Home / Plantas / Flor do hibisco Cai Antes de Abrir. E Agora? O que Fazer?

Flor do hibisco Cai Antes de Abrir. E Agora? O que Fazer?

Os jardins sempre tornam a nossa casa mais gostosa e confortável. Além do perfume, as flores podem trazer muito colorido e beleza para os mais diversos ambientes. Uma das flores mais populares no Brasil é o hibisco. Caso você esteja pensando em plantar essa flor no seu jardim, acompanhe nosso artigo para conhecer algumas dicas e cuidados essenciais para o crescimento saudável do hibisco.

Características da Flor

A espécie de hibisco mais popular no Brasil é a que se chama Hibiscus rosa-sinensis. Popularmente, a planta pode ser conhecida como graxa de estudante ou graxa de soldado, já que era amplamente utilizada para dar brilhos aos sapatos.

A origem do hibisco é chinesa e você pode encontrar ele em diversas cores como: vermelho, rosa, amarelo e laranja. Também são conhecidas por serem flores frágeis e que não duram muito tempo. Entretanto, as florações do hibisco podem aparecer durante todo o ano. Preferem os climas tropicais, onde há predominância de calor e umidade.

Os solos arenosos são os mais indicados para o hibisco e eles podem se desenvolver muito bem nas cidades litorâneas. A planta possui um crescimento muito rápido e pode ser utilizada como cerca viva.

Por Que Meu Hibisco Cai Antes de Abrir?

É possível encontrar hibiscos florescendo até mesmo no mês de outubro. Mas por que muitas vezes os botões de hibisco caem antes mesmo de abrir? Isso pode acontecer devido a diversas causas. Vamos explicar algumas delas!

As mais comuns são: falta de nutrientes necessários para se desenvolver, iluminação inadequada, algum galho seco que esteja atrapalhando o desenvolvimento da flor ou até mesmo a realização da rega de forma errada.

Em algumas situações os hibiscos são cultivados em vasos e ao serem mudados de local, os botões da flor podem sofrer as consequências da mudança e acabar caindo antes de florescer completamente.

Lembre de regar o hibisco intensamente e regularmente. Não esqueça também de caprichar em um solo rico em matéria orgânica, pois a adubação pode ser essencial para o desenvolvimento das flores.

As flores do hibisco, mesmo quando cuidadas e saudáveis, não costumam sobreviver por mais de quarenta e oito horas.

Como Cultivar Hibisco

Cultivar Hibisco
Cultivar Hibisco

Logo após comprar ou conseguir seus hibiscos é importante plantá-los imediatamente. O cultivo pode ser feito em sacos plásticos ou em vasos que devem permanecer em meia sobra por no mínimo vinte dias. Caso more em regiões muito quentes é necessário realizar a rega diariamente.

Após essa etapa inicial é hora de colocar o hibisco no local que eles vão ocupar definitivamente. Esse local pode receber luz solar parcial ou total. Preste bastante atenção a profundidade de plantio, caso você opte pela vasos é necessário que o buraco tenha ao menos quarenta centímetros, ok?

As podas devem ser realizadas anualmente. O mês mais indicado é maio e os cortes devem ser feitos a fim de reduzir metade do tamanho da planta.  Com relação à iluminação, o hibisco exige grande incidência de raios solares para se desenvolver, principalmente, nos primeiros dias de vida. A luz do sol é determinante para que essa planta tenha um aspecto saudável.

Outros Cuidados com o Hibisco

O hibisco também precisa de alguns cuidados com a drenagem. Uma alternativa é utilizar brita para fazer a água fluir de forma mais adequada. Essa dica é especialmente para os hibiscos plantando em jardineiras e vasos. O encharcamento das raízes pode causar problemas muito sérios para o desenvolvimento da planta.

Nos períodos mais quentes do ano é prudente regar o hibisco duas vezes ao dia, sendo uma delas pela manhã e outro no fim do dia. Já no inverno apenas uma rega é suficiente. Além disso, o adubo deve ser resposto a cada mês para evitar que pragas invadam a sua planta.

Os principais tipos de hibisco são: semidobrada, dobrada, singela e miniatura.

O hibisco é uma planta muito versátil e pode ser usada como cerca em canteiros e até mesmo em vasos. Quando submetidos a climas muito frios podem não resistir, assim, se você mora em cidades que costumam apresentar geadas é necessário proteger a planta durante esse período mais gelado.

Tomando todos os cuidados necessários, o hibisco pode florescer muito rapidamente depois do plantio. Elas podem ganhar um porte mais avantajado tornando-se arvores bem exuberantes e com flores grandes.

Cuidados com o Hibisco no Vaso
Cuidados com o Hibisco no Vaso

O melhor de tudo é que o hibisco não exige tantos cuidados e pode ser plantado em quase todos os climas, adaptando-se muito bem e apresentando flores lindas e coloridas.

E aí?  Você está pensando em iniciar um jardim na sua casa? Saiba que o hibisco pode ser uma boa alternativa já que pode apresentar flores pouco tempo depois do plantio. Você sabia que algumas espécies de hibisco são comestíveis e podem ser usados na produção de doces e geleias?

A flor também possui grandes utilizações na medicina natural, já possui propriedades anti-bactericida e antifúngica. O seu chá é amplamente utilizado devido aos seus benefícios como: antioxidante, proporcionar emagrecimento e prevenir problemas cardíacos. Entretanto, não é indicado o consumo de chá de hibisco por gestantes, pois ele pode causar até mesmo abortos espontâneos.

Encerramos nosso artigo por aqui e esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a flor de hibisco. Continue acompanhando o Mundo Ecologia e fique sempre por dentro de novidades sobre plantas e animais diversos. Caso tenha ficado alguma dúvida, ou você tenha alguma sugestão a fazer, você pode deixar um comentário logo abaixo. Até a próxima!

Veja também

Faz Mal Comer Gengibre Todos os Dias?

O gengibre tem uma longa história de benefícios à saúde, incluindo alívio de náuseas, problemas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *