Home / Plantas / Rabo-de-Gato: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Rabo-de-Gato: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Rabo-de-gato é um nome realmente bastante diferenciado, não acha? Bom, esse termo se refere comumente a um tipo de flor bem exótica e também popular encontrada em muitas partes do Brasil.

Ela é conhecida com o nome acalifa e acalifa-rasteira. Essa planta, rabo-de-gato, provém da Ásia, recebendo a nomeclatura por causa da forma semelhante a de um rabo de felino.

Características do Rabo-de-Gato

A planta se caracteriza pela presença de alguns “pelos” que nascem nas estruturas das flores. Eles fazem ela se assemelhar muito com rabos de gatos.

Com grande incidência no país indiano, o rabo-de-gato acaba não crescendo tanto. O máximo de comprimento é 40 cm. Ela é perene, florífera e herbácea. A cor das suas flores se mostra de um tom vermelho bem vivo, com aparência parecida com pelúcia.

A folha é um tanto baixa e densa. Ela possui um formato em denteado e com leve toque aveludado. Seu caule é fino e lenhoso. Além do mais, é uma rústica espécie que pode ter o cultivo nos climas subtropicais, equatoriais e tropicais.

Por apresentar resistência, existe a chance de floração durante todo o ano. Há variedades da espécie tão peculiares que produzem as flores nas tonalidades avermelhadas, mas também esverdeadas e amareladas.

Os Tipos de Rabos-de-Gato

A Acalypha wilkesiana se mostra bem difundida em terras nacionais. A folhagem tem uma tonalidade marrom-acobreada, com manchas mais ou menos rosadas, brancas ou pretas. As flores são pequenas.

A Acalypha wilkesiana macafeana possui a folha aval e vermelha, que pode se destacar em tons bronzeados e vermelhos-escuros. A Acalypha hoffmannii possui a folha esverdeada com algumas manchas bancas.

Cultivos do Rabo-de-Gato

Essa planta não faz exigências quanto aos cuidados em seu cultivo. Contudo, algumas dicas vão servir para que haja uma desenvoltura melhor da espécie, com a floração seja frequente.

Uma das dicas é a forma de iluminação que o rabo-de-gato necessita. Procure cultivar nos locais com meia sombra e/ou pleno sol. Priorize o solo bem fértil, de matéria orgânica, bem como regas regulares. Isso quer dizer que a terra tem que estar sempre úmida. No entanto, não encharque a flor, afinal, água excessiva propicia o surgimento dos fungos.

A adubação é uma importante etapa para essa planta. Contudo, acabe borrifando os nutrientes nos horários onde o sol não esteja tão forte. Isso não permitirá que as folhas queimem.

Embora seja resistente, o rabo-de-gato comumente não suporta as geadas. Esta planta tem condições de ser cultivada nos vasos ou jardineiras com outros tipos de espécies, sendo também considerada planta para forração. Isso é, serve como uma forma de grama.

As combinações de outras plantas acabam favorecendo um visual, bem como deixa a terra mais molhada por bem mais tempo. Uma outra dica para plantio desse rabo-de-gato é com relação a formação dos maciços e das bordaduras no seu jardim. Os crescimentos podem acontecer quando a primavera se inicia, durando até a chegada do verão.

O Cacto Rabo-de-Gato

Além dessa espécie que foi citada acima, é possível encontrar a espécie de suculenta, ornamental e florífera. Esta tem as caracterizas de ramos que, de início, se apresentam bem eretos. Contudo, depois, tornando-se prostradas ou pendentes.

Tal cacto vem do México, florescendo na primavera. Sua flor é zigomorfa (isso quer dizer que existe simetria bilateral), bem como tubular. Grande, ela pode ser encontrada nas cores intensas como vermelho ou rosa.

Cacto Rabo-de-Gato
Cacto Rabo-de-Gato

O que acha dessa opção de decoração para sua residência? É um tipo de flor inusitada, ficando ótima como destaque principal do seu jardim! Curtiu? Procure sementes e mudas em uma loja especializada.

As Formas de Cultivar a Planta

Locais bem ensolarados, bem como com solos ricos em uma permeável matéria orgânica e com certo teor úmido. Estas condições são ideais no caso de cultivo da espécie. Prepare os canteiros limpando as terras dos inços e das plantas fenecidas.

Revolva a uma profundidade com 15 até 20 cm, acrescentando esterco do bem curtido. Uma quantidade boa é de aproximadamente 3 kg/m2. Se os solos forem muito argilosos recomenda-se adicionar areia de construção. Isso o tornará mais poroso. A muda dessa planta é comercializada em caixas que tenham 15 unidades.

Use um espaçamento com 15 cm entre as plantas, bem como entre as linhas desencontradas, caso o canteiro sirva como forração. Para as linhas nas bordas do canteiro, plante em um espaçamento com 12 até 15 cm entre as mudas.

Abra um buraco pequeno, acomodando a muda, bem como aconchegando a terra. Aperte de leve fixando a planta em seu lugar. Não se esqueça de regar depois do plantio.

Mudas da Acalypha

Para fazer as mudas do rabo-de-gato pode-se usar as estacas dos ramos, colocando o enraizamento na areia de construção. Tente manter tudo úmido, com o cultivo protegido.

Mudas da Acalypha
Mudas da Acalypha

Depois do enraizamento, faça os transplantes para recipientes que tenham substratos misturados de:

  • Terras de canteiro;
  • Adubos animal;
  • Areia.

As proporções são de 5:1:1.

Mais uma vez: não se esqueça de regar após fazer o plantio.

Paisagismo e Uso Decorativo

É um tipo de planta interessante no que consiste em fazer enormes tapetes. Sua coloração vermelha contrasta com as outras cores variadas, bem como somente verdes.

Já foi utilizada desde anos atrás, com seu cultivo sendo simples. Também é possível cultivar nos vasos, como planta pendente.

Acalifa Macarrão

A Acalifa Macarrão é um tipo de planta arbusto. Arbusto é uma planta de pequeno até médio porte, possuindo ramos e caules lenhosos que passam a se ramificar próximos ao solo.

Tem angiospérmica (planta com flor), sendo é semi-herbácea. Apresenta um formato bem peculiar e interessante. Isso acaba por chamar a atenção de pessoas, especialmente de crianças, devido sua excêntrica aparência diferenciada, bem como sua textura lembrando o rabo-de-gato.

Acalifa Macarrão
Acalifa Macarrão

A Acalifa Macarrão tem o nome cientifico Acalypha Hispida, pertencente à família das plantas Euphorbiaceae. Essa planta se caracteriza por possuír substancias latescentes. Um bom exemplo é o látex. Ele se utiliza na fabricação dos produtos diversos, como: plásticos, tintas, sabões, cosméticos, perfumes, batons, papéis e etc.

A Acalifa Hispida é típica da Ásia, mas nativa da Índia. Ela é conhecida popularmente pelos nomes seguintes:

  • Acalifa Macarrão;
  • Manto de Candela;
  • Crista de Peru;
  • Moco de Pavo;
  • Macarrão;
  • Rabo-de-Gato;
  • Rabo de Galo Vermelho;
  • Rabo de Macaco;
  • Rabo de Raposa;
  • Rabo de Gato Vermelho.
Manto de Candela
Manto de Candela

Curtiu esses fatos interessantes sobre a rabo-de-gato? Essa planta é bem peculiar, não?

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *