Home / Plantas / Jasmim-dos-Poetas é Tóxico? Ela é Perigosa?

Jasmim-dos-Poetas é Tóxico? Ela é Perigosa?

As flores são uma parte muito bonita da natureza, que encontra nas plantas e nas citadas flores uma forma de mostrar a todos como pode ser atrativa e diversa. Logo, as plantas e flores atraem os pássaros, as borboletas e mariposas, servem para a produção de chás naturais, para a produção de muitos óleos essenciais que curam inúmeras doenças, como base para a produção de remédios quimicamente tratados e muito mais.

Os benefícios das plantas podem ser imensos e incontáveis, sendo que um mundo sem flores simplesmente não seria capaz de se manter vivo. Portanto, é importante notar como as flores podem ser, também, variáveis e diferentes.

Algumas delas podem chamar a atenção pelo formato, enquanto outras já serão mais conhecidas pela cor das suas pétalas. De toda maneira, é muito importante que as pessoas realmente conheçam as flores que possuem em suas casas, já que por vezes essas podem ser problemáticas.

Flor Jasmim-dos-Poetas
Flor Jasmim-dos-Poetas

Assim, estar atento às plantas que ocupam a sua casa é um detalhe muito importante. Isso porque, ao saber quais são essas plantas, as pessoas podem tomar os devidos cuidados em relação a elas e evitar uma série de situações.

Esse é o caso da jasmim-dos-poetas, uma planta extremamente bonita, mas que possui grande toxidade para animais e pessoas. Há casos, por exemplo, de pessoas que não conheciam o poder tóxico da planta jasmim-dos-poetas e acabaram por deixá-la à altura de animais doméstico, matando esses animais.

Em geral, gatos são até mais frágeis do que cachorros em relação ao contato com a planta, além de gostarem de lamber tudo para entender aquilo como funciona. Nesse caso, talvez possa não ser interessante para quem possui um animal doméstico ter o jasmim-dos-poetas, já que esse tipo de planta pode criar uma série de problemas junto ao seu bichinho.

Como o Jasmim-dos-Poetas é Tóxico

A planta jasmim-dos-poetas é muito bela e atrativa visualmente, mas também pode ser bastante agressiva com o organismo de pessoas e animais. Portanto, não é nada interessante que a planta entre em contato com a boca. Para evitar isso, utilize luvas ao cuidar do jasmim-dos-poetas e não deixe os seus animais de estimação por perto desse tipo de planta.

Caso seja realmente necessário ter a planta em casa e o animal precise estar no mesmo ambiente dela, mantenha o jasmim-dos-poetas em uma posição alta, bem longe do seu animalzinho. Lembre-se de que todo cuidado é pouco nesses casos e, em caso de intoxicação, a melhor opção é sempre ligar para o seu veterinário ou, então, levar o animal até o profissional veterinário.

Isso porque qualquer ato incorreto do dono pode abreviar a vida do animal nos primeiros momentos de intoxicação, algo bastante importante de se ter em mente.

Portanto, nada de induzir o vômito no animal ou dar leite para esse animal, pois esse tipo de ação pode fazer com que os problemas se tornem ainda maiores. A melhor sempre é solicitar a ajuda profissional, já que apenas o veterinário poderá auxiliar da forma correta.

Características do Jasmim-dos-Poetas

O jasmim-dos-poetas é um tipo de planta bastante interessante visualmente, que, apesar de ser tóxico para animais e pessoas, encaixa muito bem em sacadas de prédios, em muros e em cercas. Isso porque a planta é uma trepadeira clássica, que consegue se adaptar a praticamente qualquer ambiente natural. Resistente, a planta pode chegar a medir cerca de 6 metros de altura quando madura, embora o mais comum seja que ela se mantenha por volta dos 4 metros.

A planta jasmim-dos-poetas costuma ser, também, muito ramificada e formar uma base bastante densa. Na China, o país de origem dessa planta, o seu uso se dá apenas para fins de estética, já que as flores brancas dão um visual muito belo e tornam qualquer ambiente mais destacável.

Além disso, o uso do jasmim-dos-poetas como cerca viva é muito interessante e positivo, servindo muito bem para fazer com que a divisória deixe de ser um local sem vida e passe a ganhar cores. Suas flores costumam ser semelhantes a estrelas brancas, com 5 ou 7 folíolos.

Embora possa ser um pouco mais complicado e complexo ter a planta em um apartamento, ainda assim é possível ver a jasmim-dos-poetas esbanjar beleza, mesmo em um apartamento, desde que o planejamento do espaço seja correto.

Cultivo do Jasmim-dos-Poetas

O jasmim-dos-poetas não exige grandes feitos ou complexidades para se manter belo e forte, sendo mais comum que a planta se desenvolva de forma mais clara e mostre as suas flores no momento de transição final do inverno para a primavera.

Logo, o jasmim-dos-poetas é uma planta que utiliza bem a estação das flores para ganhar destaque, um detalhe que faz toda a diferença quando se trata da parte estética das flores e plantas. Na verdade, indo além o jasmim-dos-poetas pode até se manter bonito e florido por mais tempo quando em países e regiões em que o inverno não seja muito rigoroso.

Nesse caso, a planta pode mostrar todo o seu potencial não apenas na primavera, mas também mantendo a beleza para o verão e até mesmo em parte do outono. De qualquer maneira, o certo mesmo é que o melhor momento para ver o jasmim-dos-poetas florido e forte é na primavera.

Porém, para quem deseja fazer uso da planta como cerca viva, não há razões para se preocupar. Isso porque, apesar de não dar flores sempre, o jasmim-dos-poetas se mantém estável ao longo de todo o ano.

Surto de Jasmim-dos-Poetas na Nova Zelândia

O jasmim-dos-poetas é uma planta que, a depender do clima, pode se multiplicar de forma rápida. Logo, na região da Nova Zelândia e Austrália, essa planta encontrou um local perfeito para mostrar todo o seu potencial de crescimento e, assim, se desenvolver de maneira exponencial.

Porém, o crescimento é tanto que muitas pessoas já matam exemplares de jasmim-dos-poetas, pois a planta está simplesmente impedindo o crescimento de outras culturas em algumas regiões de ambos os países. Isso acontece pelo fato de a trepadeira roubar os nutrientes de outras plantas, já que projeta o seu crescimento sobre as outras culturas.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *