Home / Plantas / É Bom Tomar Chá De Gengibre Antes De Dormir?

É Bom Tomar Chá De Gengibre Antes De Dormir?

O chá de gengibre, certamente, é uma ótima bebida para melhorar a nossa saúde, mas, muitos pensam que não se deve tomar esse chá antes de dormir, pois ele tiraria o sono. Isso procede? É o que vamos descobrir a seguir.

É Recomendável Tomar Chá De Gengibre Antes De Dormir?

Muitos especialistas são unânimes em dizer que sim. Na verdade, essa é uma bebida ideal para aqueles que desejam uma boa noite de sono. No entanto, é preciso salientar que não se pode tomar esse chá de maneira demasiada, caso contrário, ele terá o efeito oposto.

Mas, por que essa bebida pode ser consumida pouco antes de deitar, sem maiores problemas? Simples: outros chás possuem cafeína (um forte estimulante), mas o de gengibre, não. Como ele é preparado a partir da raiz da planta, não possui esse elemento em sua composição, não sendo, portanto, um estimulante que fará a pessoa perder o sono.

Só para efeito de comparação, chás feitos com a planta Camellia sinensis podem ter até 4% de cafeína em cada xícara. Além disso, é importante ressaltar que, tirando o período em que se for dormir, chás com cafeína podem ser ingeridos sem maiores problemas, contanto que não seja em excesso. Mais de 5 xícaras deles por dia podem causar efeitos como vômitos, dores de cabeça e taquicardia.

Destaque-se também que o próprio chá de gengibre, em excesso, pode fazer mal, geralmente ocasionando gases e inchaço, além de azia e perturbações estomacais. Existe outro efeito em se tomar chá de gengibre em excesso, que é a vertigem, e em caso de alergia ao gengibre, a pessoa pode ter até mesmo erupções cutâneas caso tome o chá feito a partir de sua raiz.

Mas, O Chá De Gengibre Pode Ajudar a Dormir?

Indo pelo completo lado oposto agora, alguém pode até questionar: “Mas, se o chá de gengibre não tira o sono, ele pode ajudar a dormir”? A resposta é: sim. Caso alguém tenha uma insônia cuja causa é desconhecida, um bom chá com essa raiz pode facilitar na hora de se deitar.

Um bom chá quente de gengibre ajuda o corpo a relaxar (até mesmo porque ele não tem cafeína), porém, a conceituada Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA afirma que ainda não foi comprovada a eficácia dessa bebida para essa finalidade específica. Ela pode ajudar o corpo a relaxar, e, como consequência, facilitar uma boa noite de sono. E só.

A dica mais importantes nesse caso é que se você sofre de insônia, o melhor procedimento é procurar um médico, e saber, de fato, qual a causa e a origem desse problema.

Existe Alguma Contraindicação Para O Chá De Gengibre?

Estudos têm sido feitos para constatar se o chá de gengibre pode ser prejudicial de alguma forma para certos grupos de pessoas. Recentemente, a mestra em bioquímica Naomi Parks publicou um artigo em que mencionava que essa bebida era contraindicada para pessoas com diabetes, e também para mulheres grávidas e lactantes.

Um outra publicação, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA alertou que aquelas pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar suplementos de gengibre, bem como pessoas com distúrbios hemorrágicos e problemas cardíacos mais graves.

Aqueles que possuem histórico de problemas na vesícula biliar precisam consultar um médico antes de começarem a tomar esse tipo de chá. Na verdade, é sempre bom procurar um especialista de saúde quando o assunto for chá de gengibre, pois muitos podem tomar essa bebida, porém, sem exageros.

E, O Que Não Se Deve Comer Antes De Dormir?

Caso não haja ressalvas, um bom chá quente de gengibre antes de dormir é bom, mas qual alimento deve ser evitado durante à noite para garantir uma boa noite de sono? Bem, entre os alimentos que são definitivamente proibidos para que você não perca o sono, podemos citar, primeiramente, os que possuem cafeína em sua composição, como café, chá mate e refrigerante à base  de cola.

Açúcar e doces em geral também não são recomendáveis, e nem as gorduras presentes em carnes vermelhas, pizzas ou mesmo pastéis. Frituras, como batatas fritas, também devem ser evitadas ao máximo, assim como os alimentos altamente calóricos, a exemplo de pães, massas, tortas e salgadinhos industrializados.

Por fim, podemos citar que excesso de líquidos também faz muito mal para quem deseja ter uma boa noite de sono. Isso porque você simplesmente terá que se levantar muitas vezes durante o sono para eliminar esses líquidos em demasia. Portanto, o mais recomendado é apenas um copo de água ou uma xícara de chá normais.

Outros Chás Que Podem Ser Consumidos Antes De Dormir

Além do chá de gengibre, outras bebidas do tipo também podem ser consumidas à noite, sem prejuízo para o seu sono. Isso porque são bebidas que, além de ajudarem a relaxar, auxiliam na digestão, além de controlarem o apetite. Ou seja, ótimos para aquelas pessoas que desejam perder peso.

Um desses é o chá de anis, que combate o inchaço, e ainda possui um efeito estimulante em várias enzimas digestivas. Ou seja, depois da jantar, mesmo tendo comido algo leve, você terá um processo digestivo bem mais tranquilo. Sem contar ainda que o anis é rico em fibra.

Outro chá excelente para ser consumido antes de dormir é o de camomila, que pode ser feito tanto com as suas flores secas, tanto com as saquetas de chá encontradas comumente nos supermercados. Suas propriedades são desintoxicantes, calmantes, e também anti-inflamatórias.

Chá de Camomila
Chá de Camomila

Quer outra dica? Que tal um chá de cidreira? Além de calmante, ele também é diurético, e combate um problema muito comum: a retenção de líquidos.

E, por fim, podemos citar o chá de hortelã, que pode ser tomado quente ou fresco, e que, além de auxiliar na digestão, ele também é um ótimo calmante.

Em suma, além do chá de gengibre, você pode consumir alguma outra bebida do tipo sem maiores problemas, contanto que não exagere na dose. Afinal, uma noite de sono bem dormida é importante para a saúde geral do nosso organismo, e para que estejamos, no mínimo, bem dispostos.

Veja também

Flores Que Começam Com a Letra U: Nome e Características

As plantas que começam coma letra U normalmente são encontradas nos continentes asiático e europeu. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *