Home / Plantas / Cebola Crua Faz Mal Para a Saúde? E Cebola em Excesso?

Cebola Crua Faz Mal Para a Saúde? E Cebola em Excesso?

As cebolas podem ser conhecidas por fazer as pessoas chorarem, mas um corpo crescente de pesquisas sugere que o consumo regular de cebola pode ser útil no controle do diabetes, da asma e da hipertensão, bem como na prevenção do câncer.

Com a crescente popularidade dos remédios naturais, as cebolas parecem gostar de comida milagrosa. No entanto, antes de empilhar cebolas extras na sua próxima salada, você deve considerar, juntamente com os efeitos colaterais mais comuns do seu médico.

A cebola é um vegetal amplamente cultivado pertencente ao gênero Allium. Desde séculos, está sendo cultivada em muitas regiões do mundo e está disponível em muitas variedades como cebola vermelha, cebola amarela, cebola verde, etc.

Sendo uma boa fonte de muitos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes, fitonutrientes etc. Produz inúmeros benefícios para a saúde, além de benefícios para a beleza.

No entanto, deve-se notar que, além dos benefícios para a saúde, há também alguns efeitos colaterais da ingestão de cebolas em quantidade excessiva. Neste artigo, vamos saber sobre os principais efeitos colaterais de comer muitas cebolas.

Alergias

Se você tiver alergia à cebola, poderá sentir uma erupção cutânea vermelha e com coceira quando a cebola entrar em contato com a pele, além de olhos avermelhados e irritados.

Não foram comunicadas reações alérgicas graves associadas à cebola, mas se após uma refeição tiver uma repentina vermelhidão generalizada da pele, inchaço e formigueiro orais, dificuldade em respirar ou uma descida da tensão arterial, poderão ser sinais de reação anafilática, você deve procurar tratamento médico de emergência imediatamente.

Gás Intestinal

De acordo com um relatório do National Institutes of Health, o estômago é incapaz de digerir a maioria dos açúcares e deve passar para os intestinos onde as bactérias podem quebrar o açúcar em um processo que forma gás.

Como as cebolas contêm naturalmente frutose, isso pode ser uma fonte de gás para algumas pessoas. A produção de gás pode se manifestar como inchaço abdominal e desconforto, aumento da flatulência e mau hálito.

Estes sintomas podem ser piores se você tiver uma intolerância alimentar às cebolas. A intolerância alimentar é uma incapacidade do trato gastrointestinal para digerir alimentos específicos. Embora não seja fatal, a intolerância alimentar também pode levar a náuseas, vômitos e diarreia.

Azia

Azia é uma condição onde os ácidos do estômago fluem para o esôfago e criam uma dolorosa sensação de queimação no peito.

Um estudo de abril de 1990 publicado no American Journal of Gastroenterology, sugeriu que, enquanto pessoas que normalmente não experimentam azia podem consumir cebolas cruas sem nenhum problema, as  cebolas podem realmente piorar esses sintomas em pessoas que têm azia crônica ou doença de refluxo gástrico.

Aproximadamente um em cada cinco adultos norte-americanos experimenta azia pelo menos uma vez por semana, de acordo com um artigo do Dr. G. Richard Locke III. Ele observa que as mulheres grávidas são mais propensas a sentir azia, portanto o uso de cebola nesses grupos deve ser cuidadosamente examinado e talvez limitado.

Interações Medicamentosas

As cebolas como um todo são bastante benignas em termos de interação com outras drogas. No entanto, cebolinha contém uma grande quantidade de vitamina K — mais do que a ingestão diária recomendada para as mulheres e quase toda a ingestão diária recomendada para homens por porção de 1 xícara.

Se você ingere muitas cebolas verdes ou aumenta rapidamente o seu consumo, seu conteúdo de vitamina K pode interferir com certos medicamentos mais finos, como a Varfarina (remédio muito popular no tratamento de tromboses).

Se você estiver atualmente tomando anticoagulantes, consulte seu médico antes de realizar qualquer mudança na dieta.

Efeitos Colaterais de Comer Cebolas Demais

Pode ser Irritante para a Pele de Alguns Indivíduos

A cebola é benéfica não só para a nossa saúde, mas também para a nossa pele, e por esta razão, o suco de cebola está sendo usado para tratar feridas na pele, feridas, espinhas, etc. Este benefício da cebola é principalmente devido às propriedades antisséptico das cebolas.

No entanto, também deve ser notado que nem toda a pele está confortável com cebolas e algumas são alérgicas a cebolas.

Estes indivíduos devem evitar a aplicação de cebola ou suco de cebola em sua pele, pois pode causar a reação alérgica, como comichão na pele, irritação, vermelhidão da pele, etc.

Comer Cebolas Demais
Comer Cebolas Demais

Pode Reduzir o Nível de Açúcar no Sangue a um Nível Baixo

Consumo regular e moderado de cebola é muito benéfico para os indivíduos que sofrem de diabetes ou que estão em risco de desenvolver diabetes. Este benefício da cebola é principalmente devido ao baixo índice glicêmico da cebola.

Note-se que o índice glicêmico de cebola é de apenas 10, que é considerado um valor baixo e isso significa que comer cebola libera açúcar na corrente sanguínea a uma taxa lenta e, portanto, ajuda no controle do diabetes.

Além disso, o composto de cromo presente nas cebolas também desempenha um papel importante no controle do diabetes, pois retarda a absorção de açúcar na corrente sanguínea.

No entanto, deve-se notar que comer demasiadas cebolas pode reduzir o nível de açúcar no sangue a um nível perigosamente baixo, dando origem à hipoglicemia, caracterizada por sintomas como visão embaçada, taquicardia, batimentos cardíacos irregulares, dor de cabeça, tontura, dificuldade para pensar etc.

Além disso, se você já está tomando medicação para regular seu nível de açúcar no sangue, em seguida, consumir cebolas em quantidade excessiva pode piorar a situação e reduz o açúcar no sangue a um nível perigosamente baixo.

Demasiada Fibra é Ruim

As cebolas são uma excelente fonte de fibras alimentares que proporcionam vários benefícios para a saúde.

As fibras alimentares presentes nas cebolas desempenham um papel importante em manter nosso sistema digestivo saudável, pois age como um laxante natural, melhora o movimento do intestino e, assim, proporciona alívio da constipação e outros problemas digestivos como inchaço abdominal, indigestão, flatulência etc.

Além disso, as fibras alimentares também são benéficas para manter nosso sistema cardiovascular saudável, pois ajuda a eliminar o mau colesterol LDL do nosso corpo e aumenta o nível de bom colesterol HDL.

Ele também ajuda no controle de peso, pois mantém nosso estômago satisfeito por um longo período, diminui nossa vontade de comer de novo e de novo e, portanto, controla excessos e obesidade.

Embora as fibras alimentares presentes nas cebolas forneçam uma série de benefícios, ainda assim é melhor comê-las com moderação, pois o alto nível de fibras dietéticas é ruim para a saúde e causa problemas como cãibras, diarreia, má absorção, constipação, gases intestinais, inchaço, obstrução intestinal etc.

Veja também

Classificação Botânica do Arroz e Caracterização

Arroz é uma gramínea anual amplamente cultivada com foco na sua semente e utilizada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *