Home / Plantas / Pera Portuguesa Ou Pera-Rocha: Nome Científico, Benefícios e Fotos

Pera Portuguesa Ou Pera-Rocha: Nome Científico, Benefícios e Fotos

A Pera portuguesa ou Pera-rocha, ou mesmo a Pyrus communis (seu nome científico), além da exuberância das suas formas (como vemos nessas fotos), ainda apresenta como principal benefício o seu potencial digestivo.

O curioso é que essa fruta (uma variedade da pera que todos nós conhecemos) é propriedade de um particular, que segundo consta germinou por acaso, diferentemente de todas as variedades conhecidas, e que por isso mesmo tornou-se propriedade do produtor Pedro Antonio Rocha, da região da Ribeira de Sintra, em Lisboa, Portugal.

A Pera portuguesa na verdade é a Pera-rocha, agora uma “denominação de origem protegida”(DOP) por uma lei que “certifica que apenas os produtos genuinamente originados em determinada região podem ser por elas comercializados”. Nesse caso, a região de Sintra, distrito da cidade de Lisboa, agora também uma referência na produção da fruta.

A Pera-rocha, obviamente, não demoraria para aterrizar no Brasil, e a partir de então também tornou-se alvo da criatividade brasileira, que a transformou em ingrediente de receitas doces e salgadas, para ser comida crua, cozida ou assada, na forma de sucos, sorvetes, geleias e compotas, entre outras inúmeras formas (criativas) de aproveitar-se desse membro ilustre da família Rosaceae.

Apesar de ser hoje considerada uma variedade com denominação protegida, investigações científicas mais recentes apontam que ela talvez já tenha sido cultivada no norte da África, Leste Europeu e na Ásia, como uma espécie híbrida da P. Navalis e da P.caucasica, e agora exportada de Portugal para cerca de 10 países.

Nome Científico, Benefícios, Fotos, Imagens E Características Da Pera Portuguesa

A Pera portuguesa ou Pera-rocha é, como dissemos, apenas uma variedade da pera que conhecemos. A fruta pende, vigorosamente, da árvore conhecida pelo nome de pereira; uma exuberância capaz de atingir entre 10 e 12m; e de onde também pende uma folhagem caducifólia (que cai durante o outono) sustentada por um tronco da mesma forma imponente.

As folhas da pereira também são outras das suas preciosidades! Um conjunto reluzente, com até 9 cm de largura, disputa em beleza e vivacidade com as suas flores, belas e encantadoras, com uma coloração esbranquiçada e detalhes rosáceos. Estas geralmente medem entre 1 e 2 cm e ajudam a compor um quadro dos mais singulares nessa família Rosaceae.

Mas, como dissemos, um dos principais benefícios da Pyrus communis (o nome científico da Pera portuguesa ou Pera-rocha, como vemos nessas fotos) é o seu porte, bastante volumoso (em comparação com as variedades que conhecemos aqui no Brasil), e ainda com um sabor bem mais encorpado, textura firme, além de uma suculência que é um caso à parte dentro dessa família.

Completam as suas principais características, fartas doses de potássio, magnésio, cálcio, cobre, fósforo, além de betacaroteno, aminoácidos, entre outras substâncias que ajudam a caracterizar essa fruta como um digestivo dos mais eficazes na natureza; sem contar o seu alto teor de fibras que, para o funcionamento do intestino, agem de uma forma que nenhuma outra substância consegue igualar.

Além Dos Benefícios, Nome Científico, Fotos E Imagens, Outras Características Da Pera Portuguesa Ou Pera-Rocha

A Pera portuguesa é repleta de benefícios. Devido às suas excelentes propriedades digestivas, ela costuma ser a fruta mais indicada para a alimentação de bebês e de crianças abaixo de 5 anos de idade. Estas beneficiam-se das suas altas quantidades de fibras, que apresentam um potencial incomparável para regularizar o trânsito intestinal.

Entre os principais benefícios da Pera portuguesa ou Pera-rocha, à parte as características do seu nome científico e aspectos físicos (como essas fotos nos mostram), estão:

1.É Uma Aliada Dos Hipertensos

Ilustração de um Hipertenso

As propriedades nutritivas, farmacológicas e medicinais da Pera portuguesa contribuem para tornar menos difícil a vida dos hipertensos, na medida em que facilitam a circulação do sangue nas paredes das veias e artérias, tornam estas mais relaxadas e possuem uma capacidade formidável de quebrar moléculas de gorduras.

Isso sem contar o seu reconhecido potencial de diminuir os níveis do colesterol ruim (o LDL) e de aumentar o bom (HDL), além de outras substâncias capazes de eliminar resíduos e toxinas, que da mesma forma comprometem o adequado fluxo sanguíneo.

2.Contribui Para a Perda De Peso

Perda De Peso
Perda De Peso

Assim como as uvas, morangos, maçãs, as peras possuem altas taxas de fibras, baixo índice glicêmico, e por isso, de acordo com o mais recente estudo acerca da obesidade do norte-americano, levada a termo pela Universidade de Harvard e publicada na revista PLoS Medicine, o seu consumo pode contribuir imensamente para a redução do peso de um indivíduo – desde que consumida diariamente.

E quando tratamos do potencial da suas propriedades de quebrar moléculas de gordura, eliminar toxinas, evitar a retenção de líquidos, criar uma oportuna sensação de saciedade, entre outros inúmeros benefícios, aí é que podemos considerar uma dieta que contemple pelo menos três porções desse tipo de fruta quase imbatível quando o assunto é a manutenção do peso em níveis aceitáveis.

3.É Um Coadjuvante Para O Tratamento Da Gota

Ilustração de Gota

A gota, em um resumo bastante simplório das suas características, pode ser definida como a elevação patológica do ácido úrico no sangue, com consequente acúmulo de cristais de monourato de sódio nas juntas (ou articulações).

Pois bem. Aqui, nesse caso, mais uma vez, entram as excelentes propriedades da Pera portuguesa ou Pera-rocha, ou mesmo a Pyrus communis (seu nome científico, como vemos nessas fotos), de eliminar esse excesso.

Dessa forma, a ingestão diária da fruta acaba funcionando (e não curando) como um excelente coadjuvante para o tratamento desse mal, que afeta cerca de 2,8% dos homens nos EUA, e quase 9% com o avançar da idade.

Isso tudo são benefícios que podem ser obtidos por meio do consumo regular de frutas como a Pera portuguesa. Mas eles, nem de longe, são os únicos.

Ossos, Sistema Nervoso Central (SNC), regularização da frequência cardíaca, recuperação de tecidos e músculos lesionados, distúrbios digestivos e intestinais, além de várias outras funções do corpo humano, podem beneficiar-se das suas propriedades, que apenas confirmam o quão rica, generosa e abundante é a biodiversidade do nosso planeta.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continuem compartilhando, questionando, discutindo, refletindo e aproveitando-se das nossas publicações.

Veja também

Árvore de Syringa Lilas

Syringa Lilas: Reino, Classe, Ordem, Família e Gênero

As flores ocorrem na primavera, cada uma com cerca de 1 cm de diâmetro, branco, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *