Home / Plantas / Lista de Tipos, Espécies e Variedades de Arroz Existentes

Lista de Tipos, Espécies e Variedades de Arroz Existentes

Ele é praticamente indispensável no dia a dia e todo brasileiro aposta nessa iguaria na hora de pensar no seu cardápio – estamos falando do arroz!

Na verdade, o arroz pode até mesmo ser indicado como sendo  muito mais do que um simples acompanhamento, afinal, ele é um dos mais consumidos em todo o mundo, independente de qual seja o país ou até mesmo a cultura local.

Por isso, o arroz tende a ser cultivado em diferentes regiões do planeta, principalmente se tratando dos países situados no continente Asiático.

Uma Enorme Variedade e Uma Fonte Inesgotável de Sabores e Propostas!

Segundo fontes do jornal The Huffington Post, mesmo que o tipo mais consumido de arroz seja de fato o branco, há ainda uma enorme variedade de possibilidades que podem ser usadas nas mais diferentes receitas!

O arroz também pode ser encontrado em três tipos distintos, sendo: grãos longos, médios e também curtos. Há ainda o tipo de arroz marrom ou integral, que nos últimos anos se tornou bastante popular!

Conhecendo Sobre o Arroz e Seus Diferenciais!

Além de saber mais detalhes sobre os tipos de arroz existentes, é importante ter em mente que existem também maneiras bem simples de conseguir promover um excelente preparo deles.

Em muitos casos, tudo que é preciso fazer é acrescentar um pequeno punhado em uma panela e deixar ferver até que o grão fique macio e saboroso!

Em alguns casos, como se trata dos grãos integrais, é importante destacar que eles tendem a demorar um pouco mais de tempo para ficarem devidamente prontos, e por isso, é sempre interessante ter cuidado quando ao preparo, procurando seguir atentamente as instruções presentes na embalagem do produto!

Por fim, mas não menos importante, é fundamental levar em conta alguns cuidados acerca do armazenamento  do arroz!

Isso porque os grãos podem até mesmo durar por anos! No caso dos grãos integrais, pode ser que eles não fiquem bons após o prazo de 6 meses em média.

Em suma, vale a pena armazenar o arroz dentro de um  pote, considerado que ele seja mantido em um local seco – algumas pessoas ainda preferem guardar na geladeira ou até mesmo dentro do freezer!

E Quais São os Tipos de Arroz?

Agora que você já tem mais informações acerca do arroz e de seus diferenciais e até mesmo cuidados, é hora de conhecer mais de perto quais os tipos mais consumidos no mundo! Veja abaixo:

  • Arroz branco:

Esse é considerado o mais comum de todos, podendo ainda ser encontrado em diferentes tamanhos, como o curto, médio e também longo.

O parbolizado passa por uma quantidade menor de processos de refinamento, algo que acaba sendo diferente com o arroz branco.

Arroz Branco

Por esse motivo ele também é considerado bem mais saudável, sendo capaz de promover uma melhor preservação dos nutrientes.

Esse é um arroz que simplesmente combina com diferentes acompanhamentos, e por isso é sempre um protagonista na mesma de muitas pessoas!

  • Arroz Basmati

Esse é um arroz cultivado na Índia e também no Paquistão, sendo um grão alongado e conhecido por seu poder aromático – tanto que seu nome quer dizer “cheiroso” em sânscrito!

Arroz Basmati

Ele ainda pode ser encontrado de duas maneiras, ou seja, tanto em grãos brancos como também em grãos integrais.

  • Arroz Integral:

Esse é o arroz que ainda não teve sua casca devidamente retirada, o que permite deixar a sua parte interior totalmente intacta. Ele ainda é detentor de um valor nutricional bem elevado. Ele pode ser uma alternativa para um cardápio mais saudável, substituindo  o arroz branco.

Arroz Integral
  • Arroz Vermelho:

Esse é um arroz de grão integral que somente teve a sua casca devidamente removida, e por isso tem a capacidade de manter diversos nutrientes.

Ele pode ser encontrado em dois tipos diferentes, na versão de grãos longos, que é comum na Tailândia e também no grão que é cultivado no Butão, que é de tamanho médio.

Arroz Vermelho

O processo de cozimento leva em média 20 minutos aproximadamente e é necessário deixa-lo escorrendo antes de servi-lo!

  • Arroz Preto:

Chamado por muitas pessoas também de arroz proibido, pois era uma iguaria servida aos imperadores da China! A sua tonalidade é decorrente do elevado nível de antocianina.

Esse é um arroz integral que possui um elevado teor de nutrientes e ainda pode ser encontrado na versão mais curta (que é justamente a versão tipicamente chinesa) ou na versão longa, que é proveniente da Tailândia.

Arroz Preto

Essa é uma iguaria perfeita para o preparo de diversos pratos, principalmente os doces – as receitas de arroz doce com o arroz negro são realmente saborosas!

  • Arroz Árboreo

Esse é um arroz indicado para o  preparo de risotos, que é um prato bastante famoso em Veneza.

Arroz Árboreo

Seus grãos são basicamente curtos, permitindo assim que as receitas tenham um resultado ainda mais único e até mesmo uma consistência mais cremosa após o cozimento! Ele também poder muito indicado para o  preparo de arroz doce!

  • Arroz Selvagem:

Na realidade, esse tipo de grão consiste em uma semente de gramínea nativa da América do Norte.

Arroz Selvagem

Ele é também bastante rico em proteínas, bem como aminoácidos e fibras, sendo comercializado ainda com casca. Ele tende a demorar cerca de 50 minutos para cozinhar devidamente podendo também substituir o arroz branco tranquilamente em diferentes pratos!

E Quando o Arroz se Tornou tão Popular?

Segundo muitos estudos, o arroz acabou entrando na nossa dieta há pelos menos 8 mil anos, e os primeiros relatos são da Ásia.

Posteriormente, ele chegou em outros países, como a França, Portugal, Itália e também Espanha, sendo que  isso aconteceu por parte dos Mouros.

Embora tenham sido evidenciados alguns tipos no decorrer desse conteúdo, é possível afirmar que existem mais de 100 mil tipos de variedades de arroz, e aproximadamente 8 mil desses tipos são usados de forma recorrente como alimento.

E você? Qual tipo lhe desperta mais interesse? Que tal testar e comprovar os mais variados tipos de arroz e escolher o seu favorito agora mesmo? Há muitas receitas que podem ser consideradas iguarias!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *