Home / Plantas / Pera Argentina: Características, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Pera Argentina: Características, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Uma das principais características (ou benefícios) da Pera-argentina – belíssima variedade da nossa conhecida Pyrus communis (nome científico), como podemos observar nessas fotos – é o seu aspecto vigoroso, robusto e exuberante.

Essa variedade é uma fonte abundante de fibras – a sua especialidade – , o que a faz ser considerada uma das principais parceiras dos praticantes de dietas rígidas, tal a capacidade que essas fibras possuem de oferecer uma muito bem vinda sensação de saciedade, além de estimular o trânsito intestinal e facilitar a evacuação.

Mas como se tudo isso não fosse o suficiente, a Pera-argentina ainda possui uma maciez destacada, textura mais encorpada, um dulçor característico, entre outras qualidades que a tornam quase como uma verdadeira refeição saborosíssima; fonte vigorosa de carboidratos e proteínas vegetais, além de outros nutrientes que ela também apresenta em sua composição.

Para os diabéticos, a Pera-argentina é uma grande aliada, graças ao seu baixíssimo índice de glicemia, que não altera em nada a taxa de glicose no sangue.

Para quem sofre com constipação, não há nada melhor, pois, como dissemos, uma Pera-argentina saboreada com a casca é capaz de fornecer entre 3 e 4 g de fibras!

Isso sem esquecer o fato de que a variedade é um excelente digestivo, bastante indicada para quem sofre com náuseas e crises de vômitos – inclusive para a alimentação dos bebês –, pois se mostra imbatível e considerada a melhor fruta para ser oferecida durante os primeiros anos de vida de uma criança.

Completam algumas das mais formidáveis características (ou benefícios) da Pera-argentina, ou Pyrus communis (nome científico), uma abundância de vitamina C (3mg por 100 g), vitamina B, E, cálcio, potássio, magnésio, ferro, selênio, fósforo, entre diversas outras substâncias fundamentais para a manutenção de um organismo forte e saudável.

Características, Benefícios, Nome Científico, Fotos E Outras Singularidades Da Pera-Argentina

Dentre os principais benefícios da Pera-argentina, podemos citar:

1.Auxilia Aos Que Querem Perder Peso

Como dissemos, a Pera-argentina é uma das variedades da Pyrus communis mais ricas em fibras. E o efeito dessa verdadeira faxina que ela faz no organismo pode ser sentido em uma sensível perda de peso, muito em função da facilidade com que elas regulam o trânsito intestinal, mantêm uma quantidade ideal de água no intestino, além de, como dissemos, causar uma grata sensação de saciedade.

Pera Argentina Ajuda a Perder Peso
Pera Argentina Ajuda a Perder Peso

Mas tudo isso ainda é incrementado pelas suas altas doses de vitamina B, que atuam na destruição da gordura, facilitando a eliminação de toxinas, além de evitar a retenção de líquidos, entre outros benefícios que as células do organismo agradecem.

2.É Uma Parceira Dos Diabéticos

Diabéticos
Diabéticos

Que bom seria se os benefícios e as características de espécies como a Pera-argentina (afora o seu nome científico, tipos físicos, entre outras singularidades que podemos admirar nessas fotos) fossem tão populares quanto algumas iguarias que são uma verdadeira festa de toxinas, gorduras, corantes e demais produtos químicos!

Saberiam, por exemplo, da capacidade que tem uma espécie como esta de regularizar a taxa de açúcar no sangue, devido ao seu reduzido índice de glicemia, e a capacidade de evitar que moléculas de carboidratos se transformem em açúcar.

Saberiam, também, como ela pode substituir a contento aquele famigerado lanche da tarde, repleto de calorias e que em nada contribui para a saúde do organismo, como só mesmo as frutas, verduras e legumes são capazes!

3.Bom Para Quem Sofre Com Hipertensão

Hipertensão
Hipertensão

O consumo de vegetais como a Pera-argentina, diariamente e de desde a infância, é capaz de prevenir transtornos ligados à circulação sanguínea, como pressão alta, AVC, distúrbios cardíacos, trombose, derrame facial, entre outras afecções semelhantes.

Isso porque as suas quantidades exuberantes de vitamina B promovem um oportuno relaxamento das paredes dos vasos, veias e artérias, contribuindo assim para um adequado fluxo sanguíneo, sem obstruções ou riscos de rompimentos, que é o que caracterizam as principais doenças da circulação.

4.Preserva as Defesas Do Organismo

Benefício da Pera
Benefícios da Pera

Se não bastasse ser saborosíssima, a Pera-argentina ainda é uma preciosidade nutritiva! E aqui estamos tratando dos seus antioxidantes – que são inúmeros! –, em especial a vitamina C, os flavonoides, o betacaroteno, zeaxantina, antocianinas, luteínas, além de outros nutrientes que auxiliam na preservação da estrutura celular.

E elas fazem isso ao criarem as condições para que todas as nossas células executem corretamente os seus processos metabólicos, como a respiração celular, produção de energia, reações de síntese e anabólicas, produção de matéria orgânica, eliminação de toxinas, destruição de radicais livres (prevenindo a oxidação das células), entre outras várias ações.

5.Fortalece a Estrutura Óssea

Comendo Pera Argentina
Comendo Pera Argentina

Isso quem faz são os seus altos níveis de magnésio, potássio, cálcio, fósforo, cobre, entre outros diversos nutrientes que, ingeridos desde a infância, são capazes de contribuir para a manutenção dos minerais envolvidos na construção da estrutura óssea; e ainda por tabela preservá-la do desgaste natural com o decorrer da idade.

Por meio dessa ação protetora e restauradora, as substâncias citadas ajudam a preservar as mulheres dos riscos de osteoporose, uma doença responsável por quase 9 milhões de fraturas por ano em todo o mundo, cerca de 1 fratura osteoporótica a cada 3 segundos, num total de quase 200 milhões de mulheres afetadas, segundo dados da Federação Internacional da Osteoporose (IOF).

6.Um Alívio Durante a Ressaca

Ilustração de um Homem Com Ressaca
Ilustração de um Homem Com Ressaca

Mas porque não chamar a atenção também para esse benefício da Pera-argentina que, para os que sofrem com o transtorno, é, sim, um benefício e tanto!

E tirando as características do seu nome científico, caracteres físicos e biológicos, entre outras singularidades que não poderemos capturar nessas fotos, a fruta também pode ser considerada um excelente revigorante natural.

E quem traz essa novidade são os pesquisadores da Commonwealth Scientific and Industrial Organization (órgão australiano para a pesquisa científica), que descobriram que uma única pera (ou 200ml de suco) saboreada antes da bebedeira consegue reduzir sensivelmente os sintomas da ressaca.

As suspeitas são as de que uma determinada enzima, só encontrada em algumas frutas, como as peras, conseguiria metabolizar melhor o álcool ingerido, talvez dificultando a sua absorção. E com isso elas evitam a diminuição da taxa de glicose provocada pelo excesso do consumo de álcool.

Porém esses estudos não são conclusivos. Mas isso não é nada para os que costumam abusar vez ou outra do consumo de álcool nas festas. Muitos garantem que, sim, uma pera antes da farra produz efeitos milagrosos!

Mas não custa lembrar que uma ressaca não é, nem de longe, o principal transtorno resultante do excesso do consumo de bebidas alcoólicas. Os transtornos são inúmeros, e alguns com consequências dramáticas para o resto da vida.

Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar? Faça isso na forma de um comentário, logo abaixo. E nos ajude a aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Veja também

Foto da Flor Dália Peony-Florescido Vermelha

Tudo Sobre a Flor Dália: Características, Nome Científico E Fotos

Pra quem é fã de flores, certamente já deve ter ouvido falar de uma muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *