Home / Plantas / Como Plantar e Cultivar Gabiroba Em Vaso

Como Plantar e Cultivar Gabiroba Em Vaso

A gabiroba é uma árvore que pode atingir entre 10 a 20 metros. Seu nome científico é campomanesia xanthocarpa e requer solos úmidos. Na natureza, a fruta é vermelha e muito doce, semelhante a nêspera.

Como Plantar E Cultivar Gabiroba Em Vaso

Até mesmo que mora em apartamento, tem todas as chances de cultivar plantas arbóreas e frutíferas como gabiroba  em vasos. Naturalmente cada caso é um caso, e é preciso selecionar o recipiente mais adequado dependendo de qual árvore frutífera deseja cultivar. Leve em consideração modelo, profundidade, dimensão de borda e outros detalhes que influenciarão no crescimento, resistência e produtividade do arbusto como gabiroba.

Para árvores frutíferas como gabiroba em vasos, também é importante observar outros detalhes significativos como a qualidade do substrato, a drenagem dos vasos e a metodologia de irrigação. Esse tipo de plantio em quintais em geral não precisam da mesma quantidade de cuidados que exigirão quando plantados em vasos. Nesse caso, o sucesso de envasamento é de sua inteira responsabilidade.

O posicionamento também merece atenção. Plantas frutíferas em vasos como gabiroba dependem de muita luz solar para boa sobrevivência e produtividade. Certifique-se de ter luz direta suficiente em sua varanda, corredor ou seja lá qual cômodo escolher próximo a uma janela. A planta só frutificará se houver Sol iluminando por pelo menos seis horas todos os dias.

Recipiente e Substrato

Quanto ao tamanho do vaso, o ideal recomendado é um contêiner que contenha pelo menos 20 litros de solo, e é importante que haja espaço para as raízes se expandirem (vasos que se expandem são muito adequados).

O solo adequado nesses vasos deve ser com  50% de mistura orgânica, preta e bem decomposta e mais 50% de solo arenoso apropriado. é importante manter o fundo do recipiente com pelo menos 15 cm de solos rochosos tipo pedras, telhas ou tijolos quebrados que servirão como um leito de drenagem (lembre-se de furar todo o fundo do vaso para a água sair caso já não venha com furos).

Fertilização e Irrigação

Pé de Gabiroba
Pé de Gabiroba

Nitrogênio, fósforo e potássio são os principais nutrientes dos quais precisa pra preparar o solo de envasamento antes de colocar as mudas, de preferência duas semanas antes. Para a gabiroba em especial uma medida 20 g NPK 10-10-10 é o suficiente.

Repita este processo de fertilização no momento que antecede a frutificação, ou seja, na floração, e use mistura orgânica bem decomposta, ou então fertilização líquida com os nutrientes já diluídos em água. Recomendamos a irrigação da gabiroba em vasos por cerca de três vezes na semana, dependendo da região onde mora. Escolha dias e horários fixos pra fazer isso, intensificando nas estações mais secas e diminuindo a quantidade e estações frias e/ou úmidas.

Manutenção Da Gabiroba No Vaso

Gabiroba No Vaso
Gabiroba No Vaso

Existem diferentes etapas para manter corretamente suas árvores frutíferas como a gabiroba:

Rega: irrigue bem em clima quente, seco e com vento. O vento tende a secar o solo rapidamente. Evite as poças que ficam sob a panela por vários motivos: asfixia da planta por causa de muita água, atraindo insetos como mosquitos.

Exposição: na maioria das vezes ensolarada para permitir que os frutos amadureçam mais facilmente. Alguns preferem meia sombra mas a gabiroba fica melhor em luz direta.

Fertilizantes: especialmente na primavera para permitir que os rebentos jovens cresçam bem. Você pode colocar alguns no outono, mas enriquecido em fósforo (desenvolvimento das raízes e resistência das plantas).

Remoção de ervas daninhas: regular. Não espere ser invadido para removê-los.

Replante: recomendamos envasar a cada 2 ou 3 anos em uma panela maior. O tamanho do pote escolhido dará uma boa indicação do desenvolvimento final da árvore. Quanto mais você escolher uma panela grande, mais espaço a árvore terá para crescer e, portanto, produzir mais frutas.

Tamanho: depende das variedades, mas o tamanho mais comum é aparar ou cortar ramos que vão longe demais. O critério é seu e depende do espaço disponível para a planta.

Mudas: para proteger as árvores frutíferas durante todo o ano, especialmente no inverno e no verão, coberturas fáceis, como o cânhamo, palha ou folhas mortas são usadas. Isso é renovado a cada ano para mantê-lo efetivo.

Proteção do vento frio: além da cobertura morta introduzida, se você estiver em uma área cujo vento gelado é frequente, pegue uma cobertura de inverno. Caso contrário, você pode armazenar seu vaso de fruta em um galpão, uma garagem, uma estufa fria ou uma varanda.

Dicas De Cultivo Geral

Os cuidados para a gabiroba em vaso em quase nada diferem dos cuidados para árvores frutíferas em geral. Cultivar uma árvore de fruta em vaso no seu terraço ou varanda oferece-lhe o prazer de colher frutos saborosos na temporada. Siga estas dicas para realizar o cultivo de árvores de fruto em vasos:

– Quais espécies escolher: são muito numerosos entre macieiras, pereiras, pessegueiros, cerejeiras. Estas espécies devem ser enxertadas em porta-enxertos de nanismo. Existem também muitas variedades com um hábito colunar. Toda a gama de bagas pode ser cultivada em vasos. Todas as frutas cítricas também podem ser cultivadas em vasos.

– Que tipo de pote escolher: para cultivar uma árvore frutífera em vaso, escolha vasos grandes e queimados. Não use uma panela com barrigão, pois será difícil de remover durante as operações de envasamento. As caixas de madeira são as mais adequadas para este tipo de cultura. Evite panelas de terracota vidradas porque as raízes dessas panelas respiram muito pouco, assim como os potes de plástico.

– Quando plantar uma árvore frutífera em um vaso: a melhor época é no inverno, se eles são de raiz nua. Para um bom sucesso, podar as raízes antes de plantar. Se já estão em vasos ao adquirir, você pode fazê-lo durante todo o ano, exceto durante o extremo frio ou extremo calor.

Apanhando Gabiroba do Pé e Colocando no Cesto
Apanhando Gabiroba do Pé e Colocando no Cesto

– Como crescer uma árvore frutífera em um vaso: você precisa de uma mistura de terra feita de 1/3 de solo de jardim neutro bom (argila, se possível), 1/3 de solo de envasamento excelente (feito de turfa, folhas mortas, etc), 1/3 de solo rochoso, adicione na pilha antes de misturá-lo com o solo de envasamento.

Não use qualquer fertilizante no primeiro ano. A partir do segundo ano, você pode trazer um pouco de adubo orgânico para frutas que você vai enterrar com uma leve arranhar repetidamente durante a bela temporada. Todos os anos, faça um revestimento incorporando composto maduro. Rega deve ser regular mesmo em tempo chuvoso se a folha impede a entrada de água no solo da panela. Tenha cuidado, nunca deixe o solo secar completamente. Palha para a superfície da terra.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *