Home / Plantas / Substrato Para Lágrima De Cristo: Preço E Como Fazer

Substrato Para Lágrima De Cristo: Preço E Como Fazer

Lágrima de Cristo é uma planta nativa do continente africano, e que encontrou um clima convidativo no Brasil, considerando que é uma planta de clima tropical. Pode ser muito útil para arranjos e decorações, vamos conhecer melhor

Características da Lágrima de Cristo

Como já citado, essa planta é uma trepadeira africana. É uma planta semilenhosa, ou seja, seus caules são amadeirados e firmes, diferente das herbáceas, com caules maleáveis. Tem ramos extensos e longos, suas folhas são levemente arredondadas e pontiagudas em uma de suas extremidades, e bem desenhadas e marcadas por suas leveduras.

O nome lágrima de Cristo se dá por causa de suas flores. São brancas e pontiagudas, e em sua ponta a cor é avermelhada. Faz referência as lágrimas de Cristo, pelo relato bíblico de que Cristo chorou sangue.

A organização de suas pétalas forma pequenos cálices com as pontas vermelhas. Há algumas espécies com cores mais fortes, mas que devem receber os mesmos cuidados, rega, luminosidade e podas.

Sua beleza é graciosa e delicada, e além de ser plantada em vasos serve como trepadeira que você pode conduzir, para decoração de paredes e estruturas como arcos, argolas, etc.

É uma planta perene, ou seja, ela vive por anos. É comum que no inverno ela fique muito seca e sem folhas, e pode parecer que está morrendo. Mas, com os cuidados corretos, na primavera ela retorna com suas folhas e flores. Sempre se atente pois não é uma planta amistosa com climas muito frios ou geadas. Pode ser extremamente prejudicial.

Cultivo e Cuidados

Luz: Essa planta se identifica com a meia sombra, sol pleno pode queimar suas folhas e castigar as flores na época de florescência. Portanto, sempre modere a iluminação que a planta vai receber, atento para o caso de trepadeiras, para que não fique em lugares onde receba sol durante o dia todo.

Água: A rega depende do clima de onde você vive. Caso seja muito quente e calor, e sua planta ainda estiver em vasos, recomenda-se que regue todos os dias. Sempre se atente para não encharcar, mas sim analisar o solo antes e depois da rega, certificando-se de que está úmido e não com excesso de água.

Em tempos de calor também é interessante que borrife ou pulverize água em suas flores e folhas.

Em casos de lugares úmidos ou clima mais frio, a rega pode ser feita em intervalos de 3 a 4 dias. A análise do solo vai ajudar a entender a planta e suas regas.

Podas: A planta deve ser muito bem podada, isso garantirá seu bom crescimento e desenvolvimento. Ela exige poda também por ser uma planta invasora. Retire sempre os ramos e folhas secas ou que enrolam em outras plantas. Essa poda pode ser de condução e limpeza. A importância da poda é grande, desse modo os nutrientes são direcionados para saúde e florescência da planta, ao invés do gasto de energia com folhas ou flores mortas ou secas que não darão retorno algum.

Cuidados extras: Além disso, para tê-la como trepadeira, é necessário que se tenha uma estrutura para apoiá-la, e então fazer pequenas amarras para prendê-la à estrutura. Essas amarras devem ser feitas com cuidado para não apertar demais seu caule e não estragar a planta.

A floração se dá nas épocas da primavera e verão, podendo se estender, dependendo do local, até o outono.

Para qualquer cuidado extra como localização, regas ou iluminação a observação é a chave para qualquer planta. Semanalmente, separe um tempo para verificar as condições de suas plantas, reparando no solo e saúdes de suas folhas.

Substrato e Adubação de Lágrima de Cristo

Lágrima de Cristo no Vaso
Lágrima de Cristo no Vaso

O Substrato indicado para a adubação dessa planta é o NPK.

Esse é um composto de Nitrogênio, Potássio e Fósforo.

Como fazer NPK orgânico: Ingredientes

  • 1 litro de água – para diluir;
  • 4 cascas de ovos – neutralizador;
  • 4 cascas de banana – contém potássio;
  • 3 colheres de borra de café – contém nitrogênio e fósforo;
  • 1 colher de canela em pó – germicida e neutralizador.

Como Fazer:

  • Bata tudo no liquidificador;
  • Transfira para uma garrafa de vidro, deixe um espaço sobrando para liberação de gases;
  • Reserve por quatro dias, sempre mova e chacoalhe a garrafa.

Há versões concentradas desse composto. Podem ser encontrados em floriculturas ou casas de ração. É um adubo industrial, os minerais encontrados nesse adubo são muito fortes.

Deve ser muito bem administrado, pois apesar de serem adubos, se forem mal utilizados podem matar a planta. Deve ser colocado juntamente com a terra na preparação para receber a raiz.

Portanto, o NPK industrial não vai nutrir a planta diretamente, mas sim, vai nutrir o solo, para que ele entregue os nutrientes para a planta.

A versão orgânica pode ser mais branda e pode ser utilizado com mais frequência. Ainda assim, é importante priorizar a utilização no solo ao invés de tentar atingir a planta diretamente.

Mudas de Lágrimas de Cristo

Lágrima de Cristo no Canteiro
Lágrima de Cristo no Canteiro

As mudas podem ser feitas através de seus ramos. Escolha o período da primavera para retirar ramos sem florescência, mas que indiquem uma leve brotação.

Transfira esse ramo para um recipiente com água, onde possa criar as primeiras raízes. Com as raízes formadas, tem sua muda. Então é hora de transferi-la para um solo propício, úmido e nutrido para que ela cresça e se desenvolva bem. Esse é o momento de preparar seu solo com os nutrientes que aprendeu a fazer, pode misturar e arejar seu solo, assim a planta recebe todas as propriedades com equilíbrio e saúde.

Lembre-se sempre que quanto mais luz e sol ela receber, mais flores ela produzirá.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *