Home / Plantas / Como Se Planta um Pé de Goiaba?

Como Se Planta um Pé de Goiaba?

Hoje vamos aprender as melhores dicas de como plantar uma goiabeira no seu quintal. Você vai ver que é um processo muito simples e que com certeza vai valer a pena. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante sobre esse assunto.

É bem comum hoje em dia as pessoas terem árvores frutíferas no quintal, por isso o interesse vem crescendo cada vez mais até mesmo em áreas urbanas. Não tem segredo nenhum, você vai ficar muito feliz quando ver sua goiabeira frutificando e ter goiabas frescas na mesa com frequência vindo direto da sua produção. Vamos tentar ensinar a maneira mais fácil e também mais rápida.

Como Se Planta um Pé de Goiaba?

Para sua sorte, mesmo que seja iniciante não sofrerá muito já que é uma planta muito resistente, além disso não é muito exigente quando o assunto é clima, tornando possível fazer isso em qualquer lugar do país. Claro que é necessário alguns cuidados e ter atenção em algumas coisas.

A primeira decisão que você precisa tomar quando decidir ter uma goiabeira no quintal é de como serão produzidas as duas mudas. Em resumo você precisa escolher entre criar uma muda a partir de sementes ou adquirir uma muda já pronta em lojas especializadas.

Por isso vamos te dar algumas dicas sobre como fazer a sua própria muda:

Fazendo Mudas de Goiabeira

Utilizando Mudas Prontas

A maneira mais simples e ótima escolha para os preguiçosos de plantão é comprar uma muda já pronto, metade do processo já foi.

Escolhendo Mudas

Goiabeira
Goiabeira

Escolher a muda ideal é uma decisão muito importante e vai fazer toda a diferença. Procure uma loja de confiança, assim você vai ter certeza que está fazendo uma boa compra. Pergunte, pesquise, olhe com cuidado muda por muda. Você pode visitar floriculturas, produtores independentes e até mesmo lojas de produtos de agropecuária. Saiba que cada detalhe é importante, pois o resultado final vai ter muito a ver com a muda que você escolheu.

Dependendo do local em que você mora, pode encontrar algum tipo de dificuldade de encontrar vendedores de mudas de goiabeira.  Nesses casos você pode pesquisar com calma e sempre atento às avaliações de bons vendedores na internet, não é muito comum, mas pode funcionar muito bem. É realidade que grandes produtores de plantas já estão utilizando essa plataforma para enviar os seus produtos para mais lugares. Esteja sempre muito atento para não cair em furada ok? Recomendamos que faça parte de grupos no facebook com pessoas que têm o mesmo interesse que o seu que podem lhe dar excelentes recomendações.

Plantando Goiabas em Casa

Saiba que você também vai precisar escolher a espécie de goiabeira que deseja ter no seu quintal, pois só assim vai conseguir escolher a muda correta e vai seguir recomendações específicas sem surpresas.

Saiba que são conhecidas diversas espécies de goiaba, cada uma delas tem uma singularidade. Seja na cor , no sabor, no tamanho e até mesmo específicas para cada fim, como para comer fresca ou para fazer doces, por exemplo.

Para você entender melhor, saiba que existem goiabas rosadas, goiaba branca e até mesmo goiabas cor de vinho. Por esse motivo pesquise muito bem antes de qualquer coisa, conheça sobre cada uma delas e tome a sua decisão final com segurança.

Depois, na hora de adquirir a sua muda com o produtor, basta explicar exatamente o que você está procurando, dessa forma ele vai poder te orientar com segurança o que pode te oferecer.

Escolhendo a Muda Ideal

Você precisa se preocupar com a saúde da muda antes de comprar, pois isso vai fazer muita diferença no sucesso do plantio. Se for um produtor com boas indicações, ou até mesmo da sua confiança, dificilmente ele irá lhe oferecer um produto ruim. Bons produtores tomam todos os cuidados necessários.

Não custa se atentar a alguns detalhes, perceba se ela está bem formada, verifique se não possui ramos secos ou até mesmo quebrados. Olhe bem para as folhas, percebe se estão lisas e brilhantes, ou se estão enrugadas, secas, manchadas ou queimadas. Isso tudo vai indicar se a muda está saudável ou com algumas doenças.

Procure saber também se ela está bem enraizada, pois isso é muito importante, quanto mais enraizada a muda estiver, mais chances de ter um bom desenvolvimento.

Elas devem ser um protótipo de árvore já adulta, verifique se já tem botões ou flores, se ela estiver bem desenvolvida é um bom sinal. Aliás, isso indica também que aquela é uma muda fértil, o que faz muita diferença.

Muda Comprada

Agora você chega em casa com a sua muda de goiaba e deve saber com o próximo passo. É importante seguir todas as dicas de plantio da sua muda de goiabeira. Então agora você precisa decidir se quer plantar a sua muda diretamente no solo, ou se preferir mantê-la em um vaso.

Planeje com muito cuidado o plantio da sua muda, pois dessa forma você garante uma planta saudável e que frutifique muito bem, para isso é necessário se atentar aos cuidados necessários.

Escolha a dedo um local ensolarado, a goiabeira precisa receber bastante luz, e essa luz deve vir diretamente ao sol, ela precisa receber por muitas horas por dia. Selecione o local com muito cuidado e estrategicamente como por exemplo longe de outras árvores que possam fazer sombra sobre ela.

O solo também precisa estar bem preparado para receber a sua muda, da mesma forma que a luz é importante para o seu desenvolvimento, o solo também é. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, deve ser rico em nutrientes e vitaminas necessárias. Quando for realizar o plantio do seu pé de goiaba, lembre-se de adubar com cuidado.

Veja também

Cravos Coloridos

Como Cultivar a Planta Cravo?

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Cravo, então se você é fã de plantas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.