Home / Plantas / Flor Coração Sangrento Significado, Nome Científico e Imagens

Flor Coração Sangrento Significado, Nome Científico e Imagens

A flor coração sangrento é uma modificação da planta Lágrima de Cristo. Os cuidados e plantio são semelhantes, assim como sua floração.  As flores são parecidas diferenciando apenas em sua cor sua quantidade, seu caule é semi lenhoso assim como a lágrima de Cristo que também pode ser conduzido como trepadeira, imitando sua planta originária. Vamos conhecer melhor.

Característica da Planta Coração Sangrento

A planta coração sangrento é originário da Ásia. Seu nome se dá por causa de sua cor e o seu aspecto pontiagudo. Suas flores têm formato de coração e se arranjam delicadamente em hastes.

Suas cores são limitadas a rosa, vermelho e branco. Pode ser confundida com sua planta de origem a Lágrima de Cristo. A característica principal que vai diferenciá-las é sua coloração.

A formação dessa planta permitir que ela seja plantada em jardins ou seja arranjada em vasos emitindo também que sejam conduzidas para trepadeiras. Dessa forma torna muito versátil podendo compor arranjos em arcos, estruturas, argolas e belos enfeites. É muito utilizada por floristas e paisagens das entradas coberturas etc.

É muito comum que no inverno essa planta se mostre seca, sem folhas e pode até parecer sem vida e sem saúde, porém ela retorna em seu período de floração com os cuidados correto. De qualquer forma, o frio, temperaturas muito baixas ou situações de geada podem ser muito prejudiciais para saúde desenvolvimento dessa planta.

Como já foi citado anteriormente essa planta tem caule semi lenhoso, ou seja, eles são amadeirados e resistentes diferente das plantas herbáceas. Seus ramos são longos e suas flores tem uma beleza exuberante.

Dicentra Spectabilis
Dicentra Spectabilis

Seu nome científico é Dicentra spectabilis. Essa planta exige alguns cuidados específicos e especiais. Por isso seu cultivo não é dos mais fáceis. Por ser uma planta tropical, o clima e ambiente brasileiro foram muito receptivos e agradáveis para que ela se estabelecesse em jardins e perto de cultivadores especializados.

Significado da Planta Coração-Sangrento

Muitas flores recebem significados importantes. Alguns significados são generalizados com a espécie e outros são definidos de acordo com cores ou tamanhos das flores. Receber um significado pode aumentar e agregar o valor de uma flor. A partir do momento em que uma flor significa algo, recebe-la ou entrega-la de presente pode ter novos sentidos além de sua beleza. Plantar e cultivar em seu jardim pode também atrair ou repelir conceitos, pessoas ou coisas.

Cores Diferentes da Flor Coração-Sangrento
Cores Diferentes da Flor Coração-Sangrento

A flor Coração-Sangrento possui significados diferentes para cada cor, portanto, um arco de trepadeira de coração sangrento em entradas, seu plantio em vasos ou o ato de presentear com uma dessas pode ser algo muito mais profundo. Veja os significados:

  • Coração-Sangrento Rosa: Significa amor verdadeiro conjugal ou fraterno; relacionamento intenso e forte; amizade ou amor verdadeiro.
  • Coração-Sangrento Vermelho: Sentimento de amor ou paixão verdadeiros; Devoção; Paixão ardente.
  • Coração-Sangrento Branco: Pureza de alma; boas intenções; Inocência.

Plantio e Cultivo da Planta Coração-Sangrento

– Solo: O solo precisa ser arenoso, bem drenado e rico em matéria orgânica. Para isso misture terra, areia para drenar e o adubo. Essa adubação pode ser comprada em casas de ração ou lojas de paisagismo. Ou pode ser elaborada em casa com alguns ingredientes que contenha as mesmas propriedades do composto vendido. Basicamente, se trata do NPK, um substrato que contém nitrogênio, potássio e fósforo. A adubação deve ser administrada com cautela. Isso porque a planta é sensível às propriedades, e o exagero pode machucar a planta.

Ele deve ser misturado ao solo para que a planta retire o que precisa do solo nutrido, e não aplicado diretamente em seu caule.

Cultivo da Coração-Sangrento com Sucesso
Cultivo da Coração-Sangrento com Sucesso

– Iluminação: A planta coração sangrento gosta basicamente de meia sombra. Isso não significa que a sombra completa vai ajuda-la. Ela precisa de muita luz, porem os raios solares diretos podem queimar suas flores e mata-la. O sol quente durante o dia inteiro pode ser prejudicial. A atenção ao crescimento e desenvolvimento é essencial para entender o que a planta precisa e como ajuda-la.

– Rega: A rega dessa planta deve ser moderada, isso é, mantenha sempre o solo úmido. Para isso, em tempos de clima seco, a rega deve ser mais constante. E em tempos de clima úmido, as regas podem ser mais periódicas. O segredo para saber se deve regar ou não é analisando semanalmente o solo.

Como ter Mudas de Coração-Sangrento

A propagação da planta Coração-Sangrento pode ser feita através de mudas. Para consegui-las é necessário aguardar o período de floração. Antes que as flores brotem e abra, retire um ramo que demonstre uma brotação. O corte deve ser feito antes dos nós dos ramos.

Mudas de Coração-Sangrento
Mudas de Coração-Sangrento

Ponha esse ramo em um recipiente com água, se preferir pode contar com propriedades raizantes para apressar o processo, mas somente com água já será possível conseguir as raízes.

Quando for possível visualizar as raízes, já terá uma muda. Transfira para um recipiente com o substrato indicado anteriormente. Lembre-se das indicações para rega, iluminação e poda. E então é só aguardar o crescimento e florescência da planta.

Coração-Sangrento Como Trepadeira

Como já citado, essa planta é uma trepadeira. Para que ela seja expandida para locais planejados, é necessária uma boa poda. É uma planta invasora e expansiva, portanto é preciso sempre estar atento.

Essa pode de condução consiste principalmente em retirar as folhas secas e murchas. Ramos que estejam enrolando em outras plantas também devem ser podadas. Após a limpeza da planta, conduza seu caminho por meio de pequenas amarras. Essas amarras não podem ser muito apertadas para que não fira a planta, prefira panos ou tiras de materiais orgânicos.

Com a condução correta e ramos posicionados, é só aguardar a floração. Deve acontecer na primavera e encher a estrutura de beleza. Sempre posicione sob luz demasiada, assim terá mais flores nos períodos de floração. O crescimento livre, efetuando somente poda de limpeza e não de condução, também é uma opção. Caso tenha espaço suficiente e não tenha arranjos planejados, a planta pode se prender em suportes naturais ou disponíveis a ela, e então se arranjar naturalmente.

Pode esperar pela visita de diversos polinizadores. Essa planta é atrativa para beija-flores, borboletas, abelhas entre outros animais.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *