras diversas iguarias que têm o arroz com base?

E para completar, ele ainda pode ser encontrado em inúmeras outras variedades, como o original “Arroz Arbóreo”, uma variedade trazida diretamente da Itália, e que possui esse nome em uma homenagem à sua província de origem, “Arbóreo”, localizada na região não menos singular e original do Piemonte.

O arroz Arbóreo é mais famoso por se prestar bem ao preparo de risottos e de arroz-doce, muito por conta do fato de que, após o seu cozimento, apresenta uma consistência mais firme, resistente à mordida e com uma cremosidade que as variedades de arrozes que conhecemos aqui no Brasil não conseguem, de maneira alguma, imitar.

Benefícios, Propriedades E Como Fazer O Arroz Arbóreo

Entre as principais propriedades do arroz arbóreo (por 100g), podemos destacar as suas cerca de 174 calorias, 39,1g de carboidratos, 4 g de proteínas, 1,8 g de gorduras, além de 0,5 g de fibras.

Números que logo nos levam a supor que estamos falando de uma variedade riquíssima, fonte incomparável de energia, com mais fibras e carboidratos do que a maioria das variedades conhecidas.

O arroz Arbóreo também destaca-se dos demais pela sua maior concentração de amido (o que lhe confere um aspecto mais cremoso quando cozido), facilidade de incorporar os temperos e textura mais encorpada.

No mais, podemos dizer que esse um tipo de arroz que podemos, sim, chamar de popular; daqueles que podemos encontrar com facilidade numa gôndola de supermercado; à parte algumas características nutricionais que lhe conferem uma certa originalidade.

Como dissemos, o arroz Arbóreo, à parte as suas propriedades, benefícios e formas de se fazer ou preparar, chama a atenção por se prestar melhor ao preparo de risottos, sendo bastante comum que os grandes “chefs” e os grandes restaurantes o prefiram, em detrimento de outras variedades até bem mais tradicionais.

Principais Benefícios Do Arroz Arbóreo

1.Faz Bem Para O Coração

Isso devido ao fato de ser um vegetal, e como a maioria dos vegetais, o arroz Arbóreo possui as chamadas “gorduras boas” (o HDL), que atuam, entre outras maneiras, na diminuição do “mau colesterol” (o LDL).

Mas também por ser rico em vitaminas do complexo B; vitaminas que contribuem para tornar mais fluido o sangue nas artérias e veias, além de tornarem estas mais relaxadas, e consequentemente reduzir os riscos do desenvolvimento de hipertensão.

Pacote De Arroz Arbóreo
Pacote De Arroz Arbóreo

2.Possui Propriedades Anticânceres.

Previne especialmente o câncer de estômago, graças a diversas substâncias antioxidantes, ao seu baixo teor de gorduras saturadas, grande quantidade de fibras, entre outras substâncias que, unidas, evitam danos às paredes e mucosas estomacais.

E mais: diminuem os ricos do aparecimento de úlceras gástricas e duodenais, além de regularizarem o trânsito intestinal, considerada uma das melhores garantias da diminuição dos riscos de desenvolvimento de tumores malignos nessa região.

3.É Um Parceiro Na Lutra Contra O Peso

Ilustração de Luta Contra o Peso
Ilustração de Luta Contra o Peso

Outro benefício do arroz arbóreo, à partes as suas propriedades e diversas maneiras de ser preparado, é com relação à luta contra a obesidade, um mal que já afeta 1 em cada 8 indivíduos no mundo (de acordo com a OMS), e ainda considerada a segunda principal causa de morte (só perdendo mesmo para os distúrbio pulmonares e respiratórios).

Aqui o benefício ocorre por meio da ingestão maciça de fibras que, como se sabe, resulta numa oportuna sensação de saciedade, que por consequência diminui as idas até a geladeira.

Mas também por possuir substâncias capazes de atuar na quebra de moléculas de gorduras, eliminar toxinas, evitar a retenção de líquidos, entre outros transtornos que acabam sendo notados com mais evidência no aumento de peso, que é apenas uma das suas piores consequências.

4.Ajuda a Produzir Neurotransmissores

Neurotransmissores
Neurotransmissores

Por fim, um outro benefício do arroz arbóreo, além da facilidade com que pode ser feito e das suas propriedades nutricionais, é uma capacidade de contribuir para a produção de neurotransmissores, entres os quais, a ocitocina, serotonina, dopamina, endorfina, entre outros.

Isso sem contar a sua capacidade de ajudar as enzimas neuroprotetoras do cérebro a entrarem em ação, reduzindo a quantidade radicais livres, eliminando toxinas, entre outras ações que contribuem para a manutenção de um cérebro saudável e livre dos riscos de desenvolvimento de algumas da principais doenças ligadas ao cérebro.

Os antioxidantes do arroz arbóreo ainda atuam na proteção das células; eles impedem a formação de exemplares defeituosos e as ajudam a executarem corretamente os seus metabolismos.

Já as vitaminas do complexo B fortalecem os tecidos cerebrais, o sistema imunológico, tornam mais resistentes as células cerebrais, entre inúmeras outras ações dessa verdadeira dádiva da natureza.

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Qual É O Maior Estado Produtor De Soja No Brasil? E a Região?

A soja, sem dúvida, um dos carros-chefes do agronegócio brasileiro, ali, lado a lado com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *