Home / Plantas / Cacto Samambaia: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto Samambaia: Características, Como Cultivar e Fotos

Selenicereus é um gênero de plantas com flores da família dos cactos (Cactaceae). Seu nome botânico é derivado de Selene, a deusa da lua na mitologia grega, e refere-se às flores abertas à noite. Várias espécies do gênero são chamadas de “Rainha da Noite” por causa de suas grandes flores abertas à noite.

Descrição

Os selenicereus são arbustos delgados e suculentos. Eles crescem terrestre e escalam a vegetação que acompanha e / ou crescem agarrados ou pendurados parcial ou completamente epifiticamente. Os brotos geralmente com 1 a 2,5 cm de espessura e vários metros de comprimento têm até dez costelas geralmente levemente levantadas. Às vezes, porém, os rebentos são de arestas baixas, fortemente alados e achatados em forma de folha. Estes são então pressionados para subir perto das plantas hospedeiras (Selenicereus testudo) ou são profundamente cortados em uma estrutura semelhante a uma folhagem (Selenicereus chrysocardium).

Muitas vezes, os brotos formam raízes aéreas que se transformam em raízes reais quando entram em contato com o solo e aumentam vegetativamente as plantas. As aréolas nas costelas têm apenas alguns espinhos curtos e semelhantes a agulhas e, às vezes, cabelos de vida curta.

As flores, que aparecem isoladamente das aréolas, são especializadas em polinização por morcegos. Eles abrem à noite, geralmente apenas por algumas horas por noite (“Rainha da Noite”), às vezes até algumas noites seguidas. Com até 30 cm de comprimento e diâmetro, são muito grandes e geralmente cheiram agradavelmente, raramente inodoro. Ovários e tubos de flores são de cauda curta por fora e às vezes peludos. As brácteas externas são avermelhadas a acastanhadas, as internas são brancas a amarelo pálido. Os numerosos estames são em dois grupos, o estilete é de comprimento, espessura e frequentemente oco. Os frutos grandes resultantes da fertilização são geralmente vermelhos, raramente amarelos e contêm muitas sementes em uma polpa suculenta.

Sistemática e Distribuição

A área de distribuição do gênero Selenicereus se estende do sudeste dos Estados Unidos ao Caribe e América Central e à Argentina na América do Sul.

Selenicereus Validus

A Selenicereus validus, é uma planta que pertence à família dos cactos, epífita. Este cacto pode crescer para cima seguindo uma árvore por exemplo, ou para baixo, com efeito de suspensão, atingindo estacas com mais de 1 metro.

Outras Espécies

Natural de Chiapas, México, Selenicereus anthonyanus é um de um grupo relativamente pequeno de cactos epifíticos. O estranho hábito de S. anthonyanus sugere que, durante muitos milhares de anos, o clima da área em que residia mudou de um ambiente árido para um ambiente mais tropical, e S. anthonyanus teve que se adaptar para sobreviver. Para cultivar, muito sol e pouca água. Como a precipitação e a umidade nesse novo clima não eram mais o recurso mais difícil de adquirir, e a luz do sol se tornara mais escassa devido ao novo clima que permitia que plantas mais altas e mais rápidas ofuscassem as plantas de baixo crescimento, S. anthonyanusdesenvolveu um caule largo e fino que não armazenava água também, mas era muito melhor na coleta de luz solar.

De fato, muitos cientistas acreditam que esse afinamento e particionamento de seções do caule é uma tentativa desses membros da família dos cactos (Cactaceae) de reconstruir as folhas que perderam há muito tempo. Além de uma aparência mais fina de folha, o caule produz pequenas raízes adventícias ao longo de sua superfície que permitem agarrar-se às árvores e subir o mais alto possível para obter a máxima luz.

Embora a maioria das pessoas nunca tenha visto uma em pessoa, a flor de S. anthonyanus é uma de suas maiores características. É muito difícil florescer, mas se alguém tiver sorte, os resultados são espetaculares. A flor pode ter até 30 cm de largura e cheia de estames dourados. Selenicereus anthonyanus floresce apenas uma vez por ano, e apenas por uma noite. A polinização nesta espécie ainda não está totalmente esclarecida, mas acredita-se que os morcegos sejam responsáveis ​​pela polinização, que é sustentada pelo hábito noturno de florescimento de S. anthonyanus.

é uma bela suculenta com lóbulos alternados, criando um padrão interessante para a folha. Esta planta fácil de cultivar floresce grandes flores rosa e brancas. Esta planta é ótima para iniciantes. Plante na semana a mistura drenada e deixe secar levemente entre as regas. Faz uma planta grande de 2 a 4 pés de diâmetro. Fácil de cultivar. Dê luz brilhante. Geralmente é deslocado para fora no verão e dentro para o inverno, para protegê-lo do congelamento.

Cacto Samambaia no Vaso Preto
Cacto Samambaia no Vaso Preto

Sombra ao sol parcial, temperatura. 40 a 95 graus, 2 a 4 pés, transversalmente, permitem que fique bastante seco entre a rega. Selenicereus anthonyanus (anteriormente Cryptocereus anthonyanus) é uma suculenta perene escalada, formando galhos em grupos. As hastes são planas, como um Epiphyllum, mas com projeções alternativas de cada lado. As hastes podem crescer até 50 cm ou mais e frequentemente curvadas para baixo. É muito difícil florescer, mas se alguém tiver sorte, os resultados são espetaculares, as flores noturnas têm pétalas brancas, rosa e vermelhas e são muito bonitas. Os botões são grandes com 10 cm de comprimento e as flores são enormes com 15 ou mais cm de largura e com um aroma adocicado. S. anthonyanus é uma espécie isolada, sem aliados próximos, Selenicereus chrysocardiumparece ser o parente mais próximo. Dois outros cactos epifíticos de outros gêneros mostram hastes planas fortemente entalhadas semelhantes e que, quando não estão em flor, não são facilmente distinguíveis desta espécie: são Epiphyllum anguliger e Weberocereus imitans, mas S. anthonyanus tem flores com um stouter, tubo muito mais curto e bruscamente.

  • Hastes; Escandaloso ou escalado, verde brilhante, verde amarelado, liso de 1 m ou mais de comprimento, 7-15 cm de largura, um pouco cônico e arredondado apicalmente, achatado com poucas raízes aéreas e lobado profundamente, os lóbulos de 2,5 a 4,5 cm de comprimento, 1- 1,6 cm de largura, arredondada no ápice. Ramos em aglomerados em intervalos ao longo da haste.
  • Aréolas: pequenas, recuadas no seio próximo ao nervo central.
  • Espinhos: 3 e curtos.
  • Flores: Perfumado noturno, de cor creme, 10-12 cm de comprimento, 10-20 cm de diâmetro. De 15 a 20 mm de comprimento, com muitos pequenos tubérculos com bracteoles verde-oliva de 1 a 2 mm de comprimento, suas axilas com lã cinza, cerdas marrom-acinzentadas e robustos, espinhos marrons pálidos com 1 a 3 mm de comprimento. Receptáculo de 3 a 4 cm, De 1 a 5 cm de diâmetro, cilíndricos, bracteoles de 3 a 6 mm de comprimento, ovate-lanceolados, o mais baixo com lã e cerdas, o superior nu, o mais alto de 8 a 10 mm de comprimento e mais roxo. Tepas externas externas de 1 a 2 cm de comprimento, semelhantes aos bracteoles, internas de 6 cm de comprimento, recurvadas, lanceoladas, roxas e intermediários 5, lanceolados, agudos; tépalas internas ca 10, 6 cm, creme lanceolado agudo, de espalhamento ereto, creme, mais externo com margens roxas. Estames curtos, 15 mm de comprimento, amarelados.
  • Estilo 6,5–7 cm de comprimento, 6 mm de espessura acima da garganta, na garganta contraída abruptamente até 4 mm de espessura,
  • Época de floração: S. anthonyanus floresce apenas uma vez por ano, e apenas por uma noite no final da primavera ou início do verão. É comum que espécimes raros ou nunca floresçam, mas quando o fazem, geralmente ficam enraizados em solo pobre e podem produzir muitas flores, que começam a abrir logo ao entardecer, liberando uma fragrância agradável destinada a atrair polinizadores noturnos. A polinização nesta espécie não é completamente compreendida, mas acredita-se que os morcegos sejam responsáveis ​​pela polinização.

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *