Home / Plantas / Tomar Chá de Hibisco em Jejum Faz Mal?

Tomar Chá de Hibisco em Jejum Faz Mal?

O chá feito de hibisco, com as partes mais secas da planta, é um líquido vermelho escuro. Seu sabor é doce e ao mesmo tempo azedo, podendo ser consumido gelado ou quente. Mas será que tomar chá de hibisco em jejum faz mal?

Muitos estão familiarizados com as lindas flores do hibisco, mas não com seu chá. Essa planta, originada da África e da Ásia, agora cresce nos diversos climas subtropicais e tropicais. Assim, indivíduos do mundo todo usam diversas partes do hibisco como remédio e alimento.

Caso você queira descobrir mais sobre a bebida, quando e como ela pode ser tomada, leia o artigo até o fim.

O Que É Chá De Hibisco?

O chá do hibisco, também conhecido como a Água da Jamaica, é preparado com a fervura das partes da planta.  A bebida tem cor avermelhada e sabor doce e ao mesmo tempo amarga.

Em alguns locais do mundo é algo bem popular de se tomar, frequentemente usado como método medicinal. A flor do hibisco possui diversos nomes e pode ser amplamente encontrada no mercado, em especial, na internet.

Uma notícia boa para quem faz dieta ou tem restrições alimentares é que esse chá é pobre em calorias e não contém cafeína.

Chá De Hibisco
Chá De Hibisco

Nutrição Com Chá De Hibisco

Antes de sabermos se tomar chá de hibisco em jejum faz mal ou não, deve-se conhecer seu valor nutritivo. Como dito acima, ele é possui poucas calorias e nenhuma cafeína.

Além disso, é rico em minerais, tais como:

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Fósforo;
  • Zinco;
  • Sódio.

Ele também contém ácido fólico e niacina. O chá pode ser uma ótima fonte de antocianinas. Isso o faz eficaz;

  • No gerenciamento dos níveis alterados da pressão arterial;
  • No tratamento de resfriados comuns;
  • No tratamento de infecções do trato urinário.

Benefícios Para a Saúde Do Chá De Hibisco

Se tomar chá de hibisco em jejum faz mal ou não é um caso à parte, pois é sabido que possui diversos benefícios. Entre os mais comuns estão:

  • Controle dos níveis de colesterol;
  • Regulagem da pressão sanguínea;
  • Facilitação da digestão;
  • Não absorção de parte da gordura e do carboidrato presente nos alimentos;
  • Entre outros.

Ajuda No Emagrecimento

A flor do hibisco atua como acelerador metabólico. É por isso que seu chá é amplamente usado quando a intensão é a perda de peso. Com uma enorme quantidade de ácidos orgânicos e flavonoides – substância antioxidante e anti-inflamatória – a bebida estimula as queimas da gordura corporal.

Assim, evita-se que os líquidos sejam retidos, a digestão facilitada e a regularização do intestino. Tudo isso contribui para que alguns quilinhos sejam perdidos.

Redução Do Colesterol

Virando o Chá De Hibisco na Xícara
Virando o Chá De Hibisco na Xícara

Por conter grandes quantidades de antioxidantes, o chá do hibisco é ótimo para a redução do colesterol. O antioxidante ajuda na redução dos níveis ruins, protegendo o organismo contra doenças nos vasos sanguíneos e doenças cardíacas.

Auxílio contra as doenças que atacam o fígado

A intenção aqui é saber se o chá de hibisco em jejum faz mal ou não, mas é certo que ele garante proteção para o fígado.

Essa afirmação vem do fato dos antioxidantes auxiliarem na neutralização dos radicais livres que estão presentes nos tecidos e células do corpo. Assim, além da proteção do órgão, o chá é um bom aliado para tratar doenças relacionadas.

Ação Antibacteriana E Anti-Inflamatória

O ácido ascórbico, mais comumente conhecido como vitamina C, estimula o sistema imunológico. O chá de hibisco possui uma porção significativa, fortalecendo o organismo como um todo. Quer uma prevenção ativa de gripes e resfriados? Aqui está o meio mais eficiente.

Equilíbrio Dos Sintomas Menstruais E Disfunção Hormonal

O consumo ativo da bebida a cólica menstrual e demais sintomas do período. Ao auxiliar no reparo do equilíbrio dos hormônios, o chá traz vários benefícios para esses fins.

Benefícios do Chá De Hibisco
Benefícios do Chá De Hibisco

Atuação Como Antidepressivo

As vitaminas e flavonoides – entre outros minerais – fazem do chá um antidepressivo natural. Seu consumo regular ajuda efetivamente na redução dos sintomas da depressão e ansiedade. Isso relaxa o corpo e a mente.

Auxílio Na Digestão

Ao melhorar as funções do intestino, ele também melhora a digestão e a eliminação mais rápida de determinados alimentos. Não importa se tomar chá de hibisco em jejum faz mal ou não nesse momento. Para esse benefício, ele deve ser consumido após as refeições.

Satisfação Da Sede

Você sabia que essa bebida é usada como bebida esportiva para que a sede seja saciada? Para tal fim, o chá é comumente consumido gelado e incluído nas dietas, uma vez que possui a capacidade de resfriamento rápido do corpo.

Afinal, Tomar Chá De Hibisco Em Jejum Faz Mal?

Depois de comentarmos acerca dos diversos benefícios da bebida, podemos responder à pergunta: tomar chá de hibisco em jejum faz mal ou não? Não! Não faz mal algum.

Inclusive, a recomendação é que se tome uma xícara e faça o desjejum aproximadamente 30 minutos depois.

Chá De Hibisco Industrializado
Chá De Hibisco Industrializado

Precauções No Uso Do Hibisco

  • Não consuma a infusão exageradamente, uma vez que se corre o risco de envenenamento;
  • Consulte um nutricionista ou médico antes do consumo frequente;
  • Devido ao efeito diurético, a ingestão excessiva do chá pode levar a uma eliminação prejudicial dos eletrólitos importantes, como potássio e sódio;
  • A bebida não é indicada para grávidas ou mulheres que querem engravidar. Isso porque afeta os hormônios e a fertilidade, em especial, o estrogênio;
  • O chá auxilia no emagrecimento. Entretanto, é preciso ter uma dieta bem equilibrada. Além disso, deve-se praticar atividades físicas se a intenção é perder peso de forma saudável e eficaz.

Como Preparar a Bebida Corretamente

A forma correta de preparo da infusão para que não se perca os nutrientes e as propriedades, é por meio de infusão dos botões secos da flor. Essa parte da planta deve estar seca e não esmagada, como nos chás industriais.

Além dos diversos benefícios apresentados para a saúde, a bebida é deliciosa e bem fácil de fazer. Basta acrescentar flores secas em um bule, despejando água fervendo sobre elas. Abafe por aproximadamente 5 minutos, coe, adoce e deguste.

Como possui certo teor de acidez, recomenda-se adoçar com mel ou aromatizar com suco de limão e temperar com adoçante natural.

Tomar chá de hibisco em jejum faz mal? Não. Portanto, tome com as devidas precauções e seja beneficiado em muitos sentidos.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *