Home / Plantas / Tudo Sobre a Sálvia Ananás: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Sálvia Ananás: Características e Nome Científico

A salvia ananás, de nome científico Salvia elegans, é um tipo de arbusto perene nativo do México, bem como da Guatemala. Habita florestas com pinheiros de 1.800 e 2.700 m.

O gênero Salvia é um membro da tribo Mentheae  e contém muitas variedades de espécies. Assim como Salvia elegans e divinorum, outras espécies comuns são:

  • Salvia officinalis, ou salvia comum;
  • Salvia hispanica, que produz sementes comestíveis de chia.

Muitas das espécies de salvia são usadas para fins ornamentais ou fitoterápicos. Existem cerca de 1000 tipos em todo o mundo, mas atualmente, apenas Salvia divinorum possui propriedades psicoativas.

Caso você esteja mesmo interessado em descobrir tudo sobre a planta, neste artigo, você encontrará informações incríveis. Confira!

Sálvia Ananás
Sálvia Ananás

Características da Salvia Ananás

A Salvia elegans tem flores tubulares vermelhas e um atraente aroma em suas folhas, semelhante ao abacaxi, daí o seu nome. Produz numerosas hastes e flores de folhas eretas no final do mês de outono.

A flor vermelha é atraente para o beija-flor e a borboleta. Em uma floresta temperada das montanhas do centro do México, a salvia ananás foi considerada uma das três espécies mais visitadas pelos beija-flores.

É uma planta para dias curtos. As estações de floração tem seu início em agosto, mas depende de onde está plantada. Mais ao norte, pode não florescer até o final de outono, não se dando bem com climas extremamente frios.

Descrições Dignas de Nota

Como citado, a salvia ananás tem origem na Guatemala e no México, onde é tipicamente encontrada em grandes aglomerados naturalizados nas periferias da floresta na Serra Madre, de 1.800 a 2.700 metros de altitude. Como o nome comum sugere, esse tipo de planta é conhecido pelo aroma e sabor marcantes de sua folhagem quando esmagada.

Trata-se de uma planta perene arbustiva e tenra (tendências de subarbustos em seu habitat nativo) que apresenta folhas opostas, ovadas, macias e peludas, verde-claras (com 7 cm de comprimento) em hastes quadradas. As flores escarlate vermelhas são brilhantes com dois lábios (até 2 cm de comprimento), em espirais soltas.

Sálvia Ananás Características
Sálvia Ananás Características

Florescem em espigas terminais a 20 cm de comprimento, do final do mês de agosto até o outono. Quando plantado no solo favorável, a salvia normalmente cresce para 1,80 m de altura e 8,5 cm de largura em uma estação de crescimento.

O nome de gênero salvia vem da palavra latina salveo que significa “salvar ou curar”. Isso se refere às propriedades medicinais curativas atribuídas a algumas plantas da espécie.

Esse nome elegans tem a sua origem com o termo latino significando “esbelta”, “elegante”. Catalogadas, encontram-se ao menos 700 distintas espécies que compõem o gênero salvia. No país mexicano tal espécie é comumente conhecida como o “Mirto”. Na língua espanhola usa-se a nomeclatura “Hierba del Burro”. Já no inglês é “Pineapple Sage”.

Cultivo da Espécie

No cultivo, a salvia ananás cresce de 1,2 a 1,5 m de altura, com as raízes estendendo-se no subsolo para formar um grande grupo. As folhas amarelo-esverdeadas pálidas são cobertas com veios finos.

Seis a doze flores vermelhas crescem em espirais, com uma longa inflorescência que floresce gradualmente e por um período prolongado de tempo. Com um inverno forte, a planta morre no chão e volta a crescer na estação seguinte. Esse tipo de salvia foi introduzida na horticultura por volta de 1870.

Algumas variedades possuem uma fragrância ainda maior, extremamente parecida com o abacaxi nas folhas. Esse tipo de arbusto é bem resistente ao inverno, o que não quer dizer que seja a melhor condição para seu crescimento, muito pelo contrário.

A salvia ananás, para ser melhor cultivada, requer solos úmidos e bem drenados em pleno sol. Tolera sombra leve, solos pobres e alguma seca. Pode apreciar alguma sombra da tarde leve em climas quentes de verão.

Sálvia Ananás Cultivo
Sálvia Ananás Cultivo

Evite solos extremamente úmidos. As plantas se espalharão por corredores subterrâneos para formar colônias na natureza. Em determinados locais, essa espécie de salvia não sobreviverá ao inverno forte. Seu cultivo deve ser anual. O melhor deve ser em ambientes fechados durante o inverno.

Novas plantas ou sementes podem ser adquiridas em qualquer época. Assim sendo, seu estabelecimento é recomendado após o inverno. Se você deseja que a florescência seja maior, corte e encha vários vasos para estabelecer depois. Leve as plantas ou estacas enraizadas para dentro de casa antes do inverno. Coloque-as em uma janela ensolarada, porém fresca, sempre que possível.

As plantas também podem ser cultivadas em recipientes que, como já citado, passarão o inverno dentro de casa. A salvia ananás geralmente não é cultivada a partir de sementes, mas há a possibilidade.

Usos da Planta

As folhas e flores da Salvia elegans são totalmente comestíveis. A planta é amplamente utilizada na medicina tradicional mexicana, especialmente no tratamento da ansiedade e também na redução da pressão arterial.

Embora as informações científicas sobre essas propriedades medicinais sejam escassas, estudos preliminares em camundongos encontraram grandes suportes. Foi constatada que a planta possui propriedades potencialmente antidepressivas e anti-ansiedade.

A salvia ananás também demonstrou ter um efeito anti-hipertensivo dependente da dose. Assim, a sua ação é atribuída como antagonista do receptor da angiotensina II e inibidor da enzima de conversão da angiotensina.

Onde o inverno é mais ameno, cresce em camas, bordas, jardins de casas ou jardins de inverno. As flores podem ser usadas como enfeite ou podem ser adicionadas a coquetéis ou saladas de frutas. As folhas são comumente usadas em saladas ou em chás quentes/gelados. Folhas secas podem ser adicionadas em um pot-pourris de ervas.

Efeitos Quando Usada Para Fins Medicinais

O uso da salvia para fins medicinais está associado a vários efeitos colaterais indesejáveis, que podem incluir:

  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Fala arrastada;
  • Falta de coordenação;
  • Amnésia;
  • Diminuição da frequência cardíaca;
  • Arrepios.
Sálvia Ananás Uso Medicinal da Planta
Sálvia Ananás Uso Medicinal da Planta

Ainda não está claro se o uso crônico ou repetido desse tipo de planta resultará em efeitos físicos ou mentais duradouros. Embora muitos desses sintomas possam ser desconfortáveis, eles não são totalmente perigosos ou significa que acontecerá com todo mundo que consumir.

Se esses ou outros sintomas durarem mais de várias horas, eles podem não ser normais. Você deve entrar em contato com os serviços de emergência. Antes de tomar um chá da salvia ananás, ou de qualquer erva, consulte seu médico.

Problemas Encontrados

Não existem ocorrências de problemas graves de insetos ou doenças na salvia ananás. Só tome os cuidados básicos como com todas as plantas.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *