Home / Plantas / Babosa: Curiosidades e Fatos Interessantes sobre a Planta

Babosa: Curiosidades e Fatos Interessantes sobre a Planta

A babosa é uma planta recheada de propriedades e pode ser utilizada por todos que desejam usufruir dos seus benefícios. Ela também possui fatos interessantes e curiosidades que muitas pessoas não sabem. E para isso que estamos aqui, para mostrar tudo sobre a babosa, os benefícios que ela proporciona aos humanos, as curiosidades que ela guarda e muitos outros fatos interessantes sobre a planta. Veja abaixo!

Características da Babosa

A babosa é uma planta oriunda do continente africano e do oriente médio, sendo assim, ela adora regiões tropicais e climas mais quentes. Com um enorme poder de adaptabilidade, ela sobrevive aos locais mais inóspitos e consegue se desenvolver com qualidade em diferentes ambientes. Ela possui as folhas esverdeadas com pontas e pequenos “espinhos” nas extremidades, muitas vezes lembra um cacto ou uma suculenta, não à toa, pois ela está na mesma família que os mesmos. 

Planta Babosa

Além disso, elas são caracterizados como pequenos arbustos, já que desenvolvem-se como árvores de pequeno porte, porém, se tiverem condições, são capazes de crescer até 3 metros de altura. Seu caule é todo ramificado, de base lenhosa e comprido, como as folhas, que são distribuídas em formato de rosetas. Existem diferentes tipos de babosas, e todas estão presentes no gênero Aloe, dentro da família Liliaceae. Muitos conhecem a planta por Aloe Vera, mas a verdade é que essa é apenas uma espécie, estima-se que existam cerca de 400 espécies,  podemos citar algumas como: 

  • Aloe Barbadensis
  • Aloe Arborescens
  • Aloe Maculata
  • Aloe Saponaria
  • Aloe Chinensis
  • Aloe Flava 
  • Aloe Indica
  • Aloe Rubescens

Entre muitas outras! Cada uma com sua característica e peculiaridades, porém, ambas com as mesmas propriedades e benefícios. Sendo assim, é preciso conhecer a babosa para saber todos os benefícios que elas podem nos proporcionar. Conheça a seguir as principais curiosidades e fatos interessantes dessa planta medicinal que acompanha os seres humanos há muito tempo. 

Curiosidades e Fatos Interessantes da Babosa

Para conhecer ainda mais os benefícios e propriedades da babosa, conheça os fatos interessantes e as algumas curiosidades dessa  excelente planta, capaz de curar diversos males no nosso organismo. 

Uma Planta Medicinal Histórica

A planta é utilizada pelos seres humanos há muito tempo, desde os primórdios, quando foi descrita pela primeira vez como planta medicinal, e os primeiros registros datam de seu uso na China, há mais 5 mil anos. Há registros de que a planta era um dos principais segredos de beleza da Cleópatra, ela utilizava para manter o brilho e a hidratação da pele e do cabelo, sendo assim, a planta era considerada “a planta da imortalidade”. Alexandre, o Grande, um dos principais nomes do Império Romano, passava o gel da babosa em seus soldados quando estes eram feridos nas batalhas, suas tropas eram fortalecidas pelo incrível gel. 

Resiste a Diversos Ambientes

Um fato que contribui muito para a disseminação da babosa em praticamente todos os lugares do mundo (menos em terra muito frias) é que ela é muito resistente. Capaz de suportar altas temperaturas e não necessita de grande quantidade de água, pode ser regada a cada 2 ou 3 dias. Por isso teve fácil disseminação nos diferentes continentes e é amplamente cultivada tanto aqui no Brasil, quanto no mundo todo. 

Rica em Propriedades Medicinais

Praticamente todos os benefícios da planta estão presentes no seu gel transparente, esse que conta com diversos tipos de minerais, vitaminas e substâncias excelentes para o controle e manutenção do nosso organismo, conheça algumas abaixo:

Uma Babosa Aberta Escorrendo Seu Liquido
  • Zinco 
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Manganês
  • Vitaminas A, C e do Complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6)
  • Aloína
  • Lignina
  • Enzimas
  • Ácido Fólico

Essas substâncias quando mescladas, como no gel da babosa, são um poderoso antídoto contra queimaduras, cortes, ferimentos e muitas outros benefícios que você pode conferir abaixo!

Benefícios da Babosa

Fortalece os Fios do Cabelo

Essa é das principais utilidades da babosa, a hidratação dos cabelos, utilizado por muitos para dar brilho e hidratar o cabelo, você pode procurar por receitas e fazer um incrível shampoo natural, sem sair de casa. 

Hidrata a Pele

Além disso, ela é capaz de estimular a produção de colágeno e auxiliar no regeneração da pele, sendo assim, pode ser utilizada tanto para cicatrização de queimaduras, ferimentos, cortes, quanto para a manutenção do brilho e da hidratação da pele. 

Auxilia no Emagrecimento

Para quem procura perder peso, a babosa é uma excelente opção. Através do seu suco, suas propriedades agem dentro do organismo e mantém um elevado grau de saciedade. Desta maneira, junto com exercícios e uma dieta balanceada, ela pode ser muito eficaz para quem deseja perder alguns quilinhos.

Poderoso Anti-Inflamatório

Além disso, o gel da babosa pode ser utilizado como um poderoso anti-inflamatório, já que suas substâncias contém propriedades capazes de estimular o combate a ferimentos, machucados, etc. O poderoso gel pode ser utilizado na cura de dermatites e de outros problemas referentes à pele humana. 

Contra as Pedras no Rim

O gel da babosa, além de tudo isso que foi citado acima, ainda é um poderoso antídoto contra as pedras no rim. Por possuir uma grande quantidade de desintoxicantes e anti-inflamatórios ele é capaz de agir naturalmente no nosso organismo e eliminar diferentes toxinas, dores e substâncias que não são bem vindas ao nosso corpo. 

Por Que Consumir Babosa? 

Você não precisa ter uma babosa em casa para usufruir de seus benefícios, mas se tiver, melhor ainda. Você pode encontrar babosas em casas agrícolas, feiras, ou alguém que more perto de você provavelmente vai possuir essa planta tão característica. Ela é uma planta muito fácil de ser cultivada e pode se adaptar na sua casa com apenas um pouco de água, muito sol e claro, espaço para ela crescer. 

Extrato de Babosa em um Pote

Consuma babosa, seja em forma de shampoo, creme, suco ou mesmo extraindo diretamente da folha e passando o gel na pele. Ambas são maneiras efetivas de fazer uso dessa incrível planta, que contribui com nosso organismo e é capaz de eliminar muitos males. Existem diferentes receitas para cada uso da planta, basta procurar, realizar e usufruir! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *