Home / Plantas / Pêssego Douradão: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Pêssego Douradão: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

A diversidade de plantas existente na flora do nosso país é de causar inveja a qualquer um, principalmente quando levamos em conta a gigante variedade de frutas disponíveis para nossa alimentação ao longo de todo o ano.

Por conta de toda essa variedade, muitas pessoas acabam não conhecendo muitas frutas que possuímos em nosso território, ou conhecem apenas a fruta original, mas não as suas mais diversas variedades existentes.

O pêssego é uma fruta de alto custo, mas muito consumida principalmente na época de fim de ano, no Natal e Ano Novo mais especificamente. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversas variedades de pêssego no Brasil, e muitas delas são quase desconhecidas, como é o caso do pêssego douradão.

Portanto, neste artigo falaremos mais especificamente sobre o pêssego douradão. Continue lendo para saber quais são suas características, qual o seu nome científico, quantas calorias ele tem e também quais são os benefícios do consumo de pêssego para a saúde.

Pêssego Douradão – Características

Conhecer as características do ser vivo que você está estudando é essencial para que seu estudo seja ainda mais completo, você se aprofunde no assunto e consiga reconhecer a espécie sem muita dificuldade assim em que a vir, como é o caso de uma fruta no mercado, por exemplo.

O pêssego douradão é conhecido por ser uma espécie compacta com ramos pouco desenvolvidos; apesar disso, ele pode ser considerado um fruto grande. Para quem gosta de comer pêssego essa é uma excelente opção, já que o seu gosto é doce com um toque ácido ao mesmo tempo, não deixando a fruta se tornar enjoativa.

Sua polpa, assim como a do pêssego comum, é amarelada; já a casca, possui toques estriados vermelhos enquanto seu fundo é amarelo em tons claros, daí que deria o nome “douradão”, já que o jogo de cores dá um efeito dourado à fruta.

Pêssego Douradão Características

Esse pêssego pode pesar entre 70g e 350g, sendo que isso irá depender diretamente da safra, das condições climáticas de plantação e também da época de colheita; que ocorre geralmente em outubro, principal época de maturação do pêssego douradão.

Portanto, o pêssego douradão é uma excelente fruta para ser consumida nas épocas de fim de ano; tanto por causa do seu sabor quanto por causa da sua época de maturação.

Nome científico

O nome científico de um ser vivo é extremamente importante, já que enquanto é possível ter vários nomes populares que variam de região para região, o nome científico é único e evita as mais diversas confusões na hora de estudar uma espécie.

Por isso, o nome científico de um ser vivo (tanto planta quanto animal) é formado sempre pelo seu gênero – apresentado apenas com a primeira letra maiúscula, e sua espécie – apresentada com todas as letras minúsculas; dessa forma, o nome científico corresponde ao nome da espécie.

No caso do pêssego douradão, podemos dizer que seu nome científico deriva do nome de seu pessegueiro; ou seja, Prunus persica. O pessegueiro nada mais é do que o pé de pêssego, responsável por dar vida aos frutos, folhas e flores relacionadas a essa espécie.

Portanto, estudar essa fruta por meio de seu nome científico com certeza fará com que seja impossível o aparecimento de confusões de informação e outros problemas causados pela grande diversidade de nomenclaturas populares existentes para uma única espécie.

Calorias do Pêssego Douradão

Muitas pessoas sofrem de terrorismo alimentar e ficam com medo de consumir até mesmo frutas por conta da quantidade de calorias existente. Caso você esteja passando por isso, consultar um nutricionista é essencial e até mesmo necessário para sua saúde mental.

Porém, outras pessoas apenas se interessam pelas calorias das frutas a título de curiosidade, e é por isso que fizemos esse tópico. O pêssego é uma fruta que possui um pouco a mais de caloria quando comparado com algumas outras, já que ele possui menor concentração de água e maior concentração de açúcar.

Apesar disso, a frutose existente no pêssego é completamente necessária para o fornecimento de energia ao nosso corpo, já que a nossa energia vem justamente do açúcar; e por isso não deve ser cortada de nossa alimentação em hipótese alguma.

O pêssego douradão de aproximadamente 90g possui cerca de 65 calorias, um valor que pode ser comparado com o pêssego branco e pode se considerado pouco maior do que o do pêssego amarelo. Portanto, essa variedade é uma excelente opção para quem quer provar novos tipos de pêssego mas ao mesmo tempo não quer sair da dieta.

Logo, pode consumir o pêssego douradão sem medo! Com certeza essa é uma excelente opção de fruta não apenas nas festas de fim de ano, mas ao longo de todo o ano em meio a sua alimentação saudável.

Benefícios do Pêssego

Assim como todas as outras frutas, o pêssego é uma fonte de diversos benefícios que com certeza melhoram a saúde e a qualidade de vida de qualquer pessoa que o consome.

Por esse motivo, vamos listar agora alguns benefícios de consumir pêssego no seu cotidiano; tudo isso além do sabor maravilhoso que ele tem!

  • Antioxidantes

O pêssego pode ser um excelente alimento para combater diversas doenças crônicas existentes no corpo. Isso porque ele é uma fruta com alto teor de antioxidantes, combatendo diversos radicais livres invasivos em nosso organismo.

  • Betacaroteno

É normal que com o passar do tempo a degeneração marcular, ou seja, a perda da saúde dos olhos, ocorra na maioria das pessoas. Porém, a tendência é que ela ocorra em menor proporção no corpo de indivíduos que se alimentam de alimentos ricos em betacaroteno, um composto que combate a catarata.

  • Vitamina C

Por fim, o pêssego é uma excelente fonte de vitamina C para o organismo. Ela, em conjunto com outros nutrientes, melhora a saúde do sistema cardiovascular e evita problemas no coração.

Você já conhecia essa variedade de pêssego? Com certeza se ainda não conhecia, após ler esse texto vai procurar um pouco para comprar, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o assunto “frutas”? Leia também em nosso site: Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

 

 

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *