Home / Plantas / Cebola Branca, Para Que Serve? Mini, Para Remédio e Para Tosse

Cebola Branca, Para Que Serve? Mini, Para Remédio e Para Tosse

A cebola é um alimento que vem sido utilizado há pelo menos 5 mil anos. Existe evidências de sua existência no Antigo Egito, na Bíblia e em diversas outras provas arqueológicas encontradas.

Sua importância foi descoberta há muito tempo, e por isso continuamos utilizando esse alimento tão rico. Existem diversos tipos de cebola, variando sua coloração, formato e sabor. Em cada região, uma delas é mais comum e mais utilizada na culinária. Alguns exemplos de cebola são: Cipollini, cebola Roxa e Branca.

Uma das cebolas mais consumidas e populares, principalmente no Brasil é a cebola roxa. Mas mais do que dar sabor, ela também tem outras funções ótimas para nosso organismo. E é sobre isso que iremos falar no post de hoje. Contaremos um pouco mais sobre a cebola branca e para que serve.

A Cebola Branca

As cebolas chegaram aqui junto com os colonizadores portugueses e para saber mais sobre toda a sua origem você pode ler aqui: Origem da cebola, suas partes e morfologia. Ela é um alimento classificada como “bulbo comestível”, e é pertencente à família do alho também. A diferença entre os bulbos deles é que na cebola o bulbo é simples (somente um), enquanto que o alho tem bulbo composto (vários).

Nós a utilizamos principalmente para dar aquele sabor especial nas comidas, como no arroz, em cima de carnes e em diversos outros lugares. Porém, mais do que dar sabor, a cebola é um alimento riquíssimo e que pode ajudar a melhorar diversas situações ruins no nosso corpo.

Principalmente pelo fato que são ricas em fibras, com poucas calorias e não tem nem gordura nem colesterol. Também é um alimento que ajuda a prolongar a saciedade e fornece a quantidade necessária diária de vitamina A, vitamina C, vitamina B6, vitamina E. Além de alguns sais minerais como potássio, sódio, ferro, manganês e outros.

Um alimento tão rico como a cebola vai te ajudar em várias questões de seu corpo. Mas, para que ela serve?

Para Que Serve a Cebola?

Como falamos, por ser cheio de coisas boas para nosso corpo, ela ajuda nosso organismo de formas que nem conseguimos imaginar. Com o ferro que ela possui, pode te ajudar a combater sua anemia.

A quercetina é um elemento que ajuda o fluxo sanguíneo, e a cebola é cheia dela. Logo, melhora e muito a circulação, diminuindo a chance de você ter varizes ou trombose. O potássio que está presente ajuda a controlar a pressão arterial, evitando a hipertensão. Se você a comer crua, pode ajudar quem já sofre desse male.

É cheia de antioxidantes, que regulam seu intestino. Fazendo com que você absorva os nutrientes melhor, e evitar problemas como gastrite e outras inflamações. A vitamina C ajuda na imunidade do corpo, combatendo as diversas infecções.

Esses mesmos antioxidantes são perfeitos para prevenir o envelhecimento precoce, principalmente aliado com a quercetina. A magnésia, vitamina B e o potássio estimulam e melhoram o sistema nervoso, especialmente os impulsos nervosos.

Para vermos a importância da quercetina, ela ainda age como se fosse um analgésico e alivia problemas com dor de cabeça e outros relacionados à tensão. Com um bom teor de glocoquinina, é possível controlar o nível de açúcar no sangue, estimulando a produção de suco pancreático também.

Deu para perceber como a cebola branca de fato é cheia de benefícios para nossa saúde. Mas existe um outro, que é muito conhecido especialmente entre as pessoas mais velhas.

Remédio de Cebola Branca Para Tosse

Sua avó provavelmente já te disse ou fez um remédio caseiro para curar sua tosse ou algum resfriado. Ela normalmente utiliza alimentos frescos e sem conservantes para esse método.

A quercetina como mostrado anteriormente, ajuda em diversas partes do nosso corpo. Além disso, ela também trabalha no combate de gripes, tosse, resfriados e até asmas e algumas alergias.

Cebola Branca Picada
Cebola Branca Picada

Por isso que é comum pessoas que preferem tomar remédios caseiros e naturais, utilizarem a cebola como base de vários. Vamos ensinar como fazer um remédio muito simples e barato de cebola para tosse:

Você vai precisar de:

  • Cebola;
  • Açúcar;
  • Uma vasilha com tampa.

De preferência na parte da noite, corte a cebola na metade. Pegue essa metade e coloque dentro da vasilha. Logo depois, jogue açúcar em cima dela. Pode caprichar na quantidade! Feche a vasilha e espere até o próximo dia, ou algumas horas depois.

Você vai perceber que um caldo vai começar a se formar ali. É ele que você vai beber. Quanto mais tempo ficar fechado, mais caldo se forma. Só não deixe passar 3 dias, que aí aquela cebola já não está mais boa.

Se você quer algo que você possa misturar com outros ingredientes, pode fazer um molho de cebola para colocar em saladas, peixes ou qualquer outra coisa. Para fazer você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 Caixinha de creme de leite
  • 1/2 Cebola pequena
  • 4 colheres (sopa) de creme de cebola
  • Suco de 1/2 limão
  • 3 colheres (sopa) de maionese

Depois você pega uma frigideira, coloca um fio de azeite e deixa doura. Vai adicionando os ingredientes um de cada vez e mexa-os até o molho engrossar. Assim que engrossar desligue-o.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender melhor para que a cebola branca serve e como fazer remédio com ela para tosse. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre outros tipos de cebolas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *